Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
nada:(:(:(vai ser uma seca duradora e um inicio de primavera precoce apos um inverno que começou cedo e pode acabar cedo:disgust: vem ai "bom tempo" até ao infinito modelistico e a unica animaçao provavel vira de depressoes ou cut-off´s que poderao formar-se no mediterraneo ou no golfo de cadiz mas que sao pouco provaveis devido a distancia temporal e tao sempre a ser retiradas:disgust::angry::angry:
aqui o ensemble para sines:

 


cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Meus amigos, o inverno acabou por estes lados.... a partir de agora é sempre sol e calor e o mês de março vai ser já de autêntico verão!!!

Se querem frio e neve, vão para a Holanda, Alemanha ou Polónia porque aí sim o inverno só termina em abril!!!!

Isto aqui já não é o que era, agora ja se anda de tshirt em pleno mês de fevereiro!! É de loucos mas é a realidade e daqui para a frente ainda vai ser pior porque o Inverno vai ser apenas o mês de Janeiro!!!
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Meus amigos, o inverno acabou por estes lados.... a partir de agora é sempre sol e calor e o mês de março vai ser já de autêntico verão!!!

Não é preciso exagerares Cardu
O mês de Março não terá qualquer
parecença com o Verão, será uma continuação
de temperaturas amenas
a rondar os 20ºC, nada de mais. Ou estás
á espera de 35ºC em Março?
 

jpaulov

Cirrus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
92
Local
Bragança
Meus amigos, o inverno acabou por estes lados.... a partir de agora é sempre sol e calor e o mês de março vai ser já de autêntico verão!!!

Se querem frio e neve, vão para a Holanda, Alemanha ou Polónia porque aí sim o inverno só termina em abril!!!!

Isto aqui já não é o que era, agora ja se anda de tshirt em pleno mês de fevereiro!! É de loucos mas é a realidade e daqui para a frente ainda vai ser pior porque o Inverno vai ser apenas o mês de Janeiro!!!

Olha que por aqui (Nordeste) ainda ninguem substima o ditado "Nove meses de INVERNO e três de INFERNO"!!!
:D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Pequena possibilidade para amanhã no sul do território poder cair um ou outro aguaceiro

prec.png


E até talvez a possibilidade (baixa) de uma trovoada:
Rtavn3011.png


É o que se pode arranjar neste momento de secura :p
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Este mês está definitivamente perdido, será o 3º Fevereiro consecutivo sem uma única entrada fria. Estes Fevereiros já não são o que eram, em teria penso que seria este o mês mais propenso a entradas frias por ser agora que a atmosfera está mais fria, mas quando o AA se põe na sua posição de verão não há volta a dar-lhe... :angry:

O que vale é que ainda vai havendo umas geadas pela noite a fazer recordar que ainda é inverno.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Este mês está definitivamente perdido, será o 3º Fevereiro consecutivo sem uma única entrada fria. Estes Fevereiros já não são o que eram, em teria penso que seria este o mês mais propenso a entradas frias por ser agora que a atmosfera está mais fria, mas quando o AA se põe na sua posição de verão não há volta a dar-lhe... :angry:

O que vale é que ainda vai havendo umas geadas pela noite a fazer recordar que ainda é inverno.

Só para haver um tema a curto prazo, o GFS nesta run das 12h mostra uma pequena depressão a oeste da PI, que talvez se estenda até à Madeira mais tarde. Menciono este facto porque está previsto para sábado e francamente em vez de nos lamentarmos tentemos manter a chama viva.:thumbsup:

Estou convicto que Março nos irá trazer boas surpresas...;)

gfs-0-42_iew9.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
interessante que estamos no inverno e já temos alguma instabilidade vespertina com possibilidade de aguaceiros ou trovoadas fracas:lol::):confused:espero que na pascoa estejam 32Cºe instabilidade forte com cape de 1000 e LI de -7:w00t::lmao::lmao::lmao:( atencao que no sul 30Cº em março abril nao é deb todo impossivel pois até em sines no dia 30 de março de 2005 quatro semanas apos o recorde absoluto da temperatura minima ( cerca de -1) tivemos uma maxima de ,se nao me engano, 30.6Cº).
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
interessante que estamos no inverno e já temos alguma instabilidade vespertina com possibilidade de aguaceiros ou trovoadas fracas :lol: :) :confused:espero que na pascoa estejam 32Cº e instabilidade forte com cape de 1000 e LI de -7 :w00t: :lmao: :lmao: :lmao:( atencao que no sul 30Cº em março abril nao é deb todo impossivel pois até em sines no dia 30 de março de 2005 quatro semanas apos o recorde absoluto da temperatura minima ( cerca de -1) tivemos uma maxima de ,se nao me engano, 30.6Cº).

Era tão bom isso acontecer...

E espero que na páscoa não estejam 32 graus, pois lá se iam os chocolates todos... :lmao:

Mas para não desviar o assunto, fica aqui a pergunta: o IM está a prever céu pouco nublado ou limpo para sábado, será que ainda não actualizaram as previsões? :rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pensem como eu ...
É apenas mais um mês, outros meses virão ...
Eu não estou nada preocupado, este é apenas mais um mes igual aos outros todos, já estou habituado por isso já nem ligo ...

Olhem vou jogar FM !!

Porque digo isso?
R: Porque apenas temos pela frente muito provavelmente mais 15 de AA, por isso nada de especial tudo normal, isto claro segundo os modelos!!

Melhores anos virão, e brevemente teremos as trovoadas de primavera !!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
brevemente teremos as trovoadas de primavera !!

Essa parte sim, interessa-me... :D :w00t:

Este ano nem está a ser mau, já tive 3 dias de trovoadas aqui em Corroios, dois deles com trovoadas de dia, coisa que não via há já alguns anos...

Em comparação com os outros anos, este está a ser melhor, pelo menos até agora, sem dúvida. :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Trovoada ?? :lmao::lmao: A instabilidade pode aparecer nos modelos em qualquer altura do ano, agora concretizar-se já é mais complicado, equanto não formos além dos 25ºC no interior não há trovoada, e mesmo assim tenho muitas dúvidas a não ser que seja em pós-frontal.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Trovoada ?? :lmao::lmao: A instabilidade pode aparecer nos modelos em qualquer altura do ano, agora concretizar-se já é mais complicado, equanto não formos além dos 25ºC no interior não há trovoada, e mesmo assim tenho muitas dúvidas a não ser que seja em pós-frontal.

Pessimista, como sempre... :dry:

Concretizar-se já é mais complicado? Achas mesmo que são precisos 25 graus para haver trovoada no interior? Mesmo para as trovoadas "secas" no interior a temperatura pode estar até inferior a 25 graus...

Com um pós-frontal tudo bem, agora eu penso que não existem "limites" de temperatura mesmo para haverem trovoadas "secas".