ferreira5
Nimbostratus
Parece-me interessante esta Run do ECMWF (12 h), com uma depressão às 168 h de Noroeste que apesar de tocar o continente de raspão, já me dá um novo alento!
Este Carnaval seria importante que não chovesse para que as pessoas se possam divertir, as brasileiras se descascareme o dinheiro, trabalho e suor investido durante meses não seja deitado abaixo!!
Quanto ao tempo a médio prazo, o que vos digo é que apenas vejo AA, AA, AA e não acredito em mais nada a não ser AA !!
Como já disse anteriormente num outro post, acredito que aqui no Algarve ainda chova antes de eu fazer anos !!
O que não vos disse é quando é que eu fazia anos![]()
Srs. Moderadores parece-me que este tópico se está transformar em tudo menos em "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009", daqui a pouco está-se a prever qual será a escola de samba que irá ganhar numa das cidades com tradição carnavalesca...![]()
Penso que vendo as runs que tem saido hoje há possibilidades de uma pequena mudança lá para 25\26 deste mês; talvez para um tempo mais frio e com alguma possibilidade de neve para as terras altas. Sei que ainda vai uma semana até lá mas há algumas expectativas nesse sentido. Agora voltar o clima húmido do início do ano não me parece plausível.
Fiquem bem...![]()
A curto prazo, não vejo como o ar frio pode entrar, veja-se a posição do anticiclone:
Depois, a acreditar no GFS a médio prazo (o que não devemos fazer), haveria festa na PI![]()
Grande reforço da advecção de norte na última run do GFS, com uma união dos anticiclones atlântico e da Gronelândia. Começa a haver uma lufada de ar fresco nas previsões a médio prazo, pode ser que ainda melhore na próxima run. Temos muito frio humido e muito perto, qualquer desvio para o nosso lado pode dar grande festa. Ou não.
Ou não.
Mas é de facto uma boa análise.
Ou melhor, não sei se é boa ou má.
Será semelhante à minha.
Isto é:
os modelos vão apontando consistentemente,uns e outros, para que haja essa advecção de norte...e como há muito frio húmido por perto,nunca se sabe...
Mas sabemos a lenga-lenga do costume:
-Para os próximos dias já por aqui passaram depressões que morreram à nascença, precipitações de Noroeste para o Carnaval seguidas de muito Oeste precipitoso e afinal o AA até lá, não dará qualquer hipótese.
E assim sendo,nada se alterou desde o meu último post , tudo prossegue em velocidade de cruzeiro, até à eventual mudança para depois do carnaval...
Tão longe ...
Até domingo, meus amigos, não há hipóteses, o AA estacionou em cima da PI e por lá ficou.Mais tarde, o modelo europeu não vislumbra grande alteração, o GFS atira-nos com uma vaga de frio (iso -8), que neste momento só acredito vir a registá-la no meu frigorífico
![]()