Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Este Carnaval seria importante que não chovesse para que as pessoas se possam divertir, as brasileiras se descascarem :D e o dinheiro, trabalho e suor investido durante meses não seja deitado abaixo!!

Quanto ao tempo a médio prazo, o que vos digo é que apenas vejo AA, AA, AA e não acredito em mais nada a não ser AA !!

Como já disse anteriormente num outro post, acredito que aqui no Algarve ainda chova antes de eu fazer anos !!

O que não vos disse é quando é que eu fazia anos :lmao::lmao::lmao:

Este Carnaval seria importante que não chovesse para que as pessoas se possam divertir, as brasileiras se descascarem :D e o dinheiro, trabalho e suor investido durante meses não seja deitado abaixo!!

Quanto ao tempo a médio prazo, o que vos digo é que apenas vejo AA, AA, AA e não acredito em mais nada a não ser AA !!

Como já disse anteriormente num outro post, acredito que aqui no Algarve ainda chova antes de eu fazer anos !!

O que não vos disse é quando é que eu fazia anos :lmao::lmao::lmao:

[off-topic] fazes a 31 de Dezembro??:lmao:[/off-topic]

vamos ter cAAlmAA.

Srs. Moderadores parece-me que este tópico se está transformar em tudo menos em "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009", daqui a pouco está-se a prever qual será a escola de samba que irá ganhar numa das cidades com tradição carnavalesca...:rolleyes:

Não ... faço dia 6 de Abril!!

PS: Não respondam ser usar a análise dos modelos para que não nos ponhamos aqui andar todos a fugir ao tópico, por isso relacionem caso respondam com uma análise aos modelos !!

Em relação aos modelos pode-se observar que as runs das 12h são positivas a médio-longo prazo (>180h), mas contudo nós já sabemos que tem sido assim nos ultimos dias.
Contudo é preciso bastante calma e não esquecermos que estamos em Fevereiro e que certamente ainda não chegámos ao fim do frio nem da chuva.

Por isso é preciso calma ... quanto ao facto de estar a falar do tempo do Carnaval penso que já disse o que tinha a dizer: espero que esteja bom tempo !!!
Em relação aos meus anos o que disse tem muito a ver com os sinais que tem surgido dos modelos e certamente que teremos chuva em Março, mas achei engraçado dar esta piada !!
Boa noite fiquem bem ... FootballManager aí vou eu !!!!

Srs. Moderadores parece-me que este tópico se está transformar em tudo menos em "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009", daqui a pouco está-se a prever qual será a escola de samba que irá ganhar numa das cidades com tradição carnavalesca...:rolleyes:

Acho que mais do que moderação, é preciso ter-se noção do tema do tópico onde se escreve.
Nos últimos dias e uma vez que as previsões têm sido em tudo monótonas, o tema principal do tópico tem descarrilado para outros temas, que por acaso até estão presentes noutros tópicos do fórum.

Alguns dos posts que aqui estão completamente off-topic, poderiam estar:

-> Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009
-> Portugal, o melhor clima do mundo?
-> Seguimento Rios e Albufeiras - 2009
-> Chill Out Zone - Zona de relaxe
-> Os nossos Aniversários!

Com isto quero dizer que não é preciso estarmos em off-topic, quando existem tópicos para os mais diversos e determinados assuntos.

E que este seja o tópico de: "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009", como o título indica. ;)

Também espero que o desfecho deste AA não se transforme em algo parecido com 2005, com o AA a vaguear ora para Oeste, ora para Norte com umas entradas frias mas secas pelo meio. O lado positivo da posição actual do anticiclone é que pode facilmente favorecer uma boa entrada de Noroeste.

Grande reforço da advecção de norte na última run do GFS, com uma união dos anticiclones atlântico e da Gronelândia. Começa a haver uma lufada de ar fresco nas previsões a médio prazo, pode ser que ainda melhore na próxima run. Temos muito frio humido e muito perto, qualquer desvio para o nosso lado pode dar grande festa. Ou não.

Penso que vendo as runs que tem saido hoje há possibilidades de uma pequena mudança lá para 25\26 deste mês; talvez para um tempo mais frio e com alguma possibilidade de neve para as terras altas. Sei que ainda vai uma semana até lá mas há algumas expectativas nesse sentido. Agora voltar o clima húmido do início do ano não me parece plausível.
Fiquem bem...;)

Penso que vendo as runs que tem saido hoje há possibilidades de uma pequena mudança lá para 25\26 deste mês; talvez para um tempo mais frio e com alguma possibilidade de neve para as terras altas. Sei que ainda vai uma semana até lá mas há algumas expectativas nesse sentido. Agora voltar o clima húmido do início do ano não me parece plausível.
Fiquem bem...;)

A curto prazo, não vejo como o ar frio pode entrar, veja-se a posição do anticiclone::mad:

gfs-0-114_zds9.png

Depois, a acreditar no GFS a médio prazo (o que não devemos fazer), haveria festa na PI:lol:

gfs-2-228_nbj0.png

A curto prazo, não vejo como o ar frio pode entrar, veja-se a posição do anticiclone::mad:
Depois, a acreditar no GFS a médio prazo (o que não devemos fazer), haveria festa na PI:lol:

Era exactamente isso que eu queria dizer quando apontei somente alguma mudança mais sensível a partir dos dias 25\26 deste mês - é a médio prazo...
E parece haver alguma mudança no horizonte para essas datas.
O que me parece é que o anticiclone irá subir e afastar a depressão localizada na escandinávia mais para leste e posicionar-se sobre ou localizar-se no mar do norte empurrando algum ar frio de leste para a península - não como em Janeiro mas reduzindo um pouco as temperaturas actuais. repare-se que há uma potencial depressão na zona da "bota" de Itália e Grécia, o que poderia ajudar a arrastar mais o ar continental para a Europa se se conjugar o o referido AA.
Mas como tudo, são suposições minhas e nada mais. Nada que possa configurar um fim apocalíptico desta parte primaveril do inverno.:rolleyes:

Grande reforço da advecção de norte na última run do GFS, com uma união dos anticiclones atlântico e da Gronelândia. Começa a haver uma lufada de ar fresco nas previsões a médio prazo, pode ser que ainda melhore na próxima run. Temos muito frio humido e muito perto, qualquer desvio para o nosso lado pode dar grande festa. Ou não.

Ou não.
Mas é de facto uma boa análise.
Ou melhor, não sei se é boa ou má.
Será semelhante à minha.
Isto é:
os modelos vão apontando consistentemente,uns e outros, para que haja essa advecção de norte...e como há muito frio húmido por perto,nunca se sabe...
Mas sabemos a lenga-lenga do costume:
-Para os próximos dias já por aqui passaram depressões que morreram à nascença, precipitações de Noroeste para o Carnaval seguidas de muito Oeste precipitoso e afinal o AA até lá, não dará qualquer hipótese.
E assim sendo,nada se alterou desde o meu último post , tudo prossegue em velocidade de cruzeiro, até à eventual mudança para depois do carnaval...
Tão longe ...

Ou não.
Mas é de facto uma boa análise.
Ou melhor, não sei se é boa ou má.
Será semelhante à minha.
Isto é:
os modelos vão apontando consistentemente,uns e outros, para que haja essa advecção de norte...e como há muito frio húmido por perto,nunca se sabe...
Mas sabemos a lenga-lenga do costume:
-Para os próximos dias já por aqui passaram depressões que morreram à nascença, precipitações de Noroeste para o Carnaval seguidas de muito Oeste precipitoso e afinal o AA até lá, não dará qualquer hipótese.
E assim sendo,nada se alterou desde o meu último post , tudo prossegue em velocidade de cruzeiro, até à eventual mudança para depois do carnaval...
Tão longe ...

Até domingo, meus amigos, não há hipóteses, o AA estacionou em cima da PI e por lá ficou.:mad: Mais tarde, o modelo europeu não vislumbra grande alteração, o GFS atira-nos com uma vaga de frio (iso -8), que neste momento só acredito vir a registá-la no meu frigorífico:lol:

gfs-0-108_cie5.png

gfs-1-336_pvd9.png

Até domingo, meus amigos, não há hipóteses, o AA estacionou em cima da PI e por lá ficou.:mad: Mais tarde, o modelo europeu não vislumbra grande alteração, o GFS atira-nos com uma vaga de frio (iso -8), que neste momento só acredito vir a registá-la no meu frigorífico:lol:

E com isto tudo, andamos há 216 horas a ver o frio e a precipitação a serem constantemente adiados. O AA ouviu os profundos desejos da esmagadora maioria dos portugueses que nas últimas semanas tanto criticou e desejou o fim da chuva, do frio e da neve. :(
Ancorou completamente em terras lusas e sem uma partida à vista.

Melhor estão os países do leste europeu, que ficam com todo o frio e precipitação confinados aos seus territórios: