Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Para o dia 22 efectivamente essa run não mostra frio mas concerteza as próximas runs, se se mantiverem as condições apontadas para dia 25, já apresentarão alguma entrada de ar frio para a europa ocidental.

Sim, mas mesmo que se mantenham essas condições apontadas para o dia 25, o frio não será assim tanto.

Penso que ainda podemos ter uma situação pontual, com algum frio seco, mas vamos ter de esperar para que isso se realize. Devido ao facto do AA (e não só) estar a bloquear "tudo" a única coisa com que podemos contar, pelo menos agora, é com dias com amplitudes térmicas bastante razoáveis.

Pode ser que tudo se altere nas próximas RUN's. :)

Assim parece mas não me preocupo...há uns anos eramos nós com frio e eles com calor, agora cabe-nos a nós o astro-rei a brilhar nos corsos.
Uma vantagem: as "meninas" do samba não se vão queixar:lmao:
Vejo uma associação interessante a formar-se; vamos ver se se mantêm, intensifica ou parte "para outra":confused:
Estou a referir-me ao AA entre a escandinávia e as ilhas britânicas e a depressão na bota de Itália, cada uma delas a hipoteticamente fazer um corredor com algum ar frio siberiano directamente para a zona ocidental da europa. O único senão poderá ser o comportamento da depressão a sudoeste da Península que poderá condicionar a ida do ar frio para zonas mais a norte - golfo de leão ou da biscaia.
Não me parece de qualquer modo que, mesmo que o ar frio entre cá em Portugal, tenhamos uma vaga de frio mas sim um arrefecimento bastante notório relativamente à última semana.
Acompanhemos então o futuro imediato com atenção

A depressão a sudoeste até podia servir de atractor da depressão italiana. O problema está no baixo geopotencial do Mediterrâneo oriental, que certamente terá mais probabilidade de absorver a tal depressão. Seria necessário que a "nossa" depressão fosse mais cavada e estivesse um pouco mais a leste.
Já agora, vão aos arquivos do Meteociel e vejam a configuração sinoptica do famoso 2 de Fevereiro de 54. Se colocassemos um "tomate" na zona do Egipto, teríamos para daqui a uns 5 dias uma configuração muito semelhante à desse dia.

A depressão a sudoeste até podia servir de atractor da depressão italiana. O problema está no baixo geopotencial do Mediterrâneo oriental, que certamente terá mais probabilidade de absorver a tal depressão. Seria necessário que a "nossa" depressão fosse mais cavada e estivesse um pouco mais a leste.
Já agora, vão aos arquivos do Meteociel e vejam a configuração sinoptica do famoso 2 de Fevereiro de 54. Se colocassemos um "tomate" na zona do Egipto, teríamos para daqui a uns 5 dias uma configuração muito semelhante à desse dia.

Rrea00119540202.gif

Era bonito...mas para já AA em força.

Meteograma para a zona de Bragança
graphe_ens4_xva1.gif

Até ao fim do mês tudo parace defenido.
A partir daí ainda muito por defenir...
Relembro que Março é o mês que deu a Bragança o maior nevão de que há memória, nos anos cinquenta.

Rrea00119540202.gif

Onde arranjaste essa imagem?

--------------

Dependendo das RUN's que estão quase a saír, assim vamos ver alterações ou não...

O AA está tão "colado" a nós, que começo a pensar que vamos levar com ele durante mais um mês... :(

Os modelos começam mesmo a apontar para uma mudança de padrão para o início de Março;)

O GFS está a modelar entradas de Oeste...

gfsnh-0-228_lcv6.png

Será que o Antociclone da Gronelândia tão forte (1045hPa) vai facilitar uma entradas para PI?!

Já com poucas duvidas que o AA vai nos largar uns dias a partir de 25 ;) o que vem do dia 26 até aos primeiros dias de Março poderá ser aguaceiros e trovoadas em especial no Sul onde mais falta faz :)

Sem dúvida...parece que tudo irá mudar com essa "pequena" depressão a sudoeste da península! Sinceramente a estabilidade deprime-me...espero que isto mude rapidamente...os meus colegas de trabalho dizem que eu não bato bem da tola quando digo que estou farto de sol e de céu azul...se calhar têm razão!:D

MUITO boa noite!á ja alguns meses que sigo este forum e tenho que dar os meus parabens a todos os utilizadores!

desculpem este meu off-topic mas como sendo o topico que mais tem tido participações..

precisava de ajuda se possivel

existe uma pagina web que acho que esta ligada ao modis rapid response....
onde aparece a imagem de portugal (ou pi) actualizada todos os dias com tres modos de vista, aqua , terra e outro!! onde por exemplo onde tem neve esta "pintado a azul" tenho esse link gravado nso favoritos no escritorio, mas agora fds prolongado e preciso desse link com alguma urgencia!!se alguem me puder dar esse link directo agradecia