Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
MUITO boa noite!á ja alguns meses que sigo este forum e tenho que dar os meus parabens a todos os utilizadores!

desculpem este meu off-topic mas como sendo o topico que mais tem tido participações..

precisava de ajuda se possivel

existe uma pagina web que acho que esta ligada ao modis rapid response....
onde aparece a imagem de portugal (ou pi) actualizada todos os dias com tres modos de vista, aqua , terra e outro!! onde por exemplo onde tem neve esta "pintado a azul" tenho esse link gravado nso favoritos no escritorio, mas agora fds prolongado e preciso desse link com alguma urgencia!!se alguem me puder dar esse link directo agradecia


Aqui está:

http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/subsets/index.php?subset=Spain
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Já com poucas duvidas que o AA vai nos largar uns dias a partir de 25 , o que vem do dia 26 até aos primeiros dias de Março poderá ser aguaceiros e trovoadas em especial no Sul onde mais falta faz :)

Sim .O AA parece querer desamparar a loja a partir de 25/26.
Mas quão preclitante continua o que eventualmente possa vir.
Nada há ainda de substancial .Nada!
O que há certo e seguro são mais 100 horas de total estabilidade no Continente que não será extensível às ilhas.
Isso é o que há certo.
Mudança anunciada?
Ainda é tão longe que se for outra vez adiada
já pouco estranhava...
Quantas vezes assim tem ocorrido.
quantas vezes acaba como acontecido.
Mas que já está na hora, lá isso está,
e que há sinais, lá isso há...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Sim .O AA parece querer desamparar a loja a partir de 25/26.
Mas quão preclitante continua o que eventualmente possa vir.
Nada há ainda de substancial .Nada!
O que há certo e seguro são mais 100 horas de total estabilidade no Continente que não será extensível às ilhas.
Isso é o que há certo.
Mudança anunciada?
Ainda é tão longe que se for outra vez adiada
já pouco estranhava...
Quantas vezes assim tem ocorrido.
quantas vezes acaba como acontecido.
Mas que já está na hora, lá isso está,
e que há sinais, lá isso há...

gem-0-180_ine9.png


gfs-0-180_xui4.png


Os modelos GEM e GFS apontam a 180h um padrão de mudança semelhante, nada de muito intenso, mas pode ser o princípio...:)
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Os sinais de mudanças a médio/longo prazo continuam , mas existem algumas diferenças entre o ECM e o GFS.


Segungo o ECMWF o AA estará a NO dos Açores e basta uma pequena deslocação para Este para termos estabilidade novamente...
Recm2161.gif





Já o GFS coloca o AA mais a Oeste facilitando a entrada de uma depressão...
Rtavn2041.png





Para quem gosta de neve isto não está fácil mas venha daí essa chuva que também faz muita falta.
graphe_ens3_wyr5.gif
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Os sinais de mudanças a médio/longo prazo continuam , mas existem algumas diferenças entre o ECM e o GFS.
Já o GFS coloca o AA mais a Oeste facilitando a entrada de uma depressão...

A run do GFS das 6z faz uma aposta arriscada: 1ª depressão a entrar às 240h, anticiclone a desaparecer, novas entradas no horizonte, muita chuva, frio nem tanto...:thumbsup:

gfs-0-240_gqd4.png


gfs-2-240_vch7.png


Vamos aguardar pelas próximas runs dos vários modelos, ainda é cedo para certezas...;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,015
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Depois das expectativas me levarem a acreditar numa entrada fria (vá, razoavelmente fria...;)) para a próxima semana já não me parece que haja tanta sorte para isso. Mesmo que fosse trocada pela chuvinha era bom.
Mas o que deveremos ter é um misto de pouca chuva, dias mais ou menos frescos, nebulosidade em alguns dias, sol noutros e pouco mais. Só se alguma coisa se alterar mais radicalmente.
Estas previsões de linhas isobáricas para o horizonte das 384 h não apresenta muitas expectativas de "coisas interessantes" no que à meteorologia diz respeito.

pslv090227122112vz4.gif

pslv090301122112rb6.gif

pslv090303122112ji7.gif

pslv090306122112zn4.gif

pslv090309122112od6.gif

:sad:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Depois das expectativas me levarem a acreditar numa entrada fria (vá, razoavelmente fria...;)) para a próxima semana já não me parece que haja tanta sorte para isso. Mesmo que fosse trocada pela chuvinha era bom.
Mas o que deveremos ter é um misto de pouca chuva, dias mais ou menos frescos, nebulosidade em alguns dias, sol noutros e pouco mais. Só se alguma coisa se alterar mais radicalmente.
Estas previsões de linhas isobáricas para o horizonte das 384 h não apresenta muitas expectativas de "coisas interessantes" no que à meteorologia diz respeito.

Estas últimas saídas das 12h tanto do GFS como do modelo europeu foram desastrosas, em termos de alterações ao actual status quo.:(
Chuva (se aparecer) só muito para o final do mês e confinada ao centro/sul. Mesmo para um horizonte longinquo, o AA ainda se vai intensificar mais sobre a PI.:mad: Vamos mesmo é gozar o Carnaval:w00t:

gfs-0-276_pmj2.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Pessoal não chorem... Aproveitem o carnaval para se divertirem, vai ser um dia de sol e algum calor. Mas depois vêm os tempos de mudança, a partir do dia 26 (isto é, se os modelos continuarem assim...).

Se fosse um carnaval como um destes três :D :lmao: assim era pior, acreditem...

archives1956224120.png


archives1960224120.png


archives1994224120.png
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
só quero um tópico novo se me garantirem que vai nevar em moscovo, porque de resto acho que nao há necessidade de abrir um novo tópico só porque vai nevar em bragança pk isso ja é uma banalidade.....
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... se neste forum se discute futebol, também se pode apreciar as previsões mais brutais dos modelos.

Claro...
Neste forum há tópicos para todos os gostos...
O que é desinteressante e desagradável são os inúmeros posts off-tópico que surgem.
Estas sugestões podem ser colocadas no tópico correspondente( sugestões para o METEOPT) .
Peço desculpa por não saber colocar o link diectamente.
Não sou moderador, muito menos administrador.
Tenho apenas a preocupação de ter algum bom senso quando por aqui escrevo, já que esta comunidade é já , enorme.

Voltando ao tópico, continua tudo muito adiado para as calendas.
A mudança lá para 25/26 agora já é mais lá para 27/28 e não saímos disto:
-vai sendo tudo adiado e os sinais que por vezes são fortes, a seguir dissipam-se no esvoaçar da libelinha que não estava prevista.
Ou então, aquilo que é previsto "à la longue" esbarra invariavelmenta na falta de credibilidade naquilo que é sugerido/previsto.
O que nos leva a pensar na utilidade precisamente dessas brutais previsões a 300 e tais horas...
A julgar por previsões dos modelos para muito menos horas ,nunca pensávamos nas vésperas do Carnaval chegar à situação de estabilidade em que nos encontrámos.
Foi-nos dito que agora tudo se alterararia e afinal,certo, certinho será esta estabilidade atmosférica que em breve fará já 15 dias e ainda não terá um fim à vista.
Nada de extraordinário .Se consultarmos invernos passados , muitos terão tido períodos assim , ou até bem mais longos...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,190
Local
Setúbal
Para dias 27 e 28 já parece quase certo principalmente o Sul ver alguns aguaceiros e trovoadas...depois a minha duvida é se no inicio de Março temos de novo um AA a vir para cima ou uma depressão, eu estou mais inclinado para a depressão é essa a maior tendência neste momento ;) mas já se sabe que enquanto se fala ainda em tendências tudo é ainda muito incerto e pode mudar a qualquer momento!!
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Para dias 27 e 28 já parece quase certo principalmente o Sul ver alguns aguaceiros e trovoadas...depois a minha duvida é se no inicio de Março temos de novo um AA a vir para cima ou uma depressão, eu estou mais inclinado para a depressão é essa a maior tendência neste momento ;) mas já se sabe que enquanto se fala ainda em tendências tudo é ainda muito incerto e pode mudar a qualquer momento!!

O anticiclone vai continuar estável, ou sobre a PI, ou um pouco mais a oeste, proporcionando estas temperaturas primaveris e agradáveis e a atmosfera serena.:rolleyes:
Isto é fácil de prever: o dificil é adivinhar quando e de que forma nos vai deixar de afectar e os próprios modelos limitam-se a adiar, de run para run, uma tendência.:(
Enfim, correndo o risco de me estar a repetir, só podemos é aguardar e disfrutar deste sol amigo:thumbsup: