Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Volto a repetir: O posicionamento do AA vai manter-se nas proximas semanas, vai enfraquecer no proximo fim de semana com nuvens altas um aguaceiro esporádico e uma ou outra trovoada esporádica no Interior.
Depois regressa o AA !!

Uma curiosidade: hoje ,o jornalista pergunta ao meteorologista se temos uma primavera antecipada dado que apenas a 22 Março começa ... O meteorologista responde que vamos continuar com sol e nuvens altas no sul, e temperaturas de primavera ... E depois o meteorologista diz que pode chover ainda neste Inverno ( ou seja antes da primavera ) !!:hehe::hehe:

Concordo plenamente, provavelmente nos próximos dias o máximo que poderemos ter são umas nuvens altas e uns chuviscos, mais que isso nem pensar.
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,966
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Volto a repetir: O posicionamento do AA vai manter-se nas proximas semanas, vai enfraquecer no proximo fim de semana com nuvens altas um aguaceiro esporádico e uma ou outra trovoada esporádica no Interior.
Depois regressa o AA !!

Uma curiosidade: hoje ,o jornalista pergunta ao meteorologista se temos uma primavera antecipada dado que apenas a 22 Março começa ... O meteorologista responde que vamos continuar com sol e nuvens altas no sul, e temperaturas de primavera ... E depois o meteorologista diz que pode chover ainda neste Inverno ( ou seja antes da primavera ) !!:hehe::hehe:

Como é que sabes...? És bruxo???:huh:
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Volto a repetir: O posicionamento do AA vai manter-se nas proximas semanas, vai enfraquecer no proximo fim de semana com nuvens altas um aguaceiro esporádico e uma ou outra trovoada esporádica no Interior.
Depois regressa o AA !!

Uma curiosidade: hoje ,o jornalista pergunta ao meteorologista se temos uma primavera antecipada dado que apenas a 22 Março começa ... O meteorologista responde que vamos continuar com sol e nuvens altas no sul, e temperaturas de primavera ... E depois o meteorologista diz que pode chover ainda neste Inverno ( ou seja antes da primavera ) !!:hehe::hehe:

Como podem afirmar com tanta convicção que o AA vai estar assim nas próximas semanas??quando os próprios modelos não têm certezas quanto a isso. Ou então falaremos de futurologia...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Concordo plenamente, provavelmente nos próximos dias o máximo que poderemos ter são umas nuvens altas e uns chuviscos, mais que isso nem pensar.

...E o CAPE também está lá, não se deve de ignorar. :D Não é de descartar a possibilidade de uma trovoadazita muito localizada, principalmente no Sul e Interior.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,245
Local
Oeiras / VN Poiares
Não se pode hoje prever o que se vai passar no início da próxima semana com exactidão. Nem os modelos estão de acordo. Mas mesmo os modelos que apontam o regresso do AA, mostram-no muito mais fraco e menos sustentado em altura que o que temos actualmente, pelo que será muito mais vulnerável. Portanto, será muito improvável que tenhamos no próximo mês um período de vinte dias de acalmia, como tivemos este mês. Aliás, as run do GFS que originaram situações interessantes no final do segundo painel, todas elas mostravam um regresso efémero do AA durante o início da próxima semana.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se repararem bem ... apesar das oscilações nas runs digam-me as conclusões que conseguem tirar dos vários modelos existentes. ATENÇAO: repare-se a alteração radical do ECMWF das 12h de ontem para as 0h de hoje.

Pois bem ... o que eu vejo é uma situação indefinida basicamente no proximo fim de semana, e depois novamente um fortalecimento do AA que neste momento aparenta ser a Oeste da Peninsula mas certamente depois afectará a nossa peninsula em toda a sua plenitude!!

Vejo também uma situação já caracteristica de Março a Maio com a depressões em altitude que nos modelos existem na zona da madeira durante os próximos 15 dias havendo oscilações em algumas runs !!

Ou seja fazendo digamos uma média das runs vejo tendencias fortes para existencia de AA a oeste de nós, depressões com expressão essencialmente em altitude na zona da Madeira!!

A unica coisa que não consigo ainda definir nas próximas semanas (pelo menos duas) são a tendencia para a temperatura. Porque ?
R: porque a localização do AA mais a oeste proporciona uma corrente de Norte, e descida de temperatura (tempo frio e seco). Uma situação de AA mais proxima de nós dá-nos tempo de Primavera e vento de leste...

Quem vive na Madeira é que vai ter mais sorte nas proximas semanas ...

Disse alguma coisa errada?

PS: O que disse não é futurologia é apenas uma análise dos modelos relacionando com as previsões sazonais em termos de pressão, precipitação e temperaturas previstas ... normalmente o do NCEP !!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Pois bem ... o que eu vejo é uma situação indefinida basicamente no proximo fim de semana, e depois novamente um fortalecimento do AA...

Vejo também uma situação já caracteristica de Março a Maio ...

Ou seja, fazendo digamos uma média das runs vejo tendencias fortes para ...

A unica coisa que não consigo ainda definir nas próximas semanas (pelo menos duas) ...

Caramba. Afinal ainda há pelos vistos coisas que não consegues ver...
Oh Aurélio: se me permites fazer um reparo , pois então aqui vai ele:
-Eu até concordo que haja por vezes tendências fortes na previsão para mais de 8 dias que nos dá uma certa margem de segurança para poder afirmar às vezes, que determinado tipo de situação sinóptica se vai verificar a tão larga distância.
E mesmo para a semana que vem em que há agora antagonismos na previsão dos modelos , concordarei com a tua análise de regresso do AA depois da indefenição e das ligeiras tréguas do dito cujo,no fim de semana.
Mas concordo porque acho que será a hipótese mais plausível.
Mas isto não é mais que uma opinião pessoal, minha e só minha.
Se há modelos que hoje apontam para outros cenários, quem sou eu
para fechar a porta a tais desenvolvimentos?
É nisto que temos que fazer sempre a destrinça:
-isto é , quando analisarmos uma situação que nos coloca vários caminhos tentar posicionarmo-nos o melhor possível e a forma de o fazer será sempre liberta dos feelings e fezadas e até mesma das previsões sazonais que para mim, valem o que valem.
Resumindo: o que dizes que vês, até poder-se-á eventualmente verificar.
A forma como o dizes, é que por vezes roça a futurologia no melhor do prof.Karamba...
Espero que me tenha feito entender e um grande "bem haja" a esta nossa paixão comum e à partilha dela...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,487
Local
Olhão (24 m)
Se repararem bem ... apesar das oscilações nas runs digam-me as conclusões que conseguem tirar dos vários modelos existentes. ATENÇAO: repare-se a alteração radical do ECMWF das 12h de ontem para as 0h de hoje.

Pois bem ... o que eu vejo é uma situação indefinida basicamente no proximo fim de semana, e depois novamente um fortalecimento do AA que neste momento aparenta ser a Oeste da Peninsula mas certamente depois afectará a nossa peninsula em toda a sua plenitude!!

Vejo também uma situação já caracteristica de Março a Maio com a depressões em altitude que nos modelos existem na zona da madeira durante os próximos 15 dias havendo oscilações em algumas runs !!

Ou seja fazendo digamos uma média das runs vejo tendencias fortes para existencia de AA a oeste de nós, depressões com expressão essencialmente em altitude na zona da Madeira!!

A unica coisa que não consigo ainda definir nas próximas semanas (pelo menos duas) são a tendencia para a temperatura. Porque ?
R: porque a localização do AA mais a oeste proporciona uma corrente de Norte, e descida de temperatura (tempo frio e seco). Uma situação de AA mais proxima de nós dá-nos tempo de Primavera e vento de leste...

Quem vive na Madeira é que vai ter mais sorte nas proximas semanas ...

Disse alguma coisa errada?

PS: O que disse não é futurologia é apenas uma análise dos modelos relacionando com as previsões sazonais em termos de pressão, precipitação e temperaturas previstas ... normalmente o do NCEP !!

Completamente de acordo contigo, Caro Aurélio:thumbsup:, o Inverno acabou a 10 de Fevereiro para nós, e se formos falar de meteorologia todos sabemos que a 1 de Março começa a Primavera meteorológica, mas no calendário chega a 21 de Março, ou estarei errado, se calhar estou enganado:disgust:.
Analisando a run das 12 é uns meros aguaceiros fracos ou chuviscos na 6ªfeira e sábado nada demais, depois é o AA e mais AA, se formos entrar numa de loucura aí vemos um cenário prometedor a partir das 300 horas, por isso, Março vai ser seco a normal e temperaturas acima da média, é a realidade.:unsure:

Ensemble Faro/Olhão:

 

gaviaoreal

Cirrus
Registo
21 Fev 2007
Mensagens
26
Local
Vila Nova de Famalicão
Olá a todos
;)
Antes de existirem computadores e modelos virtuais da atmosfera, os meteorologistas prediziam o tempo com uma exactidão próxima dos 100%. Usavam Cartas Sinópticas ou Cartas Norueguesas que apresentavam o estado da atmosfera. A previsão para as 24 horas seguintes era quase infalível. Nessa altura, as previsões para além de 3 dias eram pouco seguras (o que ainda hoje acontece com satélites e computadores).
Sobre o actual estado de tempo em Portugal nada de extraordinário se passa, o AA pode estacionar durante semanas naquela posição bloqueando a passagem das perturbações da Frente Polar Norte, originando tempo soalheiro com frio nocturno, é uma das duas situações mais comuns do Inverno. A partir de Fevereiro/Março, com o aquecimento gradual do interior da Península (os dias vão aumentando), enfraquece o anticiclone de origem térmica e os meses seguintes poderão ser bem chuvosos. Mas, como a irregularidade dos estados de tempo é uma característica climática devido à nossa posição em latitude, tudo pode acontecer.
:cold:Curiosidade: As pessoas mais velhas de Montalegre lembram-se de nevar num dia de Verão quando procediam à ceifa do centeio (Junho):surprise::surprise::surprise::surprise::surprise::surprise::surprise:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,966
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Se repararem bem ... apesar das oscilações nas runs digam-me as conclusões que conseguem tirar dos vários modelos existentes. ATENÇAO: repare-se a alteração radical do ECMWF das 12h de ontem para as 0h de hoje.

Pois bem ... o que eu vejo é uma situação indefinida basicamente no proximo fim de semana, e depois novamente um fortalecimento do AA que neste momento aparenta ser a Oeste da Peninsula mas certamente depois afectará a nossa peninsula em toda a sua plenitude!!

Vejo também uma situação já caracteristica de Março a Maio com a depressões em altitude que nos modelos existem na zona da madeira durante os próximos 15 dias havendo oscilações em algumas runs !!

Ou seja fazendo digamos uma média das runs vejo tendencias fortes para existencia de AA a oeste de nós, depressões com expressão essencialmente em altitude na zona da Madeira!!

A unica coisa que não consigo ainda definir nas próximas semanas (pelo menos duas) são a tendencia para a temperatura. Porque ?
R: porque a localização do AA mais a oeste proporciona uma corrente de Norte, e descida de temperatura (tempo frio e seco). Uma situação de AA mais proxima de nós dá-nos tempo de Primavera e vento de leste...

Quem vive na Madeira é que vai ter mais sorte nas proximas semanas ...

Disse alguma coisa errada?

PS: O que disse não é futurologia é apenas uma análise dos modelos relacionando com as previsões sazonais em termos de pressão, precipitação e temperaturas previstas ... normalmente o do NCEP !!

Não andarão alguns membros do Fórum a ler o "Seringador" ?!!:lmao:
E já agora aínda hoje o meu sogro me disse que se lembra de um ano em que em Maio veio um nevão que partiu o "pão" todo...aqui no concelho de Vinhais/Bragança...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Deixo só aqui uma curiosidade acerca da actual posição do anticiclone dos Açores.

Tempo Frontal - No princípio e fim do verão, com o anticiclone situado a NW dos Açores, a superfície frontal fria, geralmente associada a uma depressão situada sobre a Europa Central, atinge por vezes a Península Ibérica. Afecta sobretudo as regiões montanhosas do Norte e Centro do território. Ocorre um aumento de nebulosidade e aguaceiros fracos, principalmente nas regiões montanhosas. Após a passagem da frente o vento pode soprar do quadrante Norte com forte intensidade.

 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,966
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Completamente de acordo contigo, Caro Aurélio:thumbsup:, o Inverno acabou a 10 de Fevereiro para nós, e se formos falar de meteorologia todos sabemos que a 1 de Março começa a Primavera meteorológica, mas no calendário chega a 21 de Março, ou estarei errado, se calhar estou enganado:disgust:.
Analisando a run das 12 é uns meros aguaceiros fracos ou chuviscos na 6ªfeira e sábado nada demais, depois é o AA e mais AA, se formos entrar numa de loucura aí vemos um cenário prometedor a partir das 300 horas, por isso, Março vai ser seco a normal e temperaturas acima da média, é a realidade.:unsure:

Ensemble Faro/Olhão:


Mais um futurologista?:thumbsup:...o pessoal do Algarve tem queda para a futurologia! Deve ser da influência àrabe!
Modelos e previsões no máximo a 8 dias...o resto é treta...porque é que não se limitam a analizar o que é racional...será que é por ser demasiado obvio e como tal querem se mostrar verdadeiros mestres do assundto ao fazerem previsões a muito longo prazo.
Sejamos razoáveis, todos sabemos o que vai acontecer nos próximos 6,7 dias...a partir daí, não vale a pena inventar...começa a ser enervante esta mania dos pseudomestres que sabem o que se vai passar daqui por nao sei quantos dias...e o pior é que são convictos e acreditam no que dizem!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Mais um futurologista?:thumbsup:...o pessoal do Algarve tem queda para a futurologia! Deve ser da influência àrabe!
Modelos e previsões no máximo a 8 dias...o resto é treta...porque é que não se limitam a analizar o que é racional...será que é por ser demasiado obvio e como tal querem se mostrar verdadeiros mestres do assundto ao fazerem previsões a muito longo prazo.
Sejamos razoáveis, todos sabemos o que vai acontecer nos próximos 6,7 dias...a partir daí, não vale a pena inventar...começa a ser enervante esta mania dos pseudomestres que sabem o que se vai passar daqui por nao sei quantos dias...e o pior é que são convictos e acreditam no que dizem!




Pois está-se a esquecer que em algumas zonas do Algarve ainda não choveu quase nada, e se reparar na previsão do GFS(00) que tanto aprecia, é só a partir das 300 horas é que há alguma mudança no padrão, mas com o GFS é o que se sabe:rolleyes:...


No ECMWF, sim já se poderá apreciar alguma mudança de padrão, e a partir do dia 4, mas aqui também com muitas reservas.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,183
Local
Setúbal
Quase certo é alguns aguaceiros com uma pequena possibilidade de trovoada no Sul na Sexta e Sábado, depois dai ainda está tudo em aberto quase que poderia dizer 50/50 ao contrário de alguns que já afirmam a 100% que vamos ter AA :p