Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Este teu post é que me parece um pouco estranho...:huh:

Então uma depressão seguir a trajectória que os modelos desenham é normal ?? é que não me lembro de muitas depressões tão cavadas irem parar a Palma de Maiorca, isto é, terem o trajecto de Noreste/Sudeste.

 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Então uma depressão seguir a trajectória que os modelos desenham é normal ?? é que não me lembro de muitas depressões tão cavadas irem parar a Palma de Maiorca, isto é, terem o trajecto de Noreste/Sudeste.


Ok, mas o que disseste foi isto: "depressões vindas de noroeste/norte não costumam ser muito habituais" e parece-me habitual virem depressões noroeste/norte, por isso é que achei estranho o post!:D
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Ahm... :unsure: o que virá para a semana é frio com neve?! é que se for só chuva, preferia passar mais umas semanas deste sol fantástico...e então esperar pelas habituais (e por vezes torrenciais) chuvadas de Abril... É que chuva por estes lados não é propriamente nada lá de muito agradável nem novo...
Faço, no entanto, figas para que chova no sul, já que é tão apreciada e precisa! ;)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Ahm... :unsure: o que virá para a semana é frio com neve?! é que se for só chuva, preferia passar mais umas semanas deste sol fantástico...e então esperar pelas habituais (e por vezes torrenciais) chuvadas de Abril... É que chuva por estes lados não é propriamente nada lá de muito agradável nem novo...
Faço, no entanto, figas para que chova no sul, já que é tão apreciada e precisa! ;)

Se se confirmarem os modelos, poderá vir neve, mas é claro nos locais habituais... apesar de tudo ser aínda muito incerto, já não seria nenhum espanto nevar aí! Mas como eu não sou adepto da futurologia temos que esperar para ver!:thumbsup:
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Alguém chamou??:rain::cold: :D pessoal, faltava uma nevada segundo os ditados, logo ai virá ela de mansinho...Depois da tempestade vem a bonança, e aí está ela! :p
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Boas perspectivas para o último dia do mês a assinalar algumas linhas de instabilidade sobre o território do continente (em especial Sul e Centro):

brack2.gif


Vamos ver se o mês de Março entra mais animado:

brack3.gif


E se na segunda-feira se vai quebrar definitivamente esta pasmaceira...

brack4.gif


:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Basta mais um sopro e vai-se a depressão de Quarta-feira !!

A depressão do fim de semana parece que faz todos os esforços para não atingir o nosso país e em especial o sul !!

Amanhã é o dia D !!

Quem vai ganhar ECMWF ou GFS ????

Para quarta-feira (uma eternidade) parace que o frio e a chuva vai dar o toca e foge, pelo menos de acordo com esta run !!
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Em relação à dúvida sobre a direcção da corrente fria que irá afectar a PI na próxima semana (we hope!), o modelo europeu coloca-a de noroeste, mais húmida portanto.:rain:
Quanto ao GFS, nesta recente run das 18z, aposta numa corrente declaradamente de norte, ar polar, e isto porque o anticiclone está situado mais a leste do que no modelo europeu.:cold:
Em ambos, de realçar o ar frio que afectará a PI, enquanto que o Mediterrâneo central e oriental gozará nessa altura a Primavera.:lol:

ECM1-192_lfi7.GIF


gfs-0-168_zbj9.png


IMG
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Basta mais um sopro e vai-se a depressão de Quarta-feira !!

A depressão do fim de semana parece que faz todos os esforços para não atingir o nosso país e em especial o sul !!

Amanhã é o dia D !!

Quem vai ganhar ECMWF ou GFS ????

Para quarta-feira (uma eternidade) parace que o frio e a chuva vai dar o toca e foge, pelo menos de acordo com esta run !!

Não poderia dizer melhor :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Eu sou Anti-Pessimistas :angry: :mad:

Na minha opinião a depressão deste fim de semana vai conseguir chegar cá sim e há-de trazer alguma animação e esperança para nos tirar deste tédio que já dura há semanas... Não sejam tão pessimistas...

ESPERANÇA meus caros, ESPERANÇA... ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Bolas se não mostra nada é porque não mostra quando todos os modelos estão inclinados para termos animação parece que tem sempre alguém que faz força para o AA voltar!!! Afinal querem que a seca abrande no Sul ou não!!já estou a ficar baralhado :lmao:

Deixem sonhar :thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Basta mais um sopro e vai-se a depressão de Quarta-feira !!

O que está agora em causa é que o GFS está a aproximar o AA de tal forma da PI que a circulação de ar frio que nos interessa, com mais humidade pode ficar comprometida. Vamos ver a próxima previsão do modelo europeu, se também arrasta para leste o anticiclone.Esperemos que não!;)