Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
É impressão tua!:thumbsup:

Concordo, embora em parte...

As peças continuam no sítio... Eu continuo a ver a instabilidade presente durante o fim de semana, sobretudo Domingo... Acho que será democrática pelo menos no Centro e Sul (Algarve incluído), certo é que sem quantidades de precipitação considerável, mas apesar de tudo "menos mau" após estes dias!

Quanto à próxima semana é certo que é complicado antever o impacto da frente associada à depressão, isto porque não me aprece de todo que se mantenha o trajecto NW, SE ontem referido e questionado aqui. Aliás aquilo que os modelos referem hoje e que provavelmente foi o que o Aurélio quis referir, é que a depressão apresenta uma trajectória dita "mais normal". O modelo Europeu está mais favorável a meu ver nesta altura uma vez que coloca a depressão mais próxima do território. O GFS cava mas afasta a dita cuja, sendo que apesar de tudo apresenta uma frente interessante que poderá trazer quantidades de precipitação pelo menos "razoáveis". NAs duas configurações: GFS coloca o AA mais próximo com um jet vigoroso sobre o território. O ECM coloca-o mais afastado! Vamos acompanhando, claro ;)
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Creio que nas próximas horas andaremos neste vaivém, mete para oeste, afasta para leste, de novo para oeste, a seguir para leste... Só a menos de 100 horas a coisa estabilizará, a não ser que nas próximas runs aquilo se afaste demasiado para este e fique tudo perdido.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Mas que bela precipitação no fim de semana cerca de 3 mm que grande fartura não sei se ria ou se choro:lmao::lmao::sad:, 1º era na sexta, depois no sábado, agora é no domingo, só digo que não vai cair pinga se cair nem vai dar para molhar o chão.:lmao::lmao::lmao:



Enquanto não vier nada de sudoeste ou uma depressão em altura como tivemos em Setembro nada feito, temo um Verão preocupante principalmente em termos de incêndios:disgust:.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mudança de ontem para hoje o AA está a declarar já a ditas cartas de foral, pouco a pouco está-se a apoderar do continente...adeus depressão :lmao:

Umas nuvens, uns chuviscos e já é bem bom...viva o Verão.

 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mas que bela precipitação no fim de semana cerca de 3 mm que grande fartura não sei se ria ou se choro:lmao::lmao::sad:, 1º era na sexta, depois no sábado, agora é no domingo, só digo que não vai cair pinga se cair nem vai dar para molhar o chão.

Não se fiem nas precipitações previstas pelo GFS. Os modelos, ao nível da quantidade de precipitação, são muito fracos, chegam a errar por muito a previsão, mesmo a uma distância de 6 horas.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não se fiem nas precipitações previstas pelo GFS. Os modelos, ao nível da quantidade de precipitação, são muito fracos, chegam a errar por muito a previsão, mesmo a uma distância de 6 horas.

O freemeteo parece ser bastante mais razoável em termos de precipitações:

semttuloe.jpg


Mas mesmo assim o freemeteo por vezes também se engana bem. Temos mesmo de esperar para ver como vai ser este fim de semana, se vai trazer pouca :p ou muito pouca :p :p precipitação.

E mais, ainda tenho a dizer que por vezes já duvidei bastante desta fonte de informação meteorológica, mas a metade das vezes fui eu que me enganei. ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Hum... nem por isso. O freemeteo utiliza a precipitação prevista pelo GFS. São iguais portanto :)

Então se a precipitação prevista pelo GFS é a mesma que está no Freemeteo então bem podemos começar a treinar a dança da chuva para ver se isto melhora :shocking: :lmao:

10,4 mm é pouco tendo em conta as características da depressão :(
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Então se a precipitação prevista pelo GFS é a mesma que está no Freemeteo então bem podemos começar a treinar a dança da chuva para ver se isto melhora :shocking: :lmao:

10,4 mm é pouco tendo em conta as características da depressão :(

Atenção que são aguaceiros...10mm de chuva num aguaceiro é muito :) e claro pode cair uma aguaceiro na casa do meu vizinho e na minha estar sol :p
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Quando ocorre uma situação de aguaceiros é impossível aos modelos preverem as quantidades de precipitação exactas. Por exemplo, o GFS, utiliza na simulação uma malha com quadrados de 1 grau de lado. Ora isso corresponde a quadrados com mais de 100 km de lado. Quando ele diz que são 10 mm, significa, que em média vão chover 10 mm nesse quadrado. Nas frentes, quando a precipitação é mais regularmente distribuída, isso é mais ou menos correcto. Numa situação de aguaceiros de certeza que o valor está errado em 99 por cento dos locais. Haverá lugares com 30 mm e outros onde não chove nada.
De qualquer modo já houve dias, como na madrugada em que nevou no Alentejo, em que a precipitação prevista na run das 0 h durante o dia todo era zero, e acabou por ocorrer precipitação em quase todo lado logo às 5 da manhã (uma hora depois da saída da run). Aí tratou-se de um erro claro.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mudança de ontem para hoje o AA está a declarar já a ditas cartas de foral, pouco a pouco está-se a apoderar do continente...adeus depressão :lmao:

Umas nuvens, uns chuviscos e já é bem bom...viva o Verão.


Pois é...embora ainda falte bastante tempo eu já vi a situação do dia 4 de Março bem mais favorável a chuvas e instabilidade para nós...as Ilhas Britânicas é que ganharam uma bela depressão em cima delas....sempre para os mesmos...:angry:

De qualquer modo a frente que estará associada á depressão irá trazer alguma chuva em especial ao Norte e Centro , descidas de temperatura e até possibilidade de neve nas terras altas, quebrando esta situação de tempo estável que já se está a tornar repetitiva....:angry:

mas...

Vamos lá ver se o AA não se estende mais sobre Portugal nas proximas runs e acaba com isto tudo... eu quero acreditar que não....:thumbsup:

Para já vamos ver o que nos tráz o próximo fim de semana...mas uma situação de aguaceiros e trovoadas era bem vinda .... sem estragos claro!
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Vamos lá ver se o AA não se estende mais sobre Portugal nas proximas runs e acaba com isto tudo... eu quero acreditar que não....:thumbsup:

De uma forma geral, todos nós gostariamos que o país fosse atingido em cheio por uma entrada que proporcionasse animação e sobretudo chuva em zonas carenciadas.:rain:

Acredito também que estamos a 50% de hipóteses de o AA permitir que isso aconteça, no fundo ele já anda por cá há muito tempo.;)

Vamos aguardar pelas próximas runs, elas começam a ser decisivas.:D
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Boas,
Esperando como todos que a próxima semana seja interessante, depois deste marasmo anticiclónico, uma questão: quais as probabilidades de nevar no alto da Serra da estrela até ao fim da tarde de Domingo? Isto tendo em conta que é a altura menos fria do dia, a (alguma) precipitação prevista e as cotas de neve que vi no snow-forecast e no inm.es de cerca de 1500-1700m. Thx.