Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Acardoso 7 Jan 2009 às 23:21.

1. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Não uses o termo batalha, Mário, aqui somos todos amigos:thumbsup:

2. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Tem tanto credito que é igual ás outras runs do ECMWF (0 e 12) e GFS (0,6,12) .. com muitas poucas diferenças !!

3. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

Pois, mas há alguns aqui que sonham:unsure:.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Eu sei :D se não já não faria parte desta casa.

5. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    E eu sou um deles ...
    Boa Noite ... vou dormir e sonhar :D

6. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Ora nem mais! :mad:

Acho que esse será o cenário mais provável, e para que não me acusem de futurologista ou coisa do género :p, quando concordo com o Mário, baseio-me no comportamento típico deste tipo de instabilidade aqui por estas zonas alentejanas junto à fronteira. Pois embora aqui se discuta a previsão do tempo e modelos, há que saber fazê-lo, olhando para os painéis sem esquecer o comportamento e as dinâmicas próprias de cada região.

Este painel é verdadeiramente assustador! Um AA com 1040 a bloquear tudo o que se aproxime de nós! :sad:

Eu não dou muito crédito às saídas das 18h, no entanto... :unsure:

7. olheiro

olheiro
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Nov 2007
    Local:
    Santo Estêvão - Santarém

Eu já não sei qual é, de facto, a tendência das ponderações que o jovem Mário Barros vai fazendo sobre as previsões meteorológicas que por aqui se vão projectando. Admito que ande a desempenhar o papel de Cardeal-Diabo.... Umas vezes com o dilúvio.....outras vezes com a secura absoluta.

Já o vi ao lado do catastrofismo absoluto (em tempos idos mas recentes), com recomendações aos incautos para se precaverem com sacos de sal e pás contra a neve acumulada às "pazadas", como agora o vejo em santa comunhão com o prolongamento do AA por tempo indeterminado, depois de andar há muitos dias a anunciar a sua remissão para os confins de algures....

Reconheço-lhe qualidades que o poderão perfilar com um dos jovens sábios deste Fórum. Mas, com algum sizo nas suas proeficiências...e alguma contenção na sua atracção pelo simplismo. Qualquer dia não haverá poesia que o redima...

Em nota de rodapé: : Poderei julgar saber o que é um abrigo anti-nortadas....mas um abrigo anti guarda-sóis....o que será?:D

8. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Calma, está tudo muito nervoso, deve ser da falta de acontecimentos meteorológicos de relevo. Isto é um tópico de análise de modelos, e a verdade é que há umas horas todos eles davam um acontecimento importante para a semana que vem. Por isso ninguém foi sonhador, estava lá. Se se gastam rios de dinheiro com modelos é porque devem servir para alguma coisa e não foi uma previsão mirabolante do segundo painel. De qualquer modo acho que a situação que o GFS está a apontar nem é a pior. Vejam o NOGAPS.

9. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    Ao ler as últimas páginas deste tópico pergunto-me se é o tópico do Seguimento Previsão do Tempo e Modelos :huh:

Está tudo muito baralhado, mas enquanto alguns modelos começam a deslocar a depressão mais para leste outros ainda a mostram em cima da PI.

Nada como esperar por amanhã para ver se os modelos se aproximam uns dos outros.

10. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Mas repara como passados uns dias ele emagreceu...:lol:

Quero dizer com isto que os modelos parecem baratas tontas e amanhã se calhar tudo vai ser diferente. Boa noite;)

11. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    100% certo são os aguaceiros no fim de semana em especial no Domingo e que podem ter trovoada alguns desses aguaceiros...Quanto ao que vem para a semana pois com um AA tão potente relativamente perto de Portugal é difícil vir alguma coisa sem antes ser empurrada para Este, afinal os pessimistas ponderam ter razão!! tanta força fizeram para que viesse o AA que ele fez logo a vontade :p :p:angry: parece macumba :lol: começo a ficar com medo :shocking::p

12. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Só tu olheiro, aquilo que disses-te não é mentira nenhuma pois eu ando consoante o tempo e as suas mudanças :p eu não sou ninguém sou um membro como outro qualquer.

Bom, um abrigo anti guarda-sóis será algo que ainda se terá que improvisar, ou pelo menos aperfeiçoar, mas um tapavento, aquelas "paredes" que o pessoal poe há volta da toalha para não comer areia na praia, pode já salvar de um guarda sol.

13. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
  14. thunderboy

thunderboy
    Expand Collapse
    Cumulonimbus