Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Sim, porque pelo que vejo, metade da precipitação prevista está a ser modelada com base na convectividade, isto é, no pós-frontal microscópico ;)

A única coisa que trará alguma coisa será a frente, porque de resto, só com muitaaaa sorteeeee...e muitas zonas nem terão nada, ficará tudo no litoral.

Ora nem mais! :mad:

Acho que esse será o cenário mais provável, e para que não me acusem de futurologista ou coisa do género :p, quando concordo com o Mário, baseio-me no comportamento típico deste tipo de instabilidade aqui por estas zonas alentejanas junto à fronteira. Pois embora aqui se discuta a previsão do tempo e modelos, há que saber fazê-lo, olhando para os painéis sem esquecer o comportamento e as dinâmicas próprias de cada região.

Este painel é verdadeiramente assustador! Um AA com 1040 a bloquear tudo o que se aproxime de nós! :sad:

gfs0150.png


Eu não dou muito crédito às saídas das 18h, no entanto... :unsure:
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Sim, porque pelo que vejo, metade da precipitação prevista está a ser modelada com base na convectividade, isto é, no pós-frontal microscópico ;)

A única coisa que trará alguma coisa será a frente, porque de resto, só com muitaaaa sorteeeee...e muitas zonas nem terão nada, ficará tudo no litoral.


Eu já não sei qual é, de facto, a tendência das ponderações que o jovem Mário Barros vai fazendo sobre as previsões meteorológicas que por aqui se vão projectando. Admito que ande a desempenhar o papel de Cardeal-Diabo.... Umas vezes com o dilúvio.....outras vezes com a secura absoluta.

Já o vi ao lado do catastrofismo absoluto (em tempos idos mas recentes), com recomendações aos incautos para se precaverem com sacos de sal e pás contra a neve acumulada às "pazadas", como agora o vejo em santa comunhão com o prolongamento do AA por tempo indeterminado, depois de andar há muitos dias a anunciar a sua remissão para os confins de algures....

Reconheço-lhe qualidades que o poderão perfilar com um dos jovens sábios deste Fórum. Mas, com algum sizo nas suas proeficiências...e alguma contenção na sua atracção pelo simplismo. Qualquer dia não haverá poesia que o redima...

Em nota de rodapé: : Poderei julgar saber o que é um abrigo anti-nortadas....mas um abrigo anti guarda-sóis....o que será?:D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Calma, está tudo muito nervoso, deve ser da falta de acontecimentos meteorológicos de relevo. Isto é um tópico de análise de modelos, e a verdade é que há umas horas todos eles davam um acontecimento importante para a semana que vem. Por isso ninguém foi sonhador, estava lá. Se se gastam rios de dinheiro com modelos é porque devem servir para alguma coisa e não foi uma previsão mirabolante do segundo painel. De qualquer modo acho que a situação que o GFS está a apontar nem é a pior. Vejam o NOGAPS.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Ao ler as últimas páginas deste tópico pergunto-me se é o tópico do Seguimento Previsão do Tempo e Modelos :huh:

Está tudo muito baralhado, mas enquanto alguns modelos começam a deslocar a depressão mais para leste outros ainda a mostram em cima da PI.

nogaps-0-132_tli7.png


Nada como esperar por amanhã para ver se os modelos se aproximam uns dos outros.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
100% certo são os aguaceiros no fim de semana em especial no Domingo e que podem ter trovoada alguns desses aguaceiros...Quanto ao que vem para a semana pois com um AA tão potente relativamente perto de Portugal é difícil vir alguma coisa sem antes ser empurrada para Este, afinal os pessimistas ponderam ter razão!! tanta força fizeram para que viesse o AA que ele fez logo a vontade :p :p:angry: parece macumba :lol: começo a ficar com medo :shocking::p
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu já não sei qual é, de facto, a tendência das ponderações que o jovem Mário Barros vai fazendo sobre as previsões meteorológicas que por aqui se vão projectando. Admito que ande a desempenhar o papel de Cardeal-Diabo.... Umas vezes com o dilúvio.....outras vezes com a secura absoluta.

Já o vi ao lado do catastrofismo absoluto (em tempos idos mas recentes), com recomendações aos incautos para se precaverem com sacos de sal e pás contra a neve acumulada às "pazadas", como agora o vejo em santa comunhão com o prolongamento do AA por tempo indeterminado, depois de andar há muitos dias a anunciar a sua remissão para os confins de algures....

Reconheço-lhe qualidades que o poderão perfilar com um dos jovens sábios deste Fórum. Mas, com algum sizo nas suas proeficiências...e alguma contenção na sua atracção pelo simplismo. Qualquer dia não haverá poesia que o redima...

Em nota de rodapé: : Poderei julgar saber o que é um abrigo anti-nortadas....mas um abrigo anti guarda-sóis....o que será?:D

Só tu olheiro, aquilo que disses-te não é mentira nenhuma pois eu ando consoante o tempo e as suas mudanças :p eu não sou ninguém sou um membro como outro qualquer.

Bom, um abrigo anti guarda-sóis será algo que ainda se terá que improvisar, ou pelo menos aperfeiçoar, mas um tapavento, aquelas "paredes" que o pessoal poe há volta da toalha para não comer areia na praia, pode já salvar de um guarda sol.