Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Ora ai está onde queria chegar...olhando para os modelos o que vejo que merece mais destaque é essa possível ciclogenese explosiva a seguir vem a possível neve a cotas médias na sexta...se aquele centro calhasse junto mesmo da Galiza o pessoal do Norte teria de ir aos livros de historia meteorológica para encontrar algo parecido e se calhar não encontrava ;) mas para sorte(porque não desejamos desgraças) a depressão parece seguir para NE/E ;)

Só gostava de perceber a razão de, na chamada Run Paralela, em principio um modelo mais evoluído, para os mesmos dias não aparecer qualquer ameaça desse genero!:huh:

A muito longo prazo...penso que a essa distância a probabilidade de acontecer é muito reduzida.
Mas também acredito que um Inverno memorável como este não termine sem um acontecimento metereológico que se fale daqui a 40 anos!!!:thumbsup:

Ora aqui está uma afirmação a reter ;), a qual para além do presente momento, espero voltar a relembrar dentro de alguns dias...

Eu sei que isto dos fenómenos meteorológicos, não se compadece de vontades e sonhos, que cada um de nós possa ter. No entanto e vendo este Inverno, olhando para a Europa, observando o caos que vai no H.N. (e aqui vou citar o nosso amigo Mário Barros):

A circulação a nivel atmosférico está completamente caótica :D:D ele é depressões muito cavadas em latitudes estranhas, anticiclones na vertical, frio a surgir do nada em latitudes muito baixas, jet stream maluco, depressões da direita para a esquerda, etc...quem entende isto ??

Só a posição do nosso amigo AA diz tudo :lmao: já há uns bons anos que não se aguentava tanto tempo nas Canárias.

Só pode dar uma coisa, e é um evento (pelo menos :rolleyes:) memorável. Os modelos são o que são, embora este ano o GFS, me esteja a surpreender pela positiva como há muito não o fazia (pelo menos no primeiro painel ;)). E como tal apreciando as tendências e devaneios do segundo painel a mais de 192h, já há algum tempo que ele mostra instabilidade (tempo frio e precipitação apreciável a cotas, digamos, menos vulgares) e o tem vindo a adiar. O facto é que ele anda lá e o GFS anda a querer apanhar algo, vamos ver o quê. :cold: :unsure:

E basta observar-se os ensembles, claro que há muita discordância dos membros a +150+, no entanto há mais membros com tendência para o frio que para temperaturas mais amenas. Gosto em particular de um membro quente que mostra a tendência da ISO -5 lá bem no fim do meteograma:

mt8portoenszx5.png

mt8lissabonensrc3.png

Ora digam lá de vossa justiça. ;)

Só gostava de perceber a razão de, na chamada Run Paralela, em principio um modelo mais evoluído, para os mesmos dias não aparecer qualquer ameaça desse genero!:huh:

Pelo que percebi essa run paralela ainda está em teste, veremos se agora na run das 18 mostra e se os Ensembles mostram também porque até aqui não tem estado a mostrar

Parece-me que esta run das 18z mete um bocadinho mais de precipitação para 5ª e 6ª feira e o fresquinho mantém-se por isso está mesmo o caldo a cozinhar!Agora é so esperar e verificar o que se vai passar!Depois mais lá para o meio da próxima semana novo episódio se avizinha, isto para não falar a 300h que é um novo capítulo para se acompanhar para diante...:rolleyes:
De facto a Senhora das Candeias até tem acertado...!:lmao:

Ora aqui está uma afirmação a reter ;), a qual para além do presente momento, espero voltar a relembrar dentro de alguns dias...

Eu sei que isto dos fenómenos meteorológicos, não se compadece de vontades e sonhos, que cada um de nós possa ter. No entanto e vendo este Inverno, olhando para a Europa, observando o caos que vai no H.N. (e aqui vou citar o nosso amigo Mário Barros):

Só pode dar uma coisa, e é um evento (pelo menos :rolleyes:) memorável. Os modelos são o que são, embora este ano o GFS, me esteja a surpreender pela positiva como há muito não o fazia (pelo menos no primeiro painel ;)). E como tal apreciando as tendências e devaneios do segundo painel a mais de 192h, já há algum tempo que ele mostra instabilidade (tempo frio e precipitação apreciável a cotas, digamos, menos vulgares) e o tem vindo a adiar. O facto é que ele anda lá e o GFS anda a querer apanhar algo, vamos ver o quê. :cold: :unsure:

Todos estamos recordados das temperaturas excessivas do Verão de 2003, salvo erro, mesmo junto do mar, como foi o caso do Porto. Lembro-me de uma viagem que efectuei de Bragança até ao Porto, nessa altura, em que o termómetro do carro marcou invariavelmente temperaturas à volta dos 40 graus.

Porque não uma situação semelhante pelo oposto neste Inverno? :thumbsup:

A Run das 12 do ECMWF mostra alguma instabilidade nessa zona para o mesmo dia, mas sem ser uma situação tão grave...

Os Ensembles do GFS também não estão a mostrar nada de especial...ou o GFS amanha retira muito gradiente a depressão ou então se mantiver os ensembles devem começar a mostrar mais qualquer coisa do que estão a mostrar hoje. De qualquer forma o Europeu não é tão bom a prever ciclogeneses como é o GFS que nisso por norma é bastante bom, Tivemos o exemplo da tempestade Klaus em que o ECMWF não o conseguiu modelar nunca muito bem e o GFS conseguiu fazer de forma perfeita com praticamente 4 dias de antecedência...

Todos estamos recordados das temperaturas excessivas do Verão de 2003, salvo erro, mesmo junto do mar, como foi o caso do Porto. Lembro-me de uma viagem que efectuei de Bragança até ao Porto, nessa altura, em que o termómetro do carro marcou invariavelmente temperaturas à volta dos 40 graus.

Porque não uma situação semelhante pelo oposto neste Inverno? :thumbsup:

Isso é que é falar...Deus abençoe essas palavras!:rolleyes::thumbsup:

O que mais me surpreende neste Inverno é o facto dos períodos de acalmia atmosférica depois da chuva/neve/vento serem de muito curta duração, ao contrário do verificado nos últimos anos.

Dá ideia que os padrões habituais do comportamento climático estão a ser quebrados e talvez por isso os Modelos estejam um pouco às cegas, nomeadamente no médio prazo.