Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Ora ai está onde queria chegar...olhando para os modelos o que vejo que merece mais destaque é essa possível ciclogenese explosiva a seguir vem a possível neve a cotas médias na sexta...se aquele centro calhasse junto mesmo da Galiza o pessoal do Norte teria de ir aos livros de historia meteorológica para encontrar algo parecido e se calhar não encontrava ;) mas para sorte(porque não desejamos desgraças) a depressão parece seguir para NE/E ;)

Só gostava de perceber a razão de, na chamada Run Paralela, em principio um modelo mais evoluído, para os mesmos dias não aparecer qualquer ameaça desse genero!:huh:
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A muito longo prazo...penso que a essa distância a probabilidade de acontecer é muito reduzida.
Mas também acredito que um Inverno memorável como este não termine sem um acontecimento metereológico que se fale daqui a 40 anos!!!:thumbsup:

Ora aqui está uma afirmação a reter ;), a qual para além do presente momento, espero voltar a relembrar dentro de alguns dias...

Eu sei que isto dos fenómenos meteorológicos, não se compadece de vontades e sonhos, que cada um de nós possa ter. No entanto e vendo este Inverno, olhando para a Europa, observando o caos que vai no H.N. (e aqui vou citar o nosso amigo Mário Barros):

A circulação a nivel atmosférico está completamente caótica :D:D ele é depressões muito cavadas em latitudes estranhas, anticiclones na vertical, frio a surgir do nada em latitudes muito baixas, jet stream maluco, depressões da direita para a esquerda, etc...quem entende isto ??

Só a posição do nosso amigo AA diz tudo :lmao: já há uns bons anos que não se aguentava tanto tempo nas Canárias.


Só pode dar uma coisa, e é um evento (pelo menos :rolleyes:) memorável. Os modelos são o que são, embora este ano o GFS, me esteja a surpreender pela positiva como há muito não o fazia (pelo menos no primeiro painel ;)). E como tal apreciando as tendências e devaneios do segundo painel a mais de 192h, já há algum tempo que ele mostra instabilidade (tempo frio e precipitação apreciável a cotas, digamos, menos vulgares) e o tem vindo a adiar. O facto é que ele anda lá e o GFS anda a querer apanhar algo, vamos ver o quê. :cold: :unsure:

E basta observar-se os ensembles, claro que há muita discordância dos membros a +150+, no entanto há mais membros com tendência para o frio que para temperaturas mais amenas. Gosto em particular de um membro quente que mostra a tendência da ISO -5 lá bem no fim do meteograma:

mt8portoenszx5.png


mt8lissabonensrc3.png


Ora digam lá de vossa justiça. ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Só gostava de perceber a razão de, na chamada Run Paralela, em principio um modelo mais evoluído, para os mesmos dias não aparecer qualquer ameaça desse genero!:huh:

Pelo que percebi essa run paralela ainda está em teste, veremos se agora na run das 18 mostra e se os Ensembles mostram também porque até aqui não tem estado a mostrar
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Parece-me que esta run das 18z mete um bocadinho mais de precipitação para 5ª e 6ª feira e o fresquinho mantém-se por isso está mesmo o caldo a cozinhar!Agora é so esperar e verificar o que se vai passar!Depois mais lá para o meio da próxima semana novo episódio se avizinha, isto para não falar a 300h que é um novo capítulo para se acompanhar para diante...:rolleyes:
De facto a Senhora das Candeias até tem acertado...!:lmao:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Ora aqui está uma afirmação a reter ;), a qual para além do presente momento, espero voltar a relembrar dentro de alguns dias...

Eu sei que isto dos fenómenos meteorológicos, não se compadece de vontades e sonhos, que cada um de nós possa ter. No entanto e vendo este Inverno, olhando para a Europa, observando o caos que vai no H.N. (e aqui vou citar o nosso amigo Mário Barros):



Só pode dar uma coisa, e é um evento (pelo menos :rolleyes:) memorável. Os modelos são o que são, embora este ano o GFS, me esteja a surpreender pela positiva como há muito não o fazia (pelo menos no primeiro painel ;)). E como tal apreciando as tendências e devaneios do segundo painel a mais de 192h, já há algum tempo que ele mostra instabilidade (tempo frio e precipitação apreciável a cotas, digamos, menos vulgares) e o tem vindo a adiar. O facto é que ele anda lá e o GFS anda a querer apanhar algo, vamos ver o quê. :cold: :unsure:


Todos estamos recordados das temperaturas excessivas do Verão de 2003, salvo erro, mesmo junto do mar, como foi o caso do Porto. Lembro-me de uma viagem que efectuei de Bragança até ao Porto, nessa altura, em que o termómetro do carro marcou invariavelmente temperaturas à volta dos 40 graus.

Porque não uma situação semelhante pelo oposto neste Inverno? :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
A Run das 12 do ECMWF mostra alguma instabilidade nessa zona para o mesmo dia, mas sem ser uma situação tão grave...

Os Ensembles do GFS também não estão a mostrar nada de especial...ou o GFS amanha retira muito gradiente a depressão ou então se mantiver os ensembles devem começar a mostrar mais qualquer coisa do que estão a mostrar hoje. De qualquer forma o Europeu não é tão bom a prever ciclogeneses como é o GFS que nisso por norma é bastante bom, Tivemos o exemplo da tempestade Klaus em que o ECMWF não o conseguiu modelar nunca muito bem e o GFS conseguiu fazer de forma perfeita com praticamente 4 dias de antecedência...
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Todos estamos recordados das temperaturas excessivas do Verão de 2003, salvo erro, mesmo junto do mar, como foi o caso do Porto. Lembro-me de uma viagem que efectuei de Bragança até ao Porto, nessa altura, em que o termómetro do carro marcou invariavelmente temperaturas à volta dos 40 graus.

Porque não uma situação semelhante pelo oposto neste Inverno? :thumbsup:

Isso é que é falar...Deus abençoe essas palavras!:rolleyes::thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
O que mais me surpreende neste Inverno é o facto dos períodos de acalmia atmosférica depois da chuva/neve/vento serem de muito curta duração, ao contrário do verificado nos últimos anos.

Dá ideia que os padrões habituais do comportamento climático estão a ser quebrados e talvez por isso os Modelos estejam um pouco às cegas, nomeadamente no médio prazo.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos