Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009



nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Antes das tréguas anticiclónicas já anunciadas para lá longe (de hoje a uma semana -dia 11) parece que muita água irá correr ainda debaixo da ponte.
Ainda voltaremos a ter neve em cotas "relativamente baixas" até sábado
e depois a partir de Domingo há ainda a incógnita daquela depressão que o GFS dá-lhe ênfase há já 2 dias e o ECMWF só agora começa a assinalá-la nas suas actualizações.
Como aqui já foi dito, no Klaus o GFS "viu-o" com 48 horas de antecedência em relacão aos restantes modelos.
A sua influência no tocante a precipitações a partir do final de domingo e segunda parece já não oferecer dúvidas e com a lenga-lenga do costume - quanto mais a norte maior a quantidade de precipitação.
O vento por enquanto será a incógnita maior dependendo do trajecto que a referida depressão irá consubtstanciar.
Mas como a distância é ainda substancial , o mais certo é o que está para mais perto . E o que está já aí ao virar da esquina é nova descida das temperaturas já a partir desta madrugada , com a continuação das precipitações e o regresso da neve (8º ou 9º nevão -já lhe perdemos a conta neste Inverno ) nos locais habituais deste louco Inverno de 2009.
E que continue, que está muito bem assim...
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Antes das tréguas anticiclónicas já anunciadas para lá longe (de hoje a uma semana -dia 11) parece que muita água irá correr ainda debaixo da ponte.
Ainda voltaremos a ter neve em cotas "relativamente baixas" até sábado
e depois a partir de Domingo há ainda a incógnita daquela depressão que o GFS dá-lhe ênfase há já 2 dias e o ECMWF só agora começa a assinalá-la nas suas actualizações.
Como aqui já foi dito, no Klaus o GFS "viu-o" com 48 horas de antecedência em relacão aos restantes modelos.
A sua influência no tocante a precipitações a partir do final de domingo e segunda parece já não oferecer dúvidas e com a lenga-lenga do costume - quanto mais a norte maior a quantidade de precipitação.
O vento por enquanto será a incógnita maior dependendo do trajecto que a referida depressão irá consubtstanciar.
Mas como a distância é ainda substancial , o mais certo é o que está para mais perto . E o que está já aí ao virar da esquina é nova descida das temperaturas já a partir desta madrugada , com a continuação das precipitações e o regresso da neve (8º ou 9º nevão -já lhe perdemos a conta neste Inverno ) nos locais habituais deste louco Inverno de 2009.
E que continue, que está muito bem assim...

Na minha zona será o 11º nevão :thumbsup: :D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Veremos se amanha a mostra mais a norte ou mais a sul :shocking:



Bem e como disse ontem veríamos se hoje iria mais a norte ou mais a sul a tempestade do dia 9 e veio muito mais para sul nesta run das 12 como alertei ontem, pelo menos o gradiente isobárico. Se o centro passar tão junto da Galiza o Norte e centro poderiam ter problemas com o vento...Veremos se é uma nova tendência ela vir para sul ou se foi só esta run :unsure: quanto a mim acredito mais neste run e o europeu também a mete a entrar mais a sul em França já quer dizer algo.





 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Pessoal, ajudem-me a decifrar o modelo gfs do site www.meteociel.com, eu vou estar na holanda entre 13 e 16 de fevereiro!!

Se aquele modelo para aqueles 4 dias fosse hoje o que é que se iria passar na holanda em termos de frio e precipitação??

Eu sei que o modelo ainda é a muito longo prazo e que muita coisa pode mudar mas é apenas para ter uma noção do significado das cartas gfs

fiquem bem
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
De realçar que associada a essa depressão, cujo epicentro felizmente parece estar localizado a norte da PI, aparece uma superfície frontal muito activa que no dia 9 (2ª feira) atravessará Portugal, deixando abundante precipitação, a maior parte em forma de chuva, donde os picos de precipitação previstos em vários modelos para esse dia.

Logo a seguir virá alguma acalmia ( o AA a fazer das suas), mas passado uma semana (dia 16) parece regressar a agitação, desta vez com circuito mais continental, portanto mais frio. É contudo um horizonte ainda distante para se terem certezas...:disgust:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Pessoal, ajudem-me a decifrar o modelo gfs do site www.meteociel.com, eu vou estar na holanda entre 13 e 16 de fevereiro!!

Se aquele modelo para aqueles 4 dias fosse hoje o que é que se iria passar na holanda em termos de frio e precipitação??

Eu sei que o modelo ainda é a muito longo prazo e que muita coisa pode mudar mas é apenas para ter uma noção do significado das cartas gfs

fiquem bem

A maior tendência para essa altura é para apanhares tempo seco devido ao AA se deslocar com o seu centro de 1030hpa para essa zona, mas muito frio principalmente os dois últimos dias :cold:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
De realçar que associada a essa depressão, cujo epicentro felizmente parece estar localizado a norte da PI, aparece uma superfície frontal muito activa que no dia 9 (2ª feira) atravessará Portugal, deixando abundante precipitação, a maior parte em forma de chuva, donde os picos de precipitação previstos em vários modelos para esse dia.

Logo a seguir virá alguma acalmia ( o AA a fazer das suas), mas passado uma semana (dia 16) parece regressar a agitação, desta vez com circuito mais continental, portanto mais frio. É contudo um horizonte ainda distante para se terem certezas...:disgust:

O centro não importa muito se está a norte da PI ou em frente, o que conta é o gradiente isobárico que nesta run das 12 do GFS é algo a ter em conta alem dessa frente fria bastante activa e o resultado do gradiente apartado com a passagem de uma frente muito activa costuma ter resultados bombásticos ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
obrigadão pela resposta, qt ao frio será tipo 5 graus negativos ou mais???

Falar a esta distancia de temperaturas não é fácil mas arriscaria de dia 0 a 5ºC e de noite a rondar os -5 ou menos no dia 16 que segundo esta run seria o dia mais frio :thumbsup: aproveita bem esse frio :p
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Esta saída voltou a cavar a depressão do dia 9, agora baixa dos 975hPa....

33470319bs3.png


79937555yv2.png


62186226dy1.png


36217147ma3.png



A seguir com muita atenção...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Esta saída voltou a cavar a depressão do dia 9, agora baixa dos 975hPa....

A seguir com muita atenção...

A tendência parece ser para a depressão se intensificar. Interessante que logo a seguir o anticiclone sobe para a sua habitual posição de bloqueio, até às Ilhas Britânicas, o que irá permitir dias mais tarde a chegada da corrente fria do Árctico e lá para o dia 20, com um pouco de sorte, segundo o GFS, uma Europa quase por completo debaixo de neve.:w00t: