Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

A próxima run dos dois principais modelos é o "vai ou racha" e tudo indica que vai ser o Europeu a rachar. Tal significará tempo anticiclónico até pelo menos ao Carnaval. Mas nessa altura enterra-se o Entrudo mas não o Inverno e ambos os modelos vêm boas opções a largo prazo:

O Europeu a 240 h indicia que pode haver união dos AA da Sibéria e das Ilhas Britânicas, originando uma situação semelhante à ocorrida em Janeiro, ainda por cima com uma depressão na Itália.

O GFS não vê essa ligação porque coloca uma depressão sobre as Ilhas Britânicas que abriria caminho às depressões desde a América do Norte até à Europa, sendo que algumas nos afectariam.

Desculpem não pôr imagens, mas não o posso fazer pois estou a escrever desde o telemóvel.

O Carnaval é daqui a mais de 300 horas, ainda é cedo para se saber como vai ser.

Por aqui, esta situação anticiclónica deve trazer, para já, alguns dias geada. O que vai acontecer depois ainda está muito indefinido.

Os últimos posts, completamente off-topic do tema: Previsão do Tempo e Modelos, foram movidos para o seguinte tópico:

Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009

Até servem para fazer um ponto da situação do Inverno, que ainda não acabou, e comparar o que passou até agora com aquilo que os modelos no Outono previam. ;)

eu acho que nao vamos ter frio nenhum e que, a partir de agora é sempre a aquecer pois penso que tal como este outono/ inicio de inverno foram frios a prox primavera verao serao quentes, é uma tendencia infalivel para o equilibrio;););).
talvez o reinado do AA acabe com uma depressao a cavar um vale a W da PI e/ou com a restauração da corrente perturbade de W(:rolleyes:) e é esse o cenario das 6z do GFS.
BOAS:thumbsup::D

Há alguma fundamentação, noutros modelos, que validem a possibilidade da instabilidade prevista, a 144 h, para parte da Península Ibérica, se generalizar?

Ou seja, qual é a possibilidade de se formar, lá para terça ou quarta-feira, uma depressão no Mediterrâneo, entre as Penínsulas Ibérica e Itálica, que nos trouxesse ventos de Norte/Nordeste e alguma precipitação?

ngp10prp144europeg.gif

Há alguma fundamentação, noutros modelos, que validem a possibilidade da instabilidade prevista, a 144 h, para parte da Península Ibérica, se generalizar?

Apenas o NOGAPS apresentava essa possibilidade de instabilidade para a Ibéria no médio prazo. Nesta run ainda apresenta mas já em fase de nítido recuo. Assim sendo até ao início da próxima semana dias garantidamente anticiclónicos. A partir daí ainda cedo para saber mas vai havendo cada vez mais o adiar do fim de situação pelo que a estabilidade irá lavar e durar por uns bons dias.

é apenas um sonho, infelizmente....:(

Eu já ando a ver uma tendência clara do AA a partir do dia 20 se deslocar muito para oeste e permitir a entrada de ar frio de N ou NE com depressões a se instalarem por perto ;) não é de agora esta tendência ;) vamos ver se assim continua.

E entre 14 e 16 vai haver instabilidade entre a Madeira e as Canárias com trovoadas...vamos fazer todos juntos força para vir para junto do Algarve :p :D

Eu já ando a ver uma tendência clara do AA a partir do dia 20 se deslocar muito para oeste e permitir a entrada de ar frio de N ou NE com depressões a se instalarem por perto ;) não é de agora esta tendência ;) vamos ver se assim continua.

gfs-2-180_yzc9.png

gfs-2-384_czh1.png

A run 12z do GFS para as 180h mostra a PI numa situação anticiclónica típica: precipitação nem vê-la, só a longa distância.:(

Em contrapartida, às 384h o cenário muda radicalmente: precipitação, até em forma de neve, numa vasta área em volta da PI.:cold:

Já sei o que vão dizer: a tal distância, o GFS está a inventar. Talvez, contudo começo a acreditar que esse cenário ainda pode vir a verificar-se neste Inverno, tal a insistência de alguns modelos, não se sabe exactamente é quando...

Grande unanimidade dos ensembles do GFS (finalmente!). Anticiclone pelo menos até meados da semana que vem. Temperaturas normais para a época, nada de precipitação. Depois, logo se vê, mas há tendências para que o AA não chegue ao Carnaval (pelo menos por estas paragens).