Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
para sexta o europeu continua muito mau com a depressão demasiado a sul a 72 horas nao costuma falhar tenho algumas duvidas que o gfs tenha razao acho que so amanha se saberá se há nevão ou não mas para segunda o europeu continua com um nevão para ai de 25 cm aqui na zona

Como é que sabes a precipitação que o europeu prevê?

Bem eu acho que o ECMWF vai ter razão mais uma vez e para já vai continuar a estar tudo adiado...mesmo o AEMET já retirou o alerta que tinha para a meseta de Zamora por isso o IM para amanhã dá neve para aqui, mas acho que nem uma gota cairá! Ou seja estão redondamente enganado ou aínda não tiveram tempo de actualizar...e não mevenham dizer que é a run da 18 e que não tem validade, porque para mim é a que se aproxima mais da realidade...infelizmente
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)




Nada a ver um com o outro...o GFS este ano não acerta uma...só é pena o ECMWF não disponibilizar mais dados porque senão nem valia a pena olhar para o GFS!
E o grande nevão de sexta passa para segunda e desta vez já nos toca a nós... e enquanto vai havendo neve para toda a gente nem que seja virtual...estes americanos são mesmo politicamente correctos!
Já foi nevão para o Algarve/Alentejo, para no Centro e agora é para o Norte!
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Nada a ver um com o outro...o GFS este ano não acerta uma...só é pena o ECMWF não disponibilizar mais dados porque senão nem valia a pena olhar para o GFS!

Sem dúvida, aparentemente não se consegue visualizar a precipitação prevista pelo modelo europeu:(.

De qualquer forma, tudo se vai decidir pela forma como a frente irá entrar em Portugal na sexta-feira: demasiado a sul arruina as hipóteses de neve cá pelo norte:mad:.

Contudo, no domingo teremos outra oportunidade:thumbsup:.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Enfim... aconteceu exactamente o que eu previa...
Neve no norte e surpresas - zero!

A depressão deve ficar mais a sul, sítio onde não há frio em altitude...

Dá deus nozes a quem não tem dentes...:disgust: :lmao:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sem dúvida, aparentemente não se consegue visualizar a precipitação prevista pelo modelo europeu:(.

De qualquer forma, tudo se vai decidir pela forma como a frente irá entrar em Portugal na sexta-feira: demasiado a sul arruina as hipóteses de neve cá pelo norte:mad:.

Contudo, no domingo teremos outra oportunidade:thumbsup:.

Eu sinceramente acho que isto aínda vai acabar por dar em nada...apenas frio!
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
tava-se mesmo a ver que o gfs ia falhar o primeiro nevao ja foi vamos la ver se nao acontece o mesmo ao segundo penso que as probabilidades sao maiores quanto a precipitacao basta olhar para a depressao tao cavada para perceber que vem la muita
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
O ecmwf também não está a ajudar pois coloca o centro depressionário bastante a sul logo precipitação no interior centro e norte será escassa :(

4g3fyo.gif
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Sem dúvida, aparentemente não se consegue visualizar a precipitação prevista pelo modelo europeu:(.

De qualquer forma, tudo se vai decidir pela forma como a frente irá entrar em Portugal na sexta-feira: demasiado a sul arruina as hipóteses de neve cá pelo norte:mad:.

Contudo, no domingo teremos outra oportunidade:thumbsup:.


Não sabemos onde vai haver precipitação, mas pelo menos dá para intuir, uma vez que neste mapa podemos ver onde estará o centro da depressão na próxima 2ª feira pelo meio-dia. Isto segundo a saída das 12h do modelo europeu no presente dia. ;)

ecm1144.gif
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Esta run :mad:
incrível como tudo mudou desde a run das 12z

Pois é sempre complicado acreditar muito em episódios de neve para o nosso país a mais de 72h, para que haja neve é preciso muitos factores estarem conjugados e começa-se a deslumbrar que para sexta feira esses mesmos factores começam a desmembra-se ou seja passamos de um nevão a um secão (se é que isto existe :D)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Desculpem o offtopic, mas o mais irritante aínda é o I.M a 24h de distância colocar neve para Bragança...e eu ter que gramar no trabalho todo o dia o pessoal a dizer que amanhã vai nevar, para não falar no pessoal da câmara que já andava tudo a preparar o sal!!!:lmao:
E o alerta amarelo para neve "abaixo dos 1000m" foi colocado às 18 h!
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Ora bolas. Lá vai Viseu continuar verde, em vez de branca! :sad: