Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Desculpem o offtopic, mas o mais irritante aínda é o I.M a 24h de distância colocar neve para Bragança...e eu ter que gramar no trabalho todo o dia o pessoal a dizer que amanhã vai nevar, para não falar no pessoal da câmara que já andava tudo a preparar o sal!!!:lmao:

o que eu mais gosto é dizerem nos avisos queda de neve abaixo dos 1000m :D ou seja só abaixo dos 1000m é que pode nevar :D
 


jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Desculpem o offtopic, mas o mais irritante aínda é o I.M a 24h de distância colocar neve para Bragança...e eu ter que gramar no trabalho todo o dia o pessoal a dizer que amanhã vai nevar, para não falar no pessoal da câmara que já andava tudo a preparar o sal!!!:lmao:

E vão dois... neve para Viseu amanhã a tarde segundo o IM :D:D

Voltando ao tópico, mesmo para a tarde de domingo, início de segunda, a situação está muito diferente do que se observou no passado dia 10 de Janeiro, se tivermos só em conta o GFS...

Quanto ao ECM está bem melhor (e costuma este a longo prazo pecar um pouco por defeito), mas vamos aguardar que muita hora e run ainda tem de aparecer...

Agora no curto prazo... amanhã em Viseu deverá chover, nevar nem no último andar da Segurança Social, ou na Torre da Soima!!:lol::lol:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
E vão dois... neve para Viseu amanhã a tarde segundo o IM :D:D

Voltando ao tópico, mesmo para a tarde de domingo, início de segunda, a situação está muito diferente do que se observou no passado dia 10 de Janeiro, se tivermos só em conta o GFS...

Quanto ao ECM está bem melhor (e costuma este a longo prazo pecar um pouco por defeito), mas vamos aguardar que muita hora e run ainda tem de aparecer...

Agora no curto prazo... amanhã em Viseu deverá chover, nevar nem no último andar da Segurança Social, ou na Torre da Soima!!:lol::lol:

E, mesmo chuva duvido...há-de ser muito pouca!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Provavelmente nevar acima dos 1000 m não motiva alerta. O dia D para o norte será Domingo ou Segunda. Sexta é para o centro/sul.

Desculpa mas é a 1ª vez que leio algo semelhante, ou seja as cotas são sempre anunciadas " queda de neve acima de x metros", senão escreves queda de neve abaixo dos 3000m e aí são muitas as probabilidades de acontecer.Foi um erro do IM e quanto a isso naõ há dúvidas!
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Provavelmente nevar acima dos 1000 m não motiva alerta. O dia D para o norte será Domingo ou Segunda. Sexta é para o centro/sul.

Pode ser um preciosismo meu mas não estou de acordo pois quando falamos alertas ai a coisa é outra, alertas já é a ANPC que os emite aqui falamos de avisos, o IM avisa que pode nevar abaixo os 1000m concordo com o aviso pois as zonas abaixo dos 1000m são as zonas onde temos uma grande malha urbana tipo cidades ect...que a suposta queda de neve pode causar problemas, mas não podemos esquecer das zonas acima dos 1000m pois ai também existem problemas com a queda de neve exemplo disso temos a cidade da Guarda, Alto do Marão ect... ficaria bem melhor se colocassem queda de neve acima dos 1000m descendo a conta para os x metros como aliás eles tem feito mas só desta vez é que decidiram inverter a situação mas prontos eles é que sabem tudo ok :thumbsup:

Voltando ao tópico para amanhã poderá haver queda de neve com a entrada da frente mas a cotas relativamente altas 1400m descendo a cota para a noite ai para os 1000m mas ai a precipitação já será escassa. é a minha opinião, portanto acho estes avisos um pouco estranhos mas não critico pois eles podem estar a ver alguma coisa que eu não consiga identificar mas amanhã veremos :D
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
na ultima run estao a dar 10mm para uma temperatura de 1grau na sexta-feira!sera possivel nevar em santarem?

Haverá precipitação nessa zona com temperaturas relativamente baixas mas isso é o que gfs diz hoje mas o que ele diz hoje amanhã pode ser mentira :D portanto só amanhã a noite podemos ter alguma certeza do que possa ou não acontecer ;)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
a sinóptica mostra o centro depressionário não tanto a sul como no gfs o que me deixa com alguma esperança

2mfjgpc.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Desculpa mas é a 1ª vez que leio algo semelhante, ou seja as cotas são sempre anunciadas " queda de neve acima de x metros", senão escreves queda de neve abaixo dos 3000m e aí são muitas as probabilidades de acontecer.Foi um erro do IM e quanto a isso naõ há dúvidas!

Se fores ver os critérios de emissão de alertas,

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/sam/index.html?page=criterios.xml

verificas que os critérios são diferentes para quedas de neve acima ou abaixo dos 1000 m. Se tiveres, por exemplo, 2 cm de neve acima dos 1000m não há emissão de aviso. Se for abaixo dessa cota teríamos aviso amarelo. Agora, se se vai cumprir ou não a previsão do IM, também acho que não haverá precipitação em simultâneo com o frio, logo as cotas serão altas.