Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É uma situação totalmente diferente, não descartando a hipótese que Sul terá sempre mais precipitação!

O sul terá sempre mais precipitação, e até alguma trovoada. O norte e interior centro terão neve a cotas baixas. Claro que a depressão pode deslocar-se ligeiramente para sul nas próximas runs, até nem seria anormal, mas era necessário um cataclismo dos modelos para que possa nevar no sul ou faltar precipitação a norte. O que está em aberto é a possibilidade de neve em algumas cidades que estão na corda bamba, como Braga, Castelo Branco, Viseu ou até mesmo Portalegre.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas:)
nos proximos dias espera-se frio, e domingo poderá ocorrer algum evento de sleet/neve a cotas baixas no pré frontal e no norte.
após isto seremos afectados por uma depressão cavada que trará tempo ameno e chuva/ventos pontualmente moderados a fortes.
na 3f há possibilidade de reintensificação da baixa, para já não se esperam acontecimentos mais extremos, apenas os tipicos relacionados com o vento e chuva.
no medio e longo prazo há uma tendencia de colocar "carreiras" de depressões a progredir ás nossas latitudes, dando origem a tempo ameno e humido...talvez uma repetição do que já ocorreu em dez-jan.
espera-se no logo prazo a establilização do vortice polar no atl. norte, com vastos campos depressionarios sobre o atlantico, europa e mediterraneo, e um AA a fortalecer-se na zona dos açores-canarias-PI.
espero um retorno á tipica NAO- até finais do mes, com as cristas que invaginavam até ao polo a ficarem cada vez mais reduzidas, o AA a fortalecer-se e o AMP/AT siberiano/AT canadiano a desfalecerem.
teremos uma 2a metade do mes de fevereiro com continuos WSW, e um março com algumas situações de SW´s ou N/NE´s mas com predominio da componente W/NW/N.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
boas:)
nos proximos dias espera-se frio, e domingo poderá ocorrer algum evento de sleet/neve a cotas baixas no pré frontal e no norte.
após isto seremos afectados por uma depressão cavada que trará tempo ameno e chuva/ventos pontualmente moderados a fortes.
na 3f há possibilidade de reintensificação da baixa, para já não se esperam acontecimentos mais extremos, apenas os tipicos relacionados com o vento e chuva.
no medio e longo prazo há uma tendencia de colocar "carreiras" de depressões a progredir ás nossas latitudes, dando origem a tempo ameno e humido...talvez uma repetição do que já ocorreu em dez-jan.
espera-se no logo prazo a establilização do vortice polar no atl. norte, com vastos campos depressionarios sobre o atlantico, europa e mediterraneo, e um AA a fortalecer-se na zona dos açores-canarias-PI.
espero um retorno á tipica NAO- até finais do mes, com as cristas que invaginavam até ao polo a ficarem cada vez mais reduzidas, o AA a fortalecer-se e o AMP/AT siberiano/AT canadiano a desfalecerem.
teremos uma 2a metade do mes de fevereiro com continuos WSW, e um março com algumas situações de SW´s ou N/NE´s mas com predominio da componente W/NW/N.

Como é que sabes o que se vai passar em Março?...tens alguma bola de cristal? nem se sabe o que se vai passar daqui a 8 dias quanto mais daqui a um mês! E descupem-me este off-topic mas eu sou mesmo céptico em relação à possibidade de previsões a longo prazo...muito mais quando utilizamos apalavra "teremos"...seria mais sensato dizer poderemos ter...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Como é que sabes o que se vai passar em Março?...tens alguma bola de cristal? nem se sabe o que se vai passar daqui a 8 dias quanto mais daqui a um mês! E descupem-me este off-topic mas eu sou mesmo céptico em relação à possibidade de previsões a longo prazo...muito mais quando utilizamos apalavra "teremos"...seria mais sensato dizer poderemos ter...


sabes, eu tambem não gosto muito de sazonais...normalmente os modelos sasonais são muito tendenciosos...parciais, dao ideia de estarem viciados ao colocar sempre calor, frio, chuva, seca....;)
mas por vezes há situações que se destacam, por serem menos comuns, talvez se não tivessem ocorrido tantas depressões de 980-990hpa antes de 23/dez, alguem teria notado naquela de 987hpa e inferido que de facto haveriam condições para ocorrer algo que não se esperava;)
a norma, o habito tira um pouco de juizo critico ás pessoas, esconde-lhes os detalhes:thumbsup:
eu, observando o actual padrão, comparando com outros parecidos que já presenciei, consigo, neste momento, afirmar com alguma segurança que esta primavera será, primeiro chuvosa e amena, tendendo para o quente no final e que o verão será quente, talvez similar a 03-04;)
este padrão actual é para mim familiar e tenho um feeling...tipo quase que persistentemente noto pequenas mudanças que fortalecem a minha ideia, por ex, com um PDO- terás aguas frias no pacifico, com maior estabilidade de niveis baixos o que resultará num bom cinturão anticiclonico, esse cinturão deverá manter as baixas termicas no interior americano estendeno-se ao atlantico, dado isto o AA deverá preferir localizaçoes mais estaveis a NE, portanto sobre ou a norte de PI, num bloqueio eficaz.
as anomalias termicas no atlantico não serão muito relevantes, pelo que, espero um AA forte mas não demasiado, portanto um retorno a um padrão modesto de NAO neutra.
o sol esta a aumentar o input de energia, ou seja, esta a ficar mais activo.
o jet que tem andado meio "aparvalhado" talvez acabe por estabilizar um pouco (apesar do verao ser normalmente muito instavel no que toca á circulação nas medias e altas latitudes do HN).
a causa desta instabilidade no inverno foi a instabilidade no outono ( tudo começou em set-out), desde cedo grandes trocas de energia se mantiveram entre o polo e o equador, esta actividade simplesmente destruiu os bloqueios...na primavera/verao o normal é q entremos numa fase estavel de reorganização depois da barafunda..
normalmente só se determina um padrão para uma estação quando se esta perto da transição para essa estação e começam-se a denotar certas tendencias, que são impossiveis de determinar para outra altura, por ex. se o outono foi instavel isso nao nos diz nada sobre o verao prox, mas diz-nos algo sobre o inverno..
portanto estes entre outros factores levam-me a ter as certezas suficientes para expor aqui a minha ideia da "coisa":p

nos proximos dias, como as depressões parecem deslocar-se para sul, e o jet ainda está fraco ( o que pode ter efeitos imprevisiveis)...talvez possam ocorrer surpresas...começo a achar interessantes algumas baixas modeladas...
no medio prazo o ecm e GFS manteem uma situação de vortice polar a norte e storm track entre o leste americano e a europa/mediterraneo, e parece algo bem estavel, com a regressão das anomalias de gp/SLP na gronelandia..as cristas delgadas que se formavam devido ao fraco jet parecem estar a definhar.....
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
sabes, eu tambem não gosto muito de sasonais...normalmente os modelos sasonais são muito tendenciosos...parciais, dao ideia de estarem viciados ao colocar sempre calor, frio, chuva, seca....;)
mas por vezes há situações que se destacam, por serem menos comuns, talvez se não tivessem ocorrido tantas depressões de 980-990hpa antes de 23/dez, alguem teria notado naquela de 987hpa e inferido que de facto haveriam condições para ocorrer algo que não se esperava;)
a norma, o habito tira um pouco de juizo critico ás pessoas, esconde-lhes os detalhes:thumbsup:
eu, observando o actual padrão, comparando com outros parecidos que já presenciei, consigo, neste momento, afirmar com alguma segurança que esta primavera será, primeiro chuvosa e amena, tendendo para o quente no final e que o verão será quente, talvez similar a 03-04;)
este padrão actual é para mim familiar e tenho um feeling...tipo quase que persistentemente noto pequenas mudanças que fortalecem a minha ideia, por ex, com um PDO- terás aguas frias no pacifico, com maior estabilidade de niveis baixos o que resultará num bom cinturão anticiclonico, esse cinturão deverá manter as baixas termicas no interior americano estendeno-se ao atlantico, dado isto o AA deverá preferir localizaçoes mais estaveis a NE, portanto sobre ou a norte de PI, num bloqueio eficaz.
as anomalias termicas no atlantico não serão muito relevantes, pelo que, espero um AA forte mas não demasiado, portanto um retorno a um padrão modesto de NAO neutra.
portanto estes entre outros factores levam-me a ter as certezas suficientes para expor aqui a minha ideia da "coisa":p

Sim...da maneira como fundamentas a "coisa" realmente tens toda a legitimidade para o fazer! E sem duvida os teus posts são na minha opinão de grande utilidade ao Fórum, só que e respeitando o teu feeling acho que a "coisa" é e sempre foi demasiado complexa para que o homem, pelo menos até à data conseguisse prever com alguma certeza o que se passará de uma estação para a outra e eu sou sincero quanto a isso, não acredito em previsões sazonais! E é perfeitamente normal que uma Primavera seja amena a tender para o quente no final e que o Verão seja quente em Portugal...o contrário é que seria de estranhar o Verão é sempre quente umas vezes mais outras menos...mas frio não é, poderão acontecer alguns dias mais frios, mas mesmo nesses dias mais frios de Verão não ligas o aquecimento! Por isso o Verão é quente e isso não é novidade! Frio está hoje em Bragança que já vamos com -3.1º!!!
E já agora só irei colocar mais 3 posts o post 1000 será guardado para anunciar a neve em Bragança...nem que seja para o ano!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sim...da maneira como fundamentas a "coisa" realmente tens toda a legitimidade para o fazer! E sem duvida os teus posts são na minha opinão de grande utilidade ao Fórum, só que e respeitando o teu feeling acho que a "coisa" é e sempre foi demasiado complexa para que o homem, pelo menos até à data conseguisse prever com alguma certeza o que se passará de uma estação para a outra e eu sou sincero quanto a isso, não acredito em previsões sazonais! E é perfeitamente normal que uma Primavera seja amena a tender para o quente no final e que o Verão seja quente em Portugal...o contrário é que seria de estranhar o Verão é sempre quente umas vezes mais outras menos...mas frio não é, poderão acontecer alguns dias mais frios, mas mesmo nesses dias mais frios de Verão não ligas o aquecimento! Por isso o Verão é quente e isso não é novidade! Frio está hoje em Bragança que já vamos com -3.1º!!!

sim, claro
mas entende que eu não estou a ser redundante, o padrao parece pacivel de proporcionar um verao bastante quente...com alguma convecçao...se o AA ficar nas ilhas britanicas muito tempo e tivermos um bom bloqueio e fluxos de N/E continuos e associados a massas de ar quente...pode ser que se porporcione alguma onda de calor mais forte como não viamos desde ha uns anitos...
tabem algum embolsamento de ar frio a vir de norte poderia ter consequencias interessantes:D
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
sim, claro
mas entende que eu não estou a ser redundante, o padrao parece pacivel de proporcionar um verao bastante quente...com alguma convecçao...se o AA ficar nas ilhas britanicas muito tempo e tivermos um bom bloqueio e fluxos de N/E continuos e associados a massas de ar quente...pode ser que se porporcione alguma onda de calor mais forte como não viamos desde ha uns anitos...
tabem algum embolsamento de ar frio a vir de norte poderia ter consequencias interessantes:D

Não ponho em dúvida os argumentos que apresentas, só acho que as coisas não são lineares e de um momento para o outro tudo pode mudar...!Por isso acho que as afirmações nunca poderão ser feitas de forma imperativa mas sim como uma mera hipótese (e mais uma vez sem dúvida que não és redundante e que fundamentas e bem o que dizes, não é isso que está em questão), no entanto certezas nunca! E não vou gastar o meu post 1000 em "redundâncias" (vou guardar para a neve), e mais aínda que de certeza mais um post destes e os nossos amigos moderadores mandam-nos ir para o messenger conversar!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Afinal , até onde ? (a vista alcança?)
Essa questão é sempre chão que dá uvas :
Uns julgam que pode ser mais adiante e apresentam provas
como outrora tal já tenha ocorrido, esquecendo as vezes que o prometido
não foi verificado ;
-outros não acreditam que se possa ver mais do que o que se vê,
sonegando esta realidade de cada vez mais ,vermos mais além.
Também acho que Março é um pouco lá longe,
quanto mais o próximo Verão,
mas penso que a maior parte do Fevereiro estará traçado,
O avanço na previsão nos últimos 30, 40 anos é já por si , absolutamente notável,independentemente de vermos hoje mais longe ou mais perto.
Vemos ,seguramente, uma enormidade, face ao discortinado à altura.

O que aí vem?
Para final de Domingo/Segunda ? Para daqui a nada?
Algumas certezas , claro, já aqui ( bem) explanadas.
Mas nas especificidades, no fundo naquilo que por ora , estamos mais interessados,o rol de incertezas, que uma situação com estas características ainda encerra é tão vasto,
que acaba por ser o potenciador deste nosso colectivo fascínio.
Para depois deste "daqui a nada" emocionante , para o resto da semana,
ainda há horizonte para certezas:
Longe estará a Primavera. Que pele vai vestir este "mais Inverno anunciado" ?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos e tal como e muito bem o Stormy já referiu nos proximos dias teremos tempo de Inverno mas sem nada de especial a ocorrer.
Assim teremos entre a noite de Domingo e Quarta (especialmente de manhã) a ocorrer de aguaceiros que na sua grande maioria serão bastante fracos mas com alguns periodos moderados a fortes, isto na região sul .... mas sem nada de especial.

Ao longo do tempo há uma diminuição da instabilidade, e um enfraquecimento do NAO - (de forma muito suave)
Em relação a Março para já parece que pode ser chuvoso mas é verdade que geralmente nesta estação que os modelos começam a falhar mais .....

Em relação ao cepticismo de muitos em relação aos modelos sazonais estes funcionam de forma diferentes dos modelos a 15 dias, e têm estado muito certinhos em relação ás previsões .... e se calhar muitos olham é aos sites errados.. !!
Em relação a isso somente NOAA, ECM e METOFFICE inspiram-me confiança !!

Mesmo a 15 dias os modelos tem estado muito certos em relação ás tendencias de tempo ...

Dias com muita precipitação diária já não espero mais nada este ano (>40 mm), e parece-me que este Inverno embora chuvoso tem sido muito soft em relação a coisas extremas ....

Já fugi um bocado ao tópico fiquem bem ...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Dias com muita precipitação diária já não espero mais nada este ano (>40 mm), e parece-me que este Inverno embora chuvoso tem sido muito soft em relação a coisas extremas ....

Uma ciclogénese explosiva que originou ventos superiores a 200 km/h;
Um dia com mais de 200 mm de precipitação em alguns locais da Madeira;
Um grande nevão em locais onde raramente neva, como Elvas ou Castelo Branco...

Soft em eventos extremos? Não me parece, e o inverno ainda nem acabou.

Quanto a modelos, parece quase certo um bom nevão, pricipalmente no interior centro, a cotas muito baixas, no início do evento até poderá ser a qualquer cota, e os locais acima dos 500 m a norte do Tejo deverão ter excelentes acumulações de neve. O nordeste do país terá igualmente neve, mas em menor quantidade, uma vez que a frente chegará lá com menor actividade. Não descartaria surpresas em localizações próximas do litoral a norte do Douro, mas muito menos prováveis que a 10 de Janeiro. E também é provável alguma trovoada nas regiões do sul, onde, por exemplo em Faro se esperam cerca de 70 mm (superior à normal de Fevereiro) entre a noite de Domingo e a tarde de Terça.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
sabes, eu tambem não gosto muito de sazonais...normalmente os modelos sasonais são muito tendenciosos...parciais, dao ideia de estarem viciados ao colocar sempre calor, frio, chuva, seca....;)
mas por vezes há situações que se destacam, por serem menos comuns, talvez se não tivessem ocorrido tantas depressões de 980-990hpa antes de 23/dez, alguem teria notado naquela de 987hpa e inferido que de facto haveriam condições para ocorrer algo que não se esperava;)
a norma, o habito tira um pouco de juizo critico ás pessoas, esconde-lhes os detalhes:thumbsup:
eu, observando o actual padrão, comparando com outros parecidos que já presenciei, consigo, neste momento, afirmar com alguma segurança que esta primavera será, primeiro chuvosa e amena, tendendo para o quente no final e que o verão será quente, talvez similar a 03-04;)
este padrão actual é para mim familiar e tenho um feeling...tipo quase que persistentemente noto pequenas mudanças que fortalecem a minha ideia, por ex, com um PDO- terás aguas frias no pacifico, com maior estabilidade de niveis baixos o que resultará num bom cinturão anticiclonico, esse cinturão deverá manter as baixas termicas no interior americano estendeno-se ao atlantico, dado isto o AA deverá preferir localizaçoes mais estaveis a NE, portanto sobre ou a norte de PI, num bloqueio eficaz.
as anomalias termicas no atlantico não serão muito relevantes, pelo que, espero um AA forte mas não demasiado, portanto um retorno a um padrão modesto de NAO neutra.
o sol esta a aumentar o input de energia, ou seja, esta a ficar mais activo.
o jet que tem andado meio "aparvalhado" talvez acabe por estabilizar um pouco (apesar do verao ser normalmente muito instavel no que toca á circulação nas medias e altas latitudes do HN).
a causa desta instabilidade no inverno foi a instabilidade no outono ( tudo começou em set-out), desde cedo grandes trocas de energia se mantiveram entre o polo e o equador, esta actividade simplesmente destruiu os bloqueios...na primavera/verao o normal é q entremos numa fase estavel de reorganização depois da barafunda..
normalmente só se determina um padrão para uma estação quando se esta perto da transição para essa estação e começam-se a denotar certas tendencias, que são impossiveis de determinar para outra altura, por ex. se o outono foi instavel isso nao nos diz nada sobre o verao prox, mas diz-nos algo sobre o inverno..
portanto estes entre outros factores levam-me a ter as certezas suficientes para expor aqui a minha ideia da "coisa":p

nos proximos dias, como as depressões parecem deslocar-se para sul, e o jet ainda está fraco ( o que pode ter efeitos imprevisiveis)...talvez possam ocorrer surpresas...começo a achar interessantes algumas baixas modeladas...
no medio prazo o ecm e GFS manteem uma situação de vortice polar a norte e storm track entre o leste americano e a europa/mediterraneo, e parece algo bem estavel, com a regressão das anomalias de gp/SLP na gronelandia..as cristas delgadas que se formavam devido ao fraco jet parecem estar a definhar.....

Concordo que, analisando as teleconxeões e a dinâmica actual da atmosfera se possa estabelecer uma tendência para as semanas seguintes. Mas acho que para além do mês, mês e meio, é futurologia. Referes a PDO- como a causadora de um verão quente e convectivo. Ora, como o nome indica essa teleconexão tem variabilidade decadal, geralmente muda de sinal de 20 em 20 anos, ou até mais, e certamente que não teremos 20 verões quentes consecutivos. Estabelecer uma previsão para o verão quando, por exemplo, o Niño da região 3.4 para Julho, tanto pode ser de +2 como de -0,5 é pôr a carroça à frente dos bois. Quando ainda não há sequer uma tendência definida para todas as teleconexões, não se podem estabelecer tendências para as condições atmosféricas numa dada região.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Uma ciclogénese explosiva que originou ventos superiores a 200 km/h;
Um dia com mais de 200 mm de precipitação em alguns locais da Madeira;
Um grande nevão em locais onde raramente neva, como Elvas ou Castelo Branco...

Soft em eventos extremos? Não me parece, e o inverno ainda nem acabou.

Quanto a modelos, parece quase certo um bom nevão, pricipalmente no interior centro, a cotas muito baixas, no início do evento até poderá ser a qualquer cota, e os locais acima dos 500 m a norte do Tejo deverão ter excelentes acumulações de neve. O nordeste do país terá igualmente neve, mas em menor quantidade, uma vez que a frente chegará lá com menor actividade. Não descartaria surpresas em localizações próximas do litoral a norte do Douro, mas muito menos prováveis que a 10 de Janeiro. E também é provável alguma trovoada nas regiões do sul, onde, por exemplo em Faro se esperam cerca de 70 mm (superior à normal de Fevereiro) entre a noite de Domingo e a tarde de Terça.

Se eu digo Já não espero, quer dizer já não espero, e não ocorreram fenómenos extremos no sentido mais de precipitação, porque houve fenómenos locais mesmo aqui interessantes ..... como dei conta aqui neste espaço !!
Já agora referia-me aqui ao Algarve e mesmo ao sul porque de resto não sei ... e por isso quer dizer já não espero e não tive ....
Sei que na madeira ocorreram mais de 200 mm de precipitação em 24h e nos Açores provavelmente também ....
E na Serra da Estrela provavelmente também e no Porto num dia houve mais de 130 mm, tendo repetido quase esse valor mais uma ou duas vezes....
Sei muito bem que houve episódeo de vento de 200 km no litoral Oeste numa faixa de 30 km !!
Sei tb que houve os denominados pela imprensa de "mini-tornados" muito localizados ... mesmo aqui no sul
Sei que nevou no Porto ....

Sei isso tudo mas também sei que aqui no Algarve tb já tivemos noutros anos episódeos de mais de 100 mm em 24 horas e gostava de tivesse voltado a haver este ano :D
Mas como isto não é tópico do "Saudosismo" nem das "Lamentações" vamos encerrar o assunto por aqui .....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas:)
amanhã começa a chover por aqui, a meio da tarde, ainda com iso 0º e uns 4-5º em superficie....sobra uma janela de esperanças:rolleyes:
talvez comece a chover com cotas 400-500, aqui na louriceira, subindo para 1200-1400 durante o resto da tarde e noite para 2f:thumbsup:
depois....tempo invernal....fresco ventoso com o sul a levar com 50-100mm nos proximos 8 dias:D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Se eu digo Já não espero, quer dizer já não espero, e não ocorreram fenómenos extremos no sentido mais de precipitação, porque houve fenómenos locais mesmo aqui interessantes ..... como dei conta aqui neste espaço !!
Já agora referia-me aqui ao Algarve e mesmo ao sul porque de resto não sei ... e por isso quer dizer já não espero e não tive ....
Sei que na madeira ocorreram mais de 200 mm de precipitação em 24h e nos Açores provavelmente também ....
E na Serra da Estrela provavelmente também e no Porto num dia houve mais de 130 mm, tendo repetido quase esse valor mais uma ou duas vezes....
Sei muito bem que houve episódeo de vento de 200 km no litoral Oeste numa faixa de 30 km !!
Sei tb que houve os denominados pela imprensa de "mini-tornados" muito localizados ... mesmo aqui no sul
Sei que nevou no Porto ....

Sei isso tudo mas também sei que aqui no Algarve tb já tivemos noutros anos episódeos de mais de 100 mm em 24 horas e gostava de tivesse voltado a haver este ano :D
Mas como isto não é tópico do "Saudosismo" nem das "Lamentações" vamos encerrar o assunto por aqui .....

Saudosismos à parte, acho que Segunda e Terça podes ter aí pelo Algarve algum evento interessante. Quase toda a precipitação, segundo o GFS, será de origem convectiva, o centro da depressão muito próximo e com pressão baixa. Eu não descartaria que alguns locais no Algarve pudessem acumular esses 100 mm em pouco mais de 24h.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem, desinteressante não serão os próximos dias para muitos. Para 2ªfeira mantém-se um cenário com o cavamento de uma depressão de Oeste. Se os timings que estão nas últimas saídas se mantiverem poderá nevar no interior norte e centro com cotas entre os 300 e 600 metros, e no centro-centro/norte penso que pode mesmo ser um evento mais significativo. Escusado será dizer que algumas coisas ainda podem mudar, embora já estejamos a uma distância confortável.


Vento/Pressão e T2

depf.jpg


Se uma depressão naquela localização nunca é boa para neve a cotas baixas e litoral porque arrastará algum calor nos níveis médios, esse facto é compensado no interior norte e centro pelo frio acumulado nas primeiras horas da madrugada e manhã de Segunda-feira, daí a importância do timing referido, da chegada da precipitação. Além disso nos níveis altos há compensação com frio, com a ISO -20 aos 500hPa a estender-se até à Madeira, e claro, há toda uma inércia da atmosfera que agora é diferente da dos últimos meses, em que havia uma inércia quente e agora temos uma inércia fria como muito bem se viu nos últimos dias.


T500, T850 e Precipitação
dep2.jpg



Por exemplo, um perfil promissor para a região de Viseu:

soundh.gif



O ECMWF, não andará muito longe do GFS, talvez ligeiramente menos favorável.

ecm.gif





No restante país o cenário não é de neve mas temos uma depressão com um cavamento ainda de assinalar, que trará ventos e instabilidade, e precipitação localizada por vezes forte quando associada ao vento e a CAPE, sobretudo a sul na noite de Domingo e 2ªfeira. Os efeitos desta depressão vão manter-se até quarta-feira de forma repartida por todo o país, mas mais significativo na metade sul.

Animação vento e pressão

(clicar)


Animação Precipitação
(clicar)






Para o final da próxima semana, desenha-se uma possível entrada marítima de norte/noroeste, a ver se anima um pouco as Serras do noroeste.