Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Estive a ver esta saida, e desculpem-me lá mas não vi grande coisa de interessante:(, só é mais interessante é no sul, mas peço desculpa posso ter visto mal.
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Estive a ver esta saida, e desculpem-me lá mas não vi grande coisa de interessante:(, só é mais interessante é no sul, mas peço desculpa posso ter visto mal.

Depois do post 100% elucidativo do Vince ainda dizes que não vês nada de interessante :D vai la ver outra vez ;)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Depois do post 100% elucidativo do Vince ainda dizes que não vês nada de interessante :D vai la ver outra vez ;)

A respeito de Precipitação não vejo nada de jeito, só no sul:unsure:, o que me está a fazer confusão é a pressão ser tão baixa e a chuva não é grande coisa, podem-me esplicar porquê.
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
boas:)
amanhã começa a chover por aqui, a meio da tarde, ainda com iso 0º e uns 4-5º em superficie....sobra uma janela de esperanças:rolleyes:
talvez comece a chover com cotas 400-500, aqui na louriceira, subindo para 1200-1400 durante o resto da tarde e noite para 2f:thumbsup:

Quando vi as previsões para 2a f do IM e vi cotas de 400 m mais uma vez fiquei com esperança de ver neve por aqui, pois o nevão que é recordado por aqui foi no carnaval.

Mas agora quando li o teu post vi que então 2a não parece o melhor dia.

Quais serão as hipóteses aqui para o extremo sul da beira baixa?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação ao que a malta do Norte gosta parece-me que poderão ter boas no Marão e Serra da Estrela lá para Terça !!
Mas .......

Bolas já me esquecia da noite de Domingo e qui sa Madrugada de Terça,
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A respeito de Precipitação não vejo nada de jeito, só no sul:unsure:, o que me está a fazer confusão é a pressão ser tão baixa e a chuva não é grande coisa, podem-me esplicar porquê.

Desse ponto de vista a pressão só por si não quer dizer nada, não existe uma relação directa entre pressão e precipitação, interessa é toda a movimentação do ar, quer movimento horizontal quer vertical, os diversos forçamentos, humidade, temperaturas, e os diversos fenómenos que sucedem ou podem não suceder associados a uma depressão, e essas coisas não sucedem em todo o lado e da mesma forma. Podes ter uma depressão extremamente cavada e não chover quase nada (por exemplo como sucedeu em Dezembro no Oeste) e podes ter uma depressão convectiva com pressões bastante altas, 1010hPa por exemplo, e chover torrencialmente.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Desse ponto de vista a pressão só por si não quer dizer nada, não existe uma relação directa entre pressão e precipitação, interessa é toda a movimentação do ar, quer movimento horizontal quer vertical, os diversos forçamentos, humidade, temperaturas, e os diversos fenómenos que sucedem ou podem não suceder associados a uma depressão, e essas coisas não sucedem em todo o lado e da mesma forma. Podes ter uma depressão extremamente cavada e não chover quase nada (por exemplo como sucedeu em Dezembro no Oeste) e podes ter uma depressão convectiva com pressões bastante altas, 1010hPa por exemplo, e chover torrencialmente.

Assim o que é que ai vêm de interessante:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Assim o que é que ai vêm de interessante:huh:

Penso que o post é suficientemente explicito, mas eu não sei o que é interessante para esta ou aquela pessoa ou este ou aquele local. Falei em termos gerais, obviamente em termos de neve a coisa é interessante apenas para uns locais, em termos de chuva para outros, vento idem, etc, etc.
Neve no interior norte e centro na 2ªfeira, podendo eventualmente ser um episódio ainda significativo no centro-centro/norte, e noutras regiões vento por vezes forte e alguma chuva que poderá ser localmente forte quando associada a vento e ao CAPE, como acontece no extremo sul por exemplo de Domingo para 2ªfeira e dia de 2ªfeira. Sendo que os efeitos vão sendo repartidos pelo restante país até quarta-feira conforme a evolução da depressão, mas com menos instabilidade do que sucede por exemplo na metade ou terço sul na 2ªfeira.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Penso que o post é suficientemente explicito, mas eu não sei o que é interessante para esta ou aquela pessoa ou este ou aquele local. Falei em termos gerais, obviamente em termos de neve a coisa é interessante apenas para uns locais, em termos de chuva para outros, vento idem, etc, etc.
Neve no interior norte e centro na 2ªfeira, podendo eventualmente ser um episódio ainda significativo no centro-centro/norte, e noutras regiões vento por vezes forte e alguma chuva que poderá ser localmente forte quando associada a vento e ao CAPE, como acontece no extremo sul por exemplo de Domingo para 2ªfeira e dia de 2ªfeira. Sendo que os efeitos vão sendo repartidos pelo restante país até quarta-feira conforme a evolução da depressão, mas com menos instabilidade do que sucede por exemplo na metade ou terço sul na 2ªfeira.

há então quer dizer que só o sul é que vai ter mais festa, e no resto do pais vamos ter chuva ou aguaceiros mas menos intensos certo:huh:
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Para se ter uma ideia da quantidade de precipitação espectável ela está relacionada com o conteúdo em água precipitável da massa de ar que nos afectará.
O ar tropical tem um maior conteúdo em água precipitável que o ar polar.
Ora para o dia 15 de Fevereiro às 00 horas (último perfil disponibilizado para Lisboa, em termos de previsão - Centro Europeu) o valor de água precipitável proposto é de 21 mm...o que não sendo um valor muito elevado, para a nossa latitude, já é significativo...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quando vi as previsões para 2a f do IM e vi cotas de 400 m mais uma vez fiquei com esperança de ver neve por aqui, pois o nevão que é recordado por aqui foi no carnaval.

Mas agora quando li o teu post vi que então 2a não parece o melhor dia.

Quais serão as hipóteses aqui para o extremo sul da beira baixa?

ai, mais no interior, é possivel que as cotas permanecam baixas ou medias (abaixo de 800m) até á manhã de 2f:thumbsup:
aqui na louriceira é que não, foi isso que explicitei no post anterior;)
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
há então quer dizer que só o sul é que vai ter mais festa, e no resto do pais vamos ter chuva ou aguaceiros mas menos intensos certo:huh:

Fim de Domingo e Segunda - Chuva em todo o Continente, intensa no Centro e Sul, moderada no restante território...Neve no interior norte e centro, vento em todo o território e trovoadas no Centro e Sul ;)
 

mirra

Cumulus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
137
Local
Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
de run para run o GFS parece insistir em baixas temperaturas para os proximos dias, associados a precipitação.
Ainda faltam algumas horas, mas tambem já não faltam muitas.
é necessario agora que as insistencias (que ja duram ha alguns "dias") agora se mantenham.