Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Aquela depressão esquisita de amanhã já quase eliminou a precipitação sendo que o modelo HIRLAM dá o sistema a roçar muito ligeiramente no Algarve com precipitação máximo de 10 mm somente .....
o GFS diz que ainda poderá chegar aos 20 mm ....

Maldito vento de Nordeste e o seu frio em altura e baixa que vai dar cabo desta depressão quando chega a terra sendo que praticamente dissipa-se em antes de chegar ao Algarve :sad::angry::angry:

o Modelo HIRLAM e o GFS dava precipitação entre 50 a 100 mm/6h a Sudoeste de Sagres mas cada vez está pior .......

Podia ser um evento histórico mas o vento forte de Nordeste deu cabo de tudo ...

Podes crer Aurélio, existe sempre alguma coisa, quando existe probabilidades de termos um evento que deixe 100 mm num dia, há muitos anos, que não chove num dia 100 mm, tinha que vir o vento de nordeste e estragar tudo como sempre.:disgust::disgust:
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Podes crer Aurélio, existe sempre alguma coisa, quando existe probabilidades de termos um evento que deixe 100 mm num dia, há muitos anos, que não chove num dia 100 mm, tinha que vir o vento de nordeste e estragar tudo como sempre.:disgust::disgust:

Custa-me dizer isto (pois em condições normais estou sempre desejoso de um evento como esses, sempre a desejar que as tempestades severas passem mesmo por cima de mim!:D), mas nesta altura, com os terrenos encharcados como estão, se caissem 100mm num dia aqui no Algarve, era o caos geral! Iria provocar estragos de certeza! Se calhar até é melhor que a precipitação tenha sido reduzida! Ainda assim, e com as surpresas que os modelos nunca "modelam" e que podem sempre aparecer, poderá ser uma situação interessante e com precipitação significativa! 30 a 40 mm também não seria nada mau! E não é de descurar que esta próxima run das 12h possa mudar ligeiramente a situação, ou seja, aumentar um pouco a precipitação! É aguardar mais um pouco...;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Que depressão tão esquisita esta ...
Agora pro final do dia intensifica-se ao largo da costa de África, e aproveitando esses ventos que normalmente sopram de sul (em altitude pelo menos) nessa zona vai subindo ao largo da costa Africana rumando sempre a direcção a norte e depois amanhã de amanhã estaciona o seu centro a Sudoeste de Sagres colocando uma faixa de precipitação intensa no mar entre Lisboa e o Golfo de Cadiz mas depois não evolui terra a dentro ... mas sim ao largo da costa até se dissipar ao largo da costa ...

Acham que pode existir surpresas que os modelos não prevejam nomeadamente a forma como esta evoluirá ...
É que mesmo a menos de 24 horas ainda não vejo o seu desenvolvimento bem definido no que á precipitação diz respeito .....

VINCE ... Onde estás quando precisamos de ti ?? :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Que depressão tão esquisita esta ...
Agora pro final do dia intensifica-se ao largo da costa de África, e aproveitando esses ventos que normalmente sopram de sul (em altitude pelo menos) nessa zona vai subindo ao largo da costa Africana rumando sempre a direcção a norte e depois amanhã de amanhã estaciona o seu centro a Sudoeste de Sagres colocando uma faixa de precipitação intensa no mar entre Lisboa e o Golfo de Cadiz mas depois não evolui terra a dentro ... mas sim ao largo da costa até se dissipar ao largo da costa ...

Acham que pode existir surpresas que os modelos não prevejam nomeadamente a forma como esta evoluirá ...
É que mesmo a menos de 24 horas ainda não vejo o seu desenvolvimento bem definido no que á precipitação diz respeito .....

VINCE ... Onde estás quando precisamos de ti ?? :D

Realmente, a tão pouca distância, e o GFS ainda não sacou duas saídas consecutivas iguais. Acho mais seguro seguir a previsão do ECM que está no site do IM.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
acho bem provavel na manha de domingo haver um bom nevao aí aqui no interior as runs tem vindo a melhorar parece me possivel ver neve aqui tambem na madrugada de domingo p

Muito no fio da navalha... Por um lado existe bastante precipitação e bastante frio no Sábado... Porém a depressão que está com tendência para entrar mais cedo varre o frio muito rapidamente. De qualquer forma também me parece que durante a madrugada / manhã de Domingo existem boas possibilidades de neve a cotas relativamente médias. Mas para a tarde a precipitação já deverá ser de chuva (tirando as cotas mais elevadas), pelo que eventuais acumulações serão "desfeitas" com o avançar do dia.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Muito no fio da navalha... Por um lado existe bastante precipitação e bastante frio no Sábado... Porém a depressão que está com tendência para entrar mais cedo varre o frio muito rapidamente. De qualquer forma também me parece que durante a madrugada / manhã de Domingo existem boas possibilidades de neve a cotas relativamente médias. Mas para a tarde a precipitação já deverá ser de chuva (tirando as cotas mais elevadas), pelo que eventuais acumulações serão "desfeitas" com o avançar do dia.



gens-8-0-90.png



se esta perturbacao estivesse certa seria um grande nevao mas concordo contigo esta muito no fio da navalha vamos esperar que melhore um pouco
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Veremos se amanha não teremos noticias de alguns locais do Sul por chuvas a mais e estragos pelo vento forte...Quanto a Domingo não destaco a neve porque o principal vai ser o vento muito forte tanto na madrugada de Domingo como depois ao fim do dia de Domingo e madrugada de Segunda assim como o mar e a chuva forte :) não refiro valores de vento para não alarmar :p mas também porque é apenas ai que pode ainda sofrer alterações seja para mais ou para menos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
bem...a depressão de amanhã vai ser algo perigosa para os nossos colegas do sul...a ondulação, vento e precipitação intensa (mas pouco convectiva) vão ser um problema.

domingo, ha outra ciclogenese violenta a W, esta afectará em plena pujança todo o territorio continental deixando ventos muito fortes, certamente a excederem os 100km.h de rajada e chuvas fortes e persistentes passando a aguaceiros instensos.
o estado do mar tambem ostenta algumas preocupaçoes..
a baixa é alimentada por ar muito quente e humido de sul com elevado theta-e e por ar frio maritimo vindo de N, colocando-se sobre aguas não muito frias, o ambiente energetico e as boas condiçoes do jet e da alta troposfera ( existe algum frio-gatilho nas redondezas da baixa) podem dar em alguma surpresa.
para já os modelos colocam uma pluma de ar quente no centro, ate aos 500hpa, o que evidencia bem a forte dinamica vertical da baixa:unsure:
chato seria a ocorrencia de uma intrusão estratosferica no quadrante sul, que destruiria a convecçao dada a subsidencia de ar seco...e muito mau mesmo era a ocorrencia de outro sting jet...:unsure:
após 2f outras baixas/frentes continuarão a influenciar o estado do tempo, dando origem a um fluxo estavel de WSW...indiçios da regreçao da AO- e estabilização de uma NAO- manteem-se, o que significa mais umas semanas de chuva e amenidade.
como disse, este ano o mau tempo só acaba para abril mas a epoca quente promete:thumbsup::p
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...
como disse, este ano o mau tempo só acaba para abril ...

Ele já foi neve e frio , vento e chuva, inúmeras vezes este Inverno.
Um pouco por todo o lado.
Contabilizar eventos invernosos já começa a ser extenuante.
Mas o rodopio promete continuar.
Ele é situações depressionárias vindas de sudoeste a afectar sobretudo Algarvios( e mais alguns vizinhos?) já para as próximas horas.
Ele é outras, que vindas de Oeste vão propiciar mais chuvas e ventos fortes persistentes e afectar quase todo o Continente,já para o fim de semana.
Ele é depois, os Sudoestes precipitosos, até onde a vista alcança.
É um fartar vilanagem, é o que é ,se compararmos com muitos Invernos transactos.
Se vai até Abril ?
Eh lá !
Por mim,não me importo.
Mas eu tenho este defeito de fabrico:
-vejo muito mal ao longe...
Até ao início de Março ainda consigo discortinar...
Depois?
Logo se verá .
E oh Stormy , prometo desde já , que , se este fartar durar até Abril,
marcarei consulta no oftalmologista com caracter de urgência...

Bons relatos , para os eventos que se avizinham.
"Habemos" Inverno...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Ele já foi neve e frio , vento e chuva, inúmeras vezes este Inverno.
Um pouco por todo o lado.
Contabilizar eventos invernosos já começa a ser extenuante.
Mas o rodopio promete continuar.
Ele é situações depressionárias vindas de sudoeste a afectar sobretudo Algarvios( e mais alguns vizinhos?) já para as próximas horas.
Ele é outras, que vindas de Oeste vão propiciar mais chuvas e ventos fortes persistentes e afectar quase todo o Continente,já para o fim de semana.
Ele é depois, os Sudoestes precipitosos, até onde a vista alcança.
É um fartar vilanagem, é o que é ,se compararmos com muitos Invernos transactos.
Se vai até Abril ?
Eh lá !
Por mim,não me importo.
Mas eu tenho este defeito de fabrico:
-vejo muito mal ao longe...
Até ao início de Março ainda consigo discortinar...
Depois?
Logo se verá .
E oh Stormy , prometo desde já , que , se este fartar durar até Abril,
marcarei consulta no oftalmologista com caracter de urgência...

Bons relatos , para os eventos que se avizinham.
"Habemos" Inverno...


Uma pausa não faria mal a ninguém... e até Abril ainda falta muito tempo...
Este Inverno tem dado "pano para mangas" aqui neste Fórum, ainda ninguém está cansado?;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quando tivemos quase dois anos em seca quem em Dezembro já era Severa não ouvi ninguém dizer ...
" Já estou farto da seca no sul do país " :D

Agora a sério o pessoal do Norte teve Outubro na média, Novembro e Dezembro acima da média, Janeiro na média e agora Fevereiro deve ficar acima da média e por isso é normal que esteja relavitamente farto do tempo de chuva.
Aqui no sul esta situação leva dois meses e apesar de estar sendo chuvoso não considero este Inverno extremamente chuvoso ... mas sim chuvoso !!

Mas como ainda não acabou ....

Já agora o pessoal do Norte a partir de agora é que vai ver mais chuva até Março, com várias situações de chuva forte !!