Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Uma pausa não faria mal a ninguém... e até Abril ainda falta muito tempo...
Este Inverno tem dado "pano para mangas" aqui neste Fórum, ainda ninguém está cansado?;)

Nada cansado, venha mais e melhor! :thumbsup::D
No Algarve já houve chuvadas de jeito aqui pelos Alentejos, nada de mais :cool:.

Olhando para os meteogramas baseados no GFS, parece-me que o frio já se vai despedindo de "nós Alentejo". Será que volta? :unsure:

266759metgram.gif
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
começa a tornar-se solida a tendencia de medio e longo prazo dos fluxos de WSW com o AA a fortalecer-se a sul ( madeira-açores) e os nucleos depressionarios a estacionar entre o leste americano e toda a europa e mediterraneo.
o AT siberiano começa a enfraquecer e a retornar para leste enquanto o AMP tambem se enfraquece.
o AT canadense tambem mostra sinais de enfraquecimento e situa-se no norte do canadá em apofise com o termico da gronelandia.
este é o padrão normal de inverno, apesar do jet se situar um pouco a sul.
devido ao "acordar" do jet as cristas/perturbações de circulação tendem a acabar e as anomlias de gp/SLP anulam-se nas altas latitudes, dissipando-se a AO- e formando-se um storm track estavel.
espero as semanas vindouras bastante humidas e amenas embora a sul possam ocorrer pausas com periodos de bom tempo, tambem alguma depressão mais forte pode vir atringir-nos...

a situação de domingo proximo mantem-se um pouco assustadora, devo dizer, pois continuam a ser modeladas condiçoes meteorologicas muito adversas:unsure:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
..

a situação de domingo proximo mantem-se um pouco assustadora, devo dizer, pois continuam a ser modeladas condiçoes meteorologicas muito adversas:unsure:

Nem mais a situação de Domingo/Segunda continua a ser muito violenta em termos de vento especialmente no Litoral depende agora onde se situa o cento da depressão que será entre os 975 ou 970 e os 980hpa se o centro se situar na Galiza ou a Norte desta o pior será no Norte e Centro se o Centro da depressão de situar no Litoral Norte ai o pior seria no Centro e Sul :) veremos as próximas saídas porque o centro ainda vai bailar nas saídas seguintes. A chuva vai ser forte e muito persistente que vai provocar inundações e o mar vai estar muito mau mesmo!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
começa a tornar-se solida a tendencia de medio e longo prazo dos fluxos de WSW com o AA a fortalecer-se a sul ( madeira-açores) e os nucleos depressionarios a estacionar entre o leste americano e toda a europa e mediterraneo.
o AT siberiano começa a enfraquecer e a retornar para leste enquanto o AMP tambem se enfraquece.
o AT canadense tambem mostra sinais de enfraquecimento e situa-se no norte do canadá em apofise com o termico da gronelandia.
este é o padrão normal de inverno, apesar do jet se situar um pouco a sul.
devido ao "acordar" do jet as cristas/perturbações de circulação tendem a acabar e as anomlias de gp/SLP anulam-se nas altas latitudes, dissipando-se a AO- e formando-se um storm track estavel.
espero as semanas vindouras bastante humidas e amenas embora a sul possam ocorrer pausas com periodos de bom tempo, tambem alguma depressão mais forte pode vir atringir-nos...

a situação de domingo proximo mantem-se um pouco assustadora, devo dizer, pois continuam a ser modeladas condiçoes meteorologicas muito adversas:unsure:

Pois é o que eu estava a dizer ..... o Norte agora é sempre a reinar !!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nem mais a situação de Domingo/Segunda continua a ser muito violenta em termos de vento especialmente no Litoral depende agora onde se situa o cento da depressão que será entre os 975 ou 970 e os 980hpa se o centro se situar na Galiza ou a Norte desta o pior será no Norte e Centro se o Centro da depressão de situar no Litoral Norte ai o pior seria no Centro e Sul :) veremos as próximas saídas porque o centro ainda vai bailar nas saídas seguintes. A chuva vai ser forte e muito persistente que vai provocar inundações e o mar vai estar muito mau mesmo!!

Poderá acontecer, penso que é o termo mais correcto.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Poderá acontecer, penso que é o termo mais correcto.

Exactamente .... nem mais !!
Meus caros já vi os modelos errarem redondamente a 6h de distancia e muitas vezes darem mais de 30 a 40 mm em 6h, e depois chover fraco e cair prai 5 mm em 6h, e por isso quando existe uma previsão devemos sempre dizer "poderão ocorrer" !!

Olhem como hoje por exemplo sendo que vislumbro pelo satélite nuvens de desenvolvimento vertical mas que dão a ideia de que quando chegam a terra "PUFF" !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também concordo, há uma tendência nalguns membros do fórum que estão sempre muito bullish, de "arma muito carregada", é sempre grave e excepcional o que vem aí. Esses membros já se deram ao trabalho de fazerem uma reflexão pessoal critica do que escrevem ao longo dos meses em dezenas de eventos comparando ao que depois se veio a verificar ? Temperaturas, intensidade do vento, acumulação de precipitação, etc,etc ? Esse trabalho de verificação seria um trabalho interessante que qualquer pessoa que gosta de fazer previsões e quer ser levada a sério deveria fazer. Talvez fiquem surpreendidos com os resultados desse estudo pessoal, e face aos resultados e respectiva análise e conclusões, poderem melhorar as previsões no futuro. Os poucos anos que levo disto ensinaram-me a ser muito prudente, cada vez mais prudente, e sobretudo aprender, que as maiores surpresas ou eventos excepcionais são quase sempre os imprevistos.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Os poucos anos que levo disto ensinaram-me a ser muito prudente, cada vez mais prudente, e sobretudo aprender, que as maiores surpresas ou eventos excepcionais são quase sempre os imprevistos.

Como por exemplo nesse gancho evidente,no dia dos ventos excepcionais no Oeste. Ninguem estava á espera daquilo.

Para já o que parece evidente é a grande ondulação que vamos ter.6/7/8 metros de ondulação de Sudoeste é suficiente para termos ondulação muito forte na Costa virada a Sul,como no Algarve de Sagres para Este,e na zona entre Cascais e Cruz Quebrada,zonas não tão habituadas a grandes ondulações como no litoral Ocidental. Outro facto a realçar será o vento. O Windguru neste momento dá 35 nós de valor médio ( por volta dos 65 km/hora ) para Carcavelos,o que é vento muito forte.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Também concordo, há uma tendência nalguns membros do fórum que estão sempre muito bullish, de "arma muito carregada", é sempre grave e excepcional o que vem aí. Esses membros já se deram ao trabalho de fazerem uma reflexão pessoal critica do que escrevem ao longo dos meses em dezenas de eventos comparando ao que depois se veio a verificar ? Temperaturas, intensidade do vento, acumulação de precipitação, etc,etc ? Esse trabalho de verificação seria um trabalho interessante que qualquer pessoa que gosta de fazer previsões e quer ser levada a sério deveria fazer. Talvez fiquem surpreendidos com os resultados desse estudo pessoal, e face aos resultados e respectiva análise e conclusões, poderem melhorar as previsões no futuro. Os poucos anos que levo disto ensinaram-me a ser muito prudente, cada vez mais prudente, e sobretudo aprender, que as maiores surpresas ou eventos excepcionais são quase sempre os imprevistos.

Sei que é este o tópico de Seguimento e Previsão do Tempo e Modelos, mas ainda assim, tenho de fazer eco do que o Vince disse porque realmente é uma grande verdade. ;) :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Também concordo, há uma tendência nalguns membros do fórum que estão sempre muito bullish, de "arma muito carregada", é sempre grave e excepcional o que vem aí. Esses membros já se deram ao trabalho de fazerem uma reflexão pessoal critica do que escrevem ao longo dos meses em dezenas de eventos comparando ao que depois se veio a verificar ? Temperaturas, intensidade do vento, acumulação de precipitação, etc,etc ? Esse trabalho de verificação seria um trabalho interessante que qualquer pessoa que gosta de fazer previsões e quer ser levada a sério deveria fazer. Talvez fiquem surpreendidos com os resultados desse estudo pessoal, e face aos resultados e respectiva análise e conclusões, poderem melhorar as previsões no futuro. Os poucos anos que levo disto ensinaram-me a ser muito prudente, cada vez mais prudente, e sobretudo aprender, que as maiores surpresas ou eventos excepcionais são quase sempre os imprevistos.

Eu apenas refiro alguma coisa quando tenho a certeza do que vai acontecer ok que as vezes pode não ser tão extremos assim mas também não acaba por ficar um lindo dia de sol que eu saiba, e se pegar nas previsões que fiz noutros eventos ou até neste não vejo onde esta assim uma discrepância tão grande mas enfim são opiniões, claro que tem alguns que exageram mas nem é esse o meu caso apenas digo o que vejo nos modelos e nas tendências deles...

Quanto a Domingo volto a dizer o mesmo vai ser um dia de forte temporal (vento) só não seria se a depressão se afastasse muito que não me parece ser o caso de resto vai chover muito e o mar vai estar bravo.

Aqui é para se falar nos modelos e é o que tenho feito, não atiro palpites para o ar nem digo que vai tirar tudo até lá ou que não vai passar de chuviscos só porque parece que lhes apetece e se calhar nem olham para os modelos. Peço desculpa pelo offtopic :p
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Talvez o problema seja de estarem sempre a olhar para a frente, em vez de perderem alguns minutos em perceberem e verificarem o presente. Ver o que se disse nos últimos dias sobre o que se passa por exemplo hoje, em vez de focar apenas as atenções no futuro, próximo Domingo por exemplo. É apenas uma sugestão, mas cada qual faz o que quer, inclusive fechar olhos a alguns exageros notórios que repetidamente vão colocando aqui. Fica então ao critério do leitor fazer esse trabalho de avaliação critica dado que os próprios não o fazem por si.
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Mas para falar do presente estao os seguimentos por regiao, aqui, na minha modesta opiniao é para olhar para a frente " previsoes futuras". Nao acho necessario os membros estarem a perder tempo a criticar opinioes de outros membros só porque nao lhes parecem acertadas. Sou a favor do debate de ideias , e nao só de uma unica tendencia, como alguns que aqui postam gostam de dar a entender . Com os erros tambem se aprende , e eu aqui no forum tenho aprendido muito . Obrigado a todos .