Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ah ok peço desculpa!

Sim isso é verdade. Não existem rumos definidos por aqui, se bem que a maioria das vezes predomina mais de Oeste ou de Sudoeste, mas esses rumos como tu dizes variam muito.

Sim de Verão os rumos dos ventos são muito variáveis.
Neste momento não me encontro na zona Oeste da Ilha. Estou na zona Leste que é eventualmente bastante mais acidentada em relação ao nível do mar e a temperatura bastante mais fria associada a diversos micro-climas de montanha

No Verão a diferença de temperatura em terra é maior. O máximo chega aos 28 graus. O recorde foi de 30 graus na Ilha do Pico. mas claro que 30 graus para quem vive em climas temperados Oceânicos Marítimos é sufocante devido à presença constante da humidade elevada. No Verão a água do mar chega até os 28 ou 29 graus...

esse clima diz o koppen que é termomediterranico como a costa sul e a costa LISBOA-SAGRES no continente...so as flores e corvo considera subtropical....eu acho que é mistura entre oceanico e termomediterranico...considero subtropical porque oceanicos mesmo é como as asturias, NW de frança etc.
essas SST´s é no sul da ZEE...
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boa noite a todos

Prezados membros

Penso que não é benéfico fazermos deste valiosíssimo forum, um local de queixas, lamurias e outros afins. Se não chove, é porque não chove, se chove é porque é demais, se não neva, devia nevar. Este Inverno tem sido simplesmente fantástico para todos.

Porque não analisar-mos o evento que ai vem, ja a partir de Domingo e que se irá estender toda a semana.

Muita chuva poderá cair, é verdade, distribuída por todo o país, e muita neve para a serra da Estrela, penso que poderá cair um dos maior nevões dos últimos anos.

E que tal pensarem em abrir uma estação de ski nos piornos, :lol:, como antigamente, pois pela maneira que o Inverno tem andado, cada vez há mais neve a cotas mais baixas, como os Invernos antigos.

Grande Inverno, não só em Portugal, mas também por toda a Europa e América. Algo está a mudar no clima.

Totalmente de acordo :thumbsup: é um dos melhores Outono/Inverno que já vivi na minha vida meteorológica :p
 

anamar

Cirrus
Registo
26 Nov 2007
Mensagens
14
Local
Moscavide
hey, a temperatura n ta assim t baixa, ta nos 15-16º, como medem as boias do climaat...por sinal a costa ocidental a sul de lx e o algarve ( exatamente na faixa latitudional dos açores) tambem estao com 15-16º, devido á auxencia de nortada..o norte tá com 12:cold:
cabo verde é influenciado plo AA por esta altura, sim, é a razao da estação fria de lá ser seca, no verao o AA sobe ate aos 30-45ºN e eles passam a ser influenciados pela ICTZ e pelas ondas de leste, enquanto portugal e a madeira ficam sob os constantes ventos de norte/NE/NW.
os açores como estao no meio ou proximo nao teem um padrao de ventos muito defenido.

a saida das 18z continua a colocar a depressão muito cavada e proxima á galiza no dom e 2f....a permanencia da corrente perturbada de W entre os açores e o continente ( lá está, o ar quente é transportado desde o atl. central) vai continuar nos proximos dias e as frentes ou baixas sucederao-se:rain:
grande inverno!!:eek:

Sucederão-se (?????) Bolas, escreve-se mal neste forum!!!:shocking:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Sucederão-se (?????) Bolas, escreve-se mal neste forum!!!:shocking:

Por acaso nem considero isso um erro ortográfico, o stormy quer dizer que as baixas se sucederão umas ás outras, não vejo o problema. Mesmo que não esteja bem, já vi muito pior! Acho escusado fazer um off-topic assim!

No que interessa, penso que a depressão de Domingo está mais ou menos definida. Ao que parece, o seu centro será na zona da Galiza, até ligeiramente mais a noroeste. Penso, no entanto, que não irá trazer assim tanta chuva como se tem dito, logo o maior problema poderá ser o vento sudoeste, esse sim poderá ser muito forte nalguns locais. Também a ondulação, mais pelo facto de vir de sudoeste e portanto afectar áreas menos habituadas a receber grandes ondulações, pode complicar a situação. A favor está o facto de esta ir rodando para oeste progressivamente à medida que aumenta a intensidade, não entrando tão directamente nas zonas frágeis quando o mar estiver em "full power".

Sem dúvida, uma situação a acompanhar em nowcasting, pois pode causar muitas surpresas...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por acaso nem considero isso um erro ortográfico, o stormy quer dizer que as baixas se sucederão umas ás outras, não vejo o problema. Mesmo que não esteja bem, já vi muito pior! Acho escusado fazer um off-topic assim!

No que interessa, penso que a depressão de Domingo está mais ou menos definida. Ao que parece, o seu centro será na zona da Galiza, até ligeiramente mais a noroeste. Penso, no entanto, que não irá trazer assim tanta chuva como se tem dito, logo o maior problema poderá ser o vento sudoeste, esse sim poderá ser muito forte nalguns locais. Também a ondulação, mais pelo facto de vir de sudoeste e portanto afectar áreas menos habituadas a receber grandes ondulações, pode complicar a situação. A favor está o facto de esta ir rodando para oeste progressivamente à medida que aumenta a intensidade, não entrando tão directamente nas zonas frágeis quando o mar estiver em "full power".

Sem dúvida, uma situação a acompanhar em nowcasting, pois pode causar muitas surpresas...

Falando do interior Alentejano também não encontro nada de especial a não ser um bom dia de chuva um pouco acima da média e algum vento forte com uma ou outra rajada de destaque. Poderá ser sim um dia com alguma severidade mais interessante para o litoral e terras altas (pelo vento).

Na passada 2ª Feira, tive mais de 30mm de precipitação e no dia Seguinte pouco mais de 20mm e não foi de grande destaque. Segundo a Run do GFS de hoje às 00H a precipitação andará pelos 20mm, por isso... :rolleyes:

Esta run das 06h que está a sair ainda lhe retira mais precipitação. No final fica o vento e 3 pingas... Onde é que eu já vi este filme... :cool:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ....

Em relação á história do vai ou poderá acontecer acho que já se diz tudo .... mas voltamos a insistir existem membros que exageram do tipo a 5 dias de distância dizem "vai acontecer" em vez do "poderá acontecer" e do mesmo modo que alguns dizem "hum acho que não passará de chuviscos" ou "acho que os modelos estão a exagerar" não estarão também a olhar aos modelos baseados em 1 ou 2 runs .... também estão a olhar a modelos !!
Mas um modelo não passa de uma previsão e por conseguinte é um "poderá acontecer" e quantas vezes eles não dão 30 mm e cai 5 mm por exemplo ....
Olhem ontem por exemplo em que falharam uma previsão a 6h, de distância ... alguém viu a chuva forte aqui no sul ontem ????
......
Isto não é uma critica a ninguérm mas não devemos esquecermo-nos de que existem inumeras pessoas que visitam o nosso site e muitas delas não percebem nada disto ... e muitas muitas vezes aqui sairam assustadas quando existem alguns membros que falam em possiveis tornados, cheias ... bla sempre que os modelos mostram por exemplo vento moderado a forte e precipitação do GFS (20 mm por exemplo ) !!

Mas isto fica para a reflexão de cada um como disse muito bem o Vince !!
E já agora obviamente que isto não é para o Miguel .... mas para um grupo de pessoas que quer seja vento, chuva, trovoadas ... ou o quer que seja falam sempre parecendo que vamos ser atingidos por um furacão ...

Podia ter ficado calado, e não dizer nada, mas como alguém falou em chuviscos ou dizerem que alguns membros acharem que não se vai passar nada, eles se calhar tb olham a modelos ..... mas sem verem catástrofes anunciadas a dias de distância :hehe:

Va um abraço, e desculpem o Off-Topic ..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos :

Entre Sábado á Noite e Terça teremos episódeos prováveis de precipitação intensa em todo o território ora mais a norte e ora mais a sul ...e depois disso será claramente a região norte a ser provavelmente mais afectada devido á subida do Jet para latitudes mais a Norte !!

Trará cheias e queda árvores ???
Não sei hoje é Sexta .... e não Domingo e erra a 6h de distância por vezes como saber-se o que poderá acontecer ....:huh:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Só uma coisa, por acaso o gfs ontém estava a dar 94mm para o sul de espanhã, claro que não estava:disgust:, mas foi o que aconteceu em cádiz caiu 94mm e claro houve inundações:(, por isso cada vez acredito menos nesse modelo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Só uma coisa, por acaso o gfs ontém estava a dar 94mm para o sul de espanhã, claro que não estava:disgust:, mas foi o que aconteceu em cádiz caiu 94mm e claro houve inundações:(, por isso cada vez acredito menos nesse modelo.


E qual foi então o modelo que previu 94mm em Cadiz em que tu acreditas ?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As coisas são mesmo assim, ontem formou-se uma célula mais organizada naquela zona, e nenhum modelo previa precipitações dessas. Os modelos por vezes conseguem prever a formação de SCM's, mas muitas vezes não, cabe aos meteorologistas interpretar o resto, algumas condições havia que o Estofex alertava para a possibilidade de precipitação forte no sul de Espanha e Baleares. Sempre foi assim, e assim continuará, os modelos não são tudo, ontem mesmo a leste da "nossa" depressão formou-se de repente outra depressão devido ao Jet sobre o Atlas que cavou em poucas horas até aos 980hPa nas Baleares, e nenhum modelo também previa a coisa dessa forma . Não vale a pena apedrejar os modelos, seja com pedras secas ou molhadas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As gémeas e a frente prevista para o próximo Domingo

gfspiv10m042.png




As quantidades mais fortes de precipitação e respectiva localização tem oscilado um pouco de saída para saída.

prect.gif
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Bom dia ....

Em relação á história do vai ou poderá acontecer acho que já se diz tudo .... mas voltamos a insistir existem membros que exageram do tipo a 5 dias de distância dizem "vai acontecer" em vez do "poderá acontecer" e do mesmo modo que alguns dizem "hum acho que não passará de chuviscos" ou "acho que os modelos estão a exagerar" não estarão também a olhar aos modelos baseados em 1 ou 2 runs .... também estão a olhar a modelos !!
Mas um modelo não passa de uma previsão e por conseguinte é um "poderá acontecer" e quantas vezes eles não dão 30 mm e cai 5 mm por exemplo ....
Olhem ontem por exemplo em que falharam uma previsão a 6h, de distância ... alguém viu a chuva forte aqui no sul ontem ????
......
Isto não é uma critica a ninguérm mas não devemos esquecermo-nos de que existem inumeras pessoas que visitam o nosso site e muitas delas não percebem nada disto ... e muitas muitas vezes aqui sairam assustadas quando existem alguns membros que falam em possiveis tornados, cheias ... bla sempre que os modelos mostram por exemplo vento moderado a forte e precipitação do GFS (20 mm por exemplo ) !!

Mas isto fica para a reflexão de cada um como disse muito bem o Vince !!
E já agora obviamente que isto não é para o Miguel .... mas para um grupo de pessoas que quer seja vento, chuva, trovoadas ... ou o quer que seja falam sempre parecendo que vamos ser atingidos por um furacão ...

Podia ter ficado calado, e não dizer nada, mas como alguém falou em chuviscos ou dizerem que alguns membros acharem que não se vai passar nada, eles se calhar tb olham a modelos ..... mas sem verem catástrofes anunciadas a dias de distância :hehe:

Va um abraço, e desculpem o Off-Topic ..

Pois ainda bem que não é para mim porque nunca disse que vinha ai uma catástrofe ao coisa parecida falei que vinha ai um temporal e é isso que vai vir ao final do dia de Sábado e inicio da madrugada de Domingo e depois um novo agravamento no final do dia de Domingo e segunda..para mim temporal é rajadas de 80/90km/h com picos de 100km/h acompanhado de chuva forte e é isso que espero com os seus efeitos que se pode adivinhar quais são não é preciso esperar pela altura :disgust: depois vamos ver os relatos dos locais principalmente do Litoral Oeste