Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Mas ninguém aqui está a falar de perfeição, só estava a estimular um assunto pertinente, no sentido de fazer comparações, com o que é previsto com mais certeza ( do género « vai acontecer»), com o que acontece na verdade.
Não está em questão a forte probabilidade de fortes chuvas nos próximos dias, mas nunca mais me esqueço de andares uma vez a dizer que ia nevar em Lisboa e depois não aconteceu nada. Claro que é difícil prever, mas os termos que se usam na previsão fazem toda a diferença.

:huh: Não me recordo nada de ter dito isso!! devo me ter referido a cotas baixas mas dai até ser em Lisboa :D
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
O que eu acho é que esse inverno está ser diluviano... Não se preocupem que já a partir de Sábado mandamos para aí a ciclogenese que irá passar amanhã aqui pelos Açores, e pelo que tudo indica ela traz aí uma "boa molha" sólida ou não :D:D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Não te recordas? Até tive o cuidado na altura de te alertar para o risco de falhares. Foi por esta altura do ano, no ano passado.

Não me lembro, mas se calhar as condições eram até favoráveis mas não me lembro mesmo, como já disse não sou de fazer previsões que não estão previstas nos modelos por isso acredito que na altura haveria algumas condições reunidas e lá por haver boas condições não quer dizer que vá nevar ainda mais difícil sendo no Litoral a cota 0...e piores previsões quanto a neve já eu vi aqui o mês passado e este mês mesmo e não estou aqui a enumerar cada uma, e já chega de offtopic falemos de modelos que é para isso que este tópico serve :thumbsup:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
O que eu acho é que esse inverno está ser diluviano... Não se preocupem que já a partir de Sábado mandamos para aí a ciclogenese que irá passar amanhã aqui pelos Açores, e pelo que tudo indica ela traz aí uma "boa molha" sólida ou não :D:D

Sólida para os sítios do costume...:D
O freemeteo, ou "GFS for dummies", prevê uma boa rega para esta zona, essencialmente para Domingo, e, embora não me pareça que venha nenhum dilúvio para cá, o vento será uma presença muito forte nesse dia...
Enfim, e como diz o nosso poeta residente Nimboestrato, Habemus Inverno, e que por cá continue mais um pouco, que daqui a uns tempos, estamos todos com saudades da chuva, do frio, e da animação meteorológica geral que esta estação traz...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O que eu acho é que esse inverno está ser diluviano... Não se preocupem que já a partir de Sábado mandamos para aí a ciclogenese que irá passar amanhã aqui pelos Açores, e pelo que tudo indica ela traz aí uma "boa molha" sólida ou não :D:D

se não fossem as aguas quentes açoreanas ou o AA a sul das ilhas a colocar aquele ar tropical vindo de W e SW nos açores e apanhado pela ondulação frontal/do jet, não teriamos festa aqui...os açores, essa zona do atlantico é a fonte de eneria das grandes tempestades atlanticas de inverno, a zona entre a bermuda-açores-madeira, onde o AA se coloca nos meses frios sempre a bombar calor:)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
se não fossem as aguas quentes açoreanas ou o AA a sul das ilhas a colocar aquele ar tropical vindo de W e SW nos açores e apanhado pela ondulação frontal/do jet, não teriamos festa aqui...os açores, essa zona do atlantico é a fonte de eneria das grandes tempestades atlanticas de inverno, a zona entre a bermuda-açores-madeira, onde o AA se coloca nos meses frios sempre a bombar calor:)

Sim! Abençoados sejam os Açores!

De facto a temperatura oceânica neste momento aqui pelos Açores está nos 14-15 graus.

Bendita seja a nossa Corrente do Golfo que nos beneficia em tudo :D:D

Se ela um dia perder a sua actividade iremos nos tornar numa região mais gélida... Daí que os efeitos do aumento da temperatura globais não sejam tão específicos nos Açores porque graças a deus temos o oceano que nos serve como regulador térmico :D

Mas a amenidade da temperatura é mais notória no mar do que em terra.

E quanto mais se caminha para Sul ou Sueste dos Açores ( Madeira, Canárias Cabo verde etc), maior é a presença do AA e maior a temperatura. E quanto mais para norte dos Açores( Islândia), maior é o efeito da Corrente do Labrador.

A ciclogenese irá já amanhã afectar o arquipélago açoriano, no Sábado a Madeira e posteriormente no Domingo aí em Portugal Continental.

Divirtam-se :D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
hey, a temperatura n ta assim t baixa, ta nos 15-16º, como medem as boias do climaat...por sinal a costa ocidental a sul de lx e o algarve ( exatamente na faixa latitudional dos açores) tambem estao com 15-16º, devido á auxencia de nortada..o norte tá com 12:cold:
cabo verde é influenciado plo AA por esta altura, sim, é a razao da estação fria de lá ser seca, no verao o AA sobe ate aos 30-45ºN e eles passam a ser influenciados pela ICTZ e pelas ondas de leste, enquanto portugal e a madeira ficam sob os constantes ventos de norte/NE/NW.
os açores como estao no meio ou proximo nao teem um padrao de ventos muito defenido.

a saida das 18z continua a colocar a depressão muito cavada e proxima á galiza no dom e 2f....a permanencia da corrente perturbada de W entre os açores e o continente ( lá está, o ar quente é transportado desde o atl. central) vai continuar nos proximos dias e as frentes ou baixas sucederao-se:rain:
grande inverno!!:eek:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
hey, a temperatura n ta assim t baixa, ta nos 15-16º, como medem as boias do climaat..

Iah! E nem eu disse que estava fria. Dei a entender que a temperatura oceânica está amena :D


Frio está em terra. 9.7 graus neste momento de máxima :D

os açores como estao no meio ou proximo nao teem um padrao de ventos muito defenido.

Como assim? Não entendi o que queres dizer com o padrão de ventos "não muito definido"..???:huh::huh::huh:

Partindo do princípio que os Açores são ilhas muito mais expostas aos regimes de ventos que rondam o arquipélago porque a posição geográfica das ilhas acompanha a circulação atmosférica do Atlântico Norte, e associados à posição setentrional que os mesmos ocupam no trajecto preferencial de ciclones tropicais, ou de ciclogeneses oriundas da frente polar, é mais que lógico que os Açores sejam ilhas bastante ventosas.

Só para que tenhas uma pequena ideia:
Todos os dias há vento nos Açores e que será de maior intensidade nas serras.
Na maior tempestade do século 20 dos Açores (1986) o vento atingiu a velocidade máxima de 250km/h.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Já aliviamos o stress, o Vince tá em dívida com um almoço...adiante...falemos de previsões :p

Antes que mais alguém se lembre..., aqui vai mais uma tentativa de quem por aqui todos os dias passa e ainda muito poucas vezes estaciona, para que finalmente se feche a porta de vez ao assunto do "vai acontecer" e do "poderá acontecer"... :(

Já se percebeu até à exaustão que o bom senso na interpretação dos modelos passa boa parte das vezes pela teoria das probabilidades utilizando as expressões adequadas.

Já é dia 19, arquivemos o 18 de vez! ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Iah! E nem eu disse que estava fria. Dei a entender que a temperatura oceânica está amena :D


Frio está em terra. 9.7 graus neste momento de máxima :D



Como assim? Não entendi o que queres dizer com o padrão de ventos "não muito definido"..???:huh::huh::huh:

Partindo do princípio que os Açores são ilhas muito mais expostas aos regimes de ventos que rondam o arquipélago porque a posição geográfica das ilhas acompanha a circulação atmosférica do Atlântico Norte, e associados à posição setentrional que os mesmos ocupam no trajecto preferencial de ciclones tropicais, ou de ciclogeneses oriundas da frente polar, é mais que lógico que os Açores sejam ilhas bastante ventosas.

Só para que tenhas uma pequena ideia:
Todos os dias há vento nos Açores e que será de maior intensidade nas serras.
A maior tempestade do século 20 nos Açores (1986) o vento atingiu a velocidade máxima de 250km/h.

sim, ha vento mas é de rumo menos defenido;)
essencialmente porque o AA anda as voltas ai pelos açores, ora a sul, a norte a este, oeste, etc.
no inverno tendem a predominar os W´s e no verao os dias de estabilidade ou subsidencia embora possam ocorrer sempre aguaceiros orograficos ou devido as aguas quentes, até 22-24º nas ilhas e mais nas areas a sul, na ZEE.
quanto á tua maxima, só tiveste 9.7º?
estas a 300m, certo, o que faz com que estejas com temperaturas tao diferentes das do nivel do mar, é que no verao nao costuma ser tao grande a diferença?:unsure:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
sim, ha vento mas é de rumo menos defenido;)
essencialmente porque o AA anda as voltas ai pelos açores, ora a sul, a norte a este, oeste, etc.
no inverno tendem a predominar os W´s e no verao os dias de estabilidade ou subsidencia embora possam ocorrer sempre aguaceiros orograficos ou devido as aguas quentes, até 22-24º nas ilhas e mais nas areas a sul, na ZEE.
quanto á tua maxima, só tiveste 9.7º?
estas a 300m, certo, o que faz com que estejas com temperaturas tao diferentes das do nivel do mar, é que no verao nao costuma ser tao grande a diferença?:unsure:

Ah ok peço desculpa!

Sim isso é verdade. Não existem rumos definidos por aqui, se bem que a maioria das vezes predomina mais de Oeste ou de Sudoeste, mas esses rumos como tu dizes variam muito.

Sim de Verão os rumos dos ventos são muito variáveis.
Neste momento não me encontro na zona Oeste da Ilha. Estou na zona Leste que é eventualmente bastante mais acidentada em relação ao nível do mar e a temperatura bastante mais fria associada a diversos micro-climas de montanha

No Verão a diferença de temperatura em terra é maior. O máximo chega aos 28 graus. O recorde foi de 30 graus na Ilha do Pico. mas claro que 30 graus para quem vive em climas temperados Oceânicos Marítimos é sufocante devido à presença constante da humidade elevada. No Verão a água do mar chega até os 28 ou 29 graus...