Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
bom dia! está a modelar-se uma situação bastante "feia" para o fim de semana... até lá ainda muito irá mudar...

Mete "feia" nisso. Seria algo brutal...

gfspig500132.png


gfspig500138.png


gfspig500144.png


gfspit850132.png


gfspit850138.png


gfspit850144.png


gfspiv10m132.png


gfspiv10m138.png


gfspiv10m144.png


Tanto tempo a observar modelos e nunca tinha visto nada assim :surprise:

Quanto muito, fica para mais tarde recordar...
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A 144 horas vale o que vale, nesta altura ainda muito pouco. Comparando vários modelos para a mesma data, por sinal os modelos tradicionalmente mais racionais no médio e longo prazo são os mais calmos, ECM e UKM. No GFS é uma depressão estranha, a tropicalizar-se. Para seguir com atenção.

modsx.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A 144 horas vale o que vale, nesta altura ainda muito pouco. Comparando vários modelos para a mesma data, por sinal os modelos tradicionalmente mais racionais no médio e longo prazo são os mais calmos, ECM e UKM. No GFS é uma depressão estranha, a tropicalizar-se. Para seguir com atenção.

Quanto ao ECM, por só ter cartas de 24 em 24h, não permite perceber o que se passará entre as 120 e as 144h. No sábado de madrugada há uma depressão de 990 mb a noroeste da península e uma de 1005 mb de origem tropical na zona das Canárias / Madeira. No domingo de madrugada estão duas depressões, abaixo de 990 mb, uma no País Basco e outra a noroeste da península. O que se passa entretanto? Não se sabe, mas se seguir a lógica da run de ontem à tarde, a depressão que estará no País Basco no domingo é a que vem da Madeira e que se profundiza pelo caminho, que originaria um evento rápido e forte. O GFS ultimamente está muito pouco fiável, mas se aquilo acontecesse, muito pouco provável, seria a tempestade do século. Vento muito forte, muita chuva e uma impressionante descida da temperatura a 850 hpa, em 15 horas passava-se de uma iso 16 para uma iso 2, no sul do país.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
É preciso acompanhar a situação com cuidado e não entrar em dramatismos! Não nos esquecemos que o gfs vai isolado na previsão a 144h colocando uma ciclogenese explossiva! E como sabemos que o gfs este inverno esta muito inconstante, desconfio! Uma ciclogenese assim traria graves consequências ao nosso pais, por isso esperemos que tudo não passe de um mal entendido por parte do gfs!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Ontem, o ECM e o UKMO foram os 1ºs a darem essa ciclogenese explosiva, o Aemet na sua previsão para Ayamonte para sábado coloca ventos médios de Sudoeste com 54 km/h.:shocking: Tal como o David disse entre as 00 horas de sábado e as 00 horas de domingo não se sabe o que vai passar-se, só a run das 12 do ECM é que vamos tirar todas as dúvidas, se o ECM que há 2 dias traça esse cenário e tem sido o mais constante neste inverno, vamos seguir as próximas run's nos próximos dias.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ontem, o ECM e o UKMO foram os 1ºs a darem essa ciclogenese explosiva, o Aemet na sua previsão para Ayamonte para sábado coloca ventos médios de Sudoeste com 54 km/h.:shocking: Tal como o David disse entre as 00 horas de sábado e as 00 horas de domingo não se sabe o que vai passar-se, só a run das 12 do ECM é que vamos tirar todas as dúvidas, se o ECM que há 2 dias traça esse cenário e tem sido o mais constante neste inverno, vamos seguir as próximas run's nos próximos dias.

é isso mesmo, algarvio.
o ECMWF foi o 1º a colocar esse desenvolvimento a partir de uma perturbação no jet a SW ou S da madeira.
é o modelo que tem sido mais constante e razoavel...é notorio que o GFS pegou nessa depressao e exagerou logo:shocking:
mas em todo o caso há que seguir com atençao..mais vale prevenir que remediar;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Eu não quero causar alarmismos pois ainda falta bastante tempo até sábado.

Mas, digam-me uma coisa... :surprise: isto ia causar vento com que velocidade de rajadas no litoral? 130 km/h? 140km/h? Mais ainda? :surprise:

(estou a referir-me apenas às rajadas, não vento constante mesmo).

rtavn1328.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No fim de semana vieram 15 mil pessoas ao fórum, só desejo que tenham a noção da responsabilidade do que afirmam num momento de hiper-sensibilidade não esquecendo nunca a enorme incerteza dos modelos a 120/144 horas.
 

Nonnu

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Barreiro
Eu não quero causar alarmismos pois ainda falta bastante tempo até sábado.

Mas, digam-me uma coisa... :surprise: isto ia causar vento com que velocidade de rajadas no litoral? 130 km/h? 140km/h? Mais ainda? :surprise:

(estou a referir-me apenas às rajadas, não vento constante mesmo).

rtavn1328.png

Sinceramente também não acredito que isto se realize, mas a acontecer para mim tem duas coisa...
uma é o cavado muito notório
outra é a proximidade do núcleo da depressão do território nacional
mas eu sinceramente não acredito que isto aconteça com a agua do mar a rondar os 11 graus...
mas quem sou eu...

mas olha que a acontecer, as rajadas de 140 Km que falas acho pouco...
alias... coisa menor já foi vista este ano e deu rajadas bem mais interessantes
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
No fim de semana vieram 15 mil pessoas ao fórum, só desejo que tenham a noção da responsabilidade do que afirmam num momento de hiper-sensibilidade não esquecendo nunca a enorme incerteza dos modelos a 120/144 horas.

Embora tenha sido eu a colocar os primeiros mapas sobre esta situação, concordo com o Vince, vamos com calma e sem grandes alarmismos até porque faltam muitas horas e o mais provável é nada disto acontecer.

Aliás, fiz o meu post com algumas reservas e com a ressalva de ser "para mais tarde recordar".
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Boas!
Parece-me que é legitimo que se discuta as diferentes saídas dos diferentes modelos, pois este é o local apropriado. Seja a 12 ou 240h. É evidente que o que quer que seja aqui dito será exponenciado para os visitantes com menor ou nenhuma experiência na análise de modelos, no entanto também sabemos, aqueles com um pouquinho mais de experiência de alguns anos na análise de modelos, que a tão grande distância de tempo existem poucas probabilidades de acontecer como está modelado. Existe de facto uma tendência, apenas e só!
Veremos nas próximas horas se a tendência se mantém. Duvido, no entanto a manter-se será considerávelmente com menos vento e a depressão não será tão cavada. Será mais uma das muitas que "cairam" no nosso território neste inverno bem rigoroso.
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
O GFS nesta nova run continua a por aquela depressao para o fim de semana... isto nao é nada bom.

Sei que o pessoal aqui quer é chuva e temporais, mas tudo o que é de mais...

E este ano ja ouve grandes desastres e mortes! Se vier a depressao com aquela força a coisa deve piorar, por isso espero bem que mude tudo radicalmente.