Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
boa tarde,

alguem pode confirmar-me a previsao para dia 26 de fevereiro para a amdeira, especialmente a chuva forte que os modelos estavam a prever...

pois tenho visto os modelos e parece que estão a retirar mais percipitação neste dia! estou certa? é uma situação de chuva normal ou é algo como a semana passada?

obrigada.
 


Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
boa tarde,

alguem pode confirmar-me a previsao para dia 26 de fevereiro para a amdeira, especialmente a chuva forte que os modelos estavam a prever...

pois tenho visto os modelos e parece que estão a retirar mais percipitação neste dia! estou certa? é uma situação de chuva normal ou é algo como a semana passada?

obrigada.



Boa Tarde icewoman! Quero acreditar mais na segunda hipotese visto que a primeira foi uma situação algo de invulgar mas não raro de acontecer!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
boa tarde,

alguem pode confirmar-me a previsao para dia 26 de fevereiro para a amdeira, especialmente a chuva forte que os modelos estavam a prever...

pois tenho visto os modelos e parece que estão a retirar mais percipitação neste dia! estou certa? é uma situação de chuva normal ou é algo como a semana passada?

obrigada.

O cenário neste momento para a Madeira no Sábado, é de momentos de vento forte e precipitação forte. Atenção, o que aconteceu no último sábado não se repete todos os dias a é mais que provável que não aconteça no próximo fim-de-semana.

Mesmo assim a previsão actual não é nada simpática tendo em conta o estado em que infelizmente se encontram os principais cursos de água.

É uma situação a acompanhar com muita atenção...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto este Inverno está a deixar tudo num "pântano"... e praticamente sem tréguas... e a médio prazo a tendência é mais do mesmo... Para quem gosta de desportos ao ar livre, é para esquecer... Claro que até 21 de Março é Inverno mas... até quando este tempo? :(
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
boa tarde,

esta previsto quanto a nivel de mm? uma estimativa?

segundo ouvi , pode ate ser chuva forte mas será passageira..de curta duração, alguem confirma estes relatos se estao correctos?

muito obrigada.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
boa tarde,

esta previsto quanto a nivel de mm? uma estimativa?

segundo ouvi , pode ate ser chuva forte mas será passageira..de curta duração, alguem confirma estes relatos se estao correctos?

muito obrigada.

Só umas horas antes que se consegue estimar a quantidade de precipitação. A previsão actual não é nada abonatória, mas pode até nem chover. Ainda faltam muitos dias....
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
boa tarde,

alguem pode confirmar-me a previsao para dia 26 de fevereiro para a amdeira, especialmente a chuva forte que os modelos estavam a prever...

pois tenho visto os modelos e parece que estão a retirar mais percipitação neste dia! estou certa? é uma situação de chuva normal ou é algo como a semana passada?

obrigada.

Os modelos a esta distância temporal perdem grande parte da sua fiabilidade ainda para mais quando se trata da quantidade de precipitação. De facto a tendência está la mas basta haver uma oscilação da depressão mais para norte ou para sul para as quantidades de precipitação fazerem toda a diferença, só nos resta acompanhar saída a saída dos modelos e verificar as diferenças existentes portanto acho que ainda não há motivo para qualquer alarme. Quando chegarmos ao patamar das 48h/60h e os modelos forem coincidentes ai a história será outra...
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
boas noites:)
eu já nem me preocupo muito com a situação até 5f/6f..esperam-se "somente" periodos de chuva ou aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada, associados a linhas de instabilidade/frontogenese pertencentes aos nucleos depressionarios a NW do cabo finisterra e a WSW/SW do sudoeste irlandês, e que progridem de WSW para NE.
tambem ondulação forte ou muito forte e ventos moderados a fortes, especialmente durante a passagem das supra-citadas linhas instaveis deverão ocorrer.
no meio disto tudo, quem quiser uma pausa, que espere por 4f, quando haverá uma ligeira e efemera incursão da dorsal subtropical, essensialmente no centro e sul do territorio...
"DISCUSSION

... Portugal and Spain ...

The progressive weather pattern keeps going through the forecast as phased subtropical/polarfront jet resides over that area. Numerous disturbances, embedded in this westerly flow, cause enough lift for a prolonged period with showers/convection, as a moist, maritime air mass seeps in."


O que me preocupa é, de facto, uma ciclogenese ( antecipada pelo ECMWF desde há 2 dias) e que o GFS tem vindo a aceitar, durante os dias de 6f-dom.
escuso de me pronunciar acerca dos theta-e, CAPE, LI etc etc pois toda a gente sabe que uma depressão vinda da madeira cheinha de ar altamente energetico, embebida numa frente estacionaria ou WCB ( que só por si deve causar algumas chatiçes na 5f/6f no territorio) e que lhe forneçe um bom gradiente horizontal só pode dar em borrada....:unsure:
de facto certos modelos assustam no poder que colocam no sistema..cavando-o abaixo de 970hpa!!!
se de facto acontecer....cuidadinho, pois poderia até ser pior que o evento de ontem na madeira, assemelhando-se a novembro de 1997..

PS- quando digo pior refiro-me as condiçoes atmosfericas mais adversas e não necessariamente ao facto de poderem ocorrer mais danos/mortes ;)




boa tarde,

isso que dizer que a madeira vai ser novamente afectada por chuvas fortissimas? ou estava a falar do Continente?


para dia 26/27fevereiro
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
boa tarde,

isso que dizer que a madeira vai ser novamente afectada por chuvas fortissimas? ou estava a falar do Continente?


para dia 26/27fevereiro

Um conselho para já não há motivos para alarme, neste momento será mais importante manter a calma, é compreensível a vossa preocupação pelo que passaram mas volto a referir não há nada que justifique qualquer tipo de alarme. Neste momento acontecer o que esta modelado é como acertamos em 4 números do euromilhões e duas estrelas ;)
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Tenham calma, com as vossa previsões, poderemos falar só depois de 4fº, existe muitos madeirenses a visualizar este forum, nós estamos muito sensiveis, hoje de manha tive em formação no centro do funchal, quando alguem alertou que estavão evacuar parte da zona oeste da madeira, criou panico a todos que estavão no no centro do funchal, todos com os telemoveis na mão para confirmar, entretanto caiu um forte aguaceiro,e as pessoas corriam para locais altos!!! nos estamos muito sensiveis cai um aguaceiro forma-se uma psicosis colectiva que não consigo descrever. Meus caros não é facil estar aqui no meio, a ansiedade é constante, estamos com sentimentos de alerta constante!!! Tanto gostaria ultrapassar isto o mais rapido possivel!!! Tenham calma, vamos esperar quando faltar 48h para o fenomeno!!!!

Entretanto a minha formação foi cancelada devido ao panico colectivo!!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, houve momentos de pânico nas últimas horas em vários locais da Madeira, com falsos boatos de inundações e derrocadas. As autoridades tem estado a apelar à calma, está tudo muito assustado. Tudo muito sensível. Vamos acompanhar as previsões dos próximos dias com calma e ainda mais cuidado do que se exige habitualmente.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boa tarde,

isso que dizer que a madeira vai ser novamente afectada por chuvas fortissimas? ou estava a falar do Continente?


para dia 26/27fevereiro

segundo a tendencia actual, poderão ocorrer eventos de forte precipitação tanto no continente como na madeira, tal como ventos fortes..mau tempo.
mas há que ver que a distancias de 140h ainda nada esta defenido, pode tudo mudar, apenas penso que vale a pena alertar para a (baixa mas existente) possibilidade de que o cenario se venha a concretizar:thumbsup:
para já não há motivos de panico, se eventualmente a tendencia se mantiver nas proximas 96h, ai sim já há motivos para alarme..
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Tenham calma, com as vossa previsões, poderemos falar só depois de 4fº, existe muitos madeirenses a visualizar este forum, nós estamos muito sensiveis, hoje de manha tive em formação no centro do funchal, quando alguem alertou que estavão evacuar parte da zona oeste da madeira, criou panico a todos que estavão no no centro do funchal, todos com os telemoveis na mão para confirmar, entretanto caiu um forte aguaceiro,e as pessoas corriam para locais altos!!! nos estamos muito sensiveis cai um aguaceiro forma-se uma psicosis colectiva que não consigo descrever. Meus caros não é facil estar aqui no meio, a ansiedade é constante, estamos com sentimentos de alerta constante!!! Tanto gostaria ultrapassar isto o mais rapido possivel!!! Tenham calma, vamos esperar quando faltar 48h para o fenomeno!!!!

Entretanto a minha formação foi cancelada devido ao panico colectivo!!!

Existe demasiada gente no centro do Funchal sem a necessidade de lá estar... Logo nem sei o que diga, deixem as máquinas, camiões, equipas da câmara, do iga, da eem, efectuarem o seu trabalho circularem.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
concordo plenamente...agora estão a enviar sms a informar de que a Rádio está a anunciar que vem aí tempestade e que as pessoas devem ficar em casa!!

muita gente já está em panico..e não vejo nada que confirme essa indicação!
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
concordo plenamente...agora estão a enviar sms a informar de que a Rádio está a anunciar que vem aí tempestade e que as pessoas devem ficar em casa!!

muita gente já está em panico..e não vejo nada que confirme essa indicação!


Não sei onde veio essa informação pois ainda agora no bloco de noticias da sic noticias fizeram um directo do IM onde referiram um melhoramento das condições meteorológicas e vendo o modelo desta ultima run essa zona irá entrar em regime de aguaceiros por isso nada a temer ;)

gfs-2-30_jwo0.png