Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para mim ventos acima de 100 km/h é um ciclone .... isto porque uma depressão muito cavada com ventos muitos fortes é um ciclone e sempre assim no Norte da Europa...

Se fosse nos trópicos e devido ás caracteristicas próprias seria um Furação (>120 km/h)

A unica coisa mal na noticia é as chuvas muito fortes que passarão completamente ao lado em principio !!

EDIT: E que tal deixarem o nosso IM em paz e para alguns os avisos eram lançados uma semana antes ....

As coisas tem o seu tempo para serem lançados .... e a minha recomendação será mais ...

NÃO DEIXEM OS CARROS DEBAIXO DAS ARVORES !!!
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Modelos da Universidade de Aveiro

data058.gif


20 m/s = 72 km/h
25 m/s = 90 km/h
30 m/s = 108 km/h
 

Rachel_87

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Queluz
Penso que o IM só amanhã mudará algo em termos de avisos, estando a acompanhar a evolução e trajecto da depressão. Eles, pelas obrigações especiais que têm, estarão a tratar este assunto com pinças depois do que se passou na Madeira.
Pessoalmente julgo que não se trata de irresponsabilidade do IM, mas antes de precaução e amanhã (pelo menos em relação ao Continente) vão bem a tempo :)

Olá,

Claro que sim eu entendo isso tudo perfeitamente. Eu falo em termos de contactarem ás entidades responsáveis tais como a ANPC para que estas condições sejam devidamente divulgadas pelos Comandos Distritais and so on and on. Entendes?

Mesmo que n seja oficial desde já para a população, seria obrigatório após o que aconteceu na Madeira, haver pelo menos um alerta off the record. ;)
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Penso que o IM só amanhã mudará algo em termos de avisos, estando a acompanhar a evolução e trajecto da depressão. Eles, pelas obrigações especiais que têm, estarão a tratar este assunto com pinças depois do que se passou na Madeira.
Pessoalmente julgo que não se trata de irresponsabilidade do IM, mas antes de precaução e amanhã (pelo menos em relação ao Continente) vão bem a tempo :)

A meteorologia tem uma missão específica, outras entidades terão, a jusante, de atempadamente tomar precauções adequadas aos cenários possíveis e previsíveis, para cada Região ou Cidade. Acredito que os "briefings" da Meteorologia para outras entidades, sejam constantes e concerteza que não serão para o Público em geral...até por indisponibilidade e impossibilidade física dos Técnicos...
Preocupa, em termos de Protecção Civil, o vento e o estado do mar nas zonas costeiras.
Acho muito importante que sem alarmes desnecessários deve, cada Instituição, actuar na sua área...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estamos a 48 horas (na Madeira um pouco menos) e penso que hoje já terá que haver alguns alertas à população porque a informação demora a circular.
 

Rachel_87

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Queluz
A meteorologia tem uma missão específica, outras entidades terão, a jusante, de atempadamente tomar precauções adequadas aos cenários possíveis e previsíveis, para cada Região ou Cidade. Acredito que os "briefings" da Meteorologia para outras entidades, sejam constantes e concerteza que não serão para o Público em geral...até por indisponibilidade e impossibilidade física dos Técnicos...
Preocupa, em termos de Protecção Civil, o vento e o estado do mar nas zonas costeiras.
Acho muito importante que sem alarmes desnecessários deve, cada Instituição, actuar na sua área...


Ora aí está.
Falo por conhecimento de causa, os briefings da meteorologia em nada antevêm esta situação. Apenas Chuva e vento forte.
Acho que tendo em conta que eles têm muito mais informação, já seria altura de haver uma maior clareza nas observações que transmitem ás outras entidades.

;) Cumps a todos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu não sei se estou a ver bem isto, mas neste momento temos duas hipóteses mais prováveis:

1. A depressão passa ao largo, não faz landfall, e é cavada pelos modelos. Vento médio seguramente pelos 70 ou 80 km/h no litoral com rajadas um pouco superiores a 100 km/h;

2. A depressão faz landfall e os modelos não a cavam tanto. Vento médio previsto a rondar os 70 km/h no litoral centro e sul, e no norte, que é onde será o possível landfall, em valores quase normais, parecidos aos de hoje.

Eu, no meu ponto de vista, é muito melhor a 1ªopção. Como disse o Vince, é um dia de vento, amarrar tudo muito bem, não sair de casa durante umas 6h, e depois passou. O único risco seria uma eventual ciclogénese secundária, pouco provável, pelo menos em Portugal.
A 2ª é jogar na lotaria. Se a coisa dá para o torto, e é provável que os modelos não modelem bem o que se passará perto do centro, os ventos poderão ser muito superiores aos 100 km/h, localmente, como aconteceu em Torres Vedras há 2 meses.

Mesmo o GME, que deverá estar errado, mas não cava absolutamente nada a depressão, é completamente dissidente, modela algo muito chato, parecido com a ciclogénese de 1997 no Alentejo.

gme048.png


gme054.png


gme060.png
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Boas!
Caros companheiros de forum, isto é apenas um forum (por sinal muito interessante) que reune pessoas que têm o mesmo fascinio, a meteorologia.
No entanto parece que existem alguns que são sinaleiros da desgraça e à minima situação entendem que o IM e ANPC deve tomar determinadas atitudes. Cada um de nós, aqui no forum ou na nossa vida somos responsáveis pelo que dizemos e fazemos no entanto essa responsabilidade limita-se a nós próprios ou quanto muito a um número restrito de pessoas. Os responsáveis institucionais têm a responsabilidade subjacente de milhões de pessoas, e alguém acredita que se justificar eles não avisaram a população ?
É extremamente fácil vir aqui dizer que se devia fazer isto ou aquilo, no entanto quem está no "terreno" é que sabe pois tem considerávelmente mais informação que qualquer um de nós. Tenhamos calma!
Desculpem sair um pouco do tópico.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
boas, decidi enviar um email ao IM ao qual responderam imediatamente...

eles dizem que são alheios à notícia divulgada pelo correio da manhã

"De facto, encontra-se em deslocamento para o território Nacional uma depressão ou sistema de baixa pressão, a qual se pode também denominar por ciclone (da mesma forma que uma alta pressão se denomina por anticiclone), trazendo chuva e vento conforme se pode observar, sendo uma situação típida de Inverno."

fonte. IM
 

Extreme

Cirrus
Registo
11 Jan 2010
Mensagens
19
Local
Lisboa - Carnide
Olá bom dia!
Não sei se já terá havido algum comunicado oficial às entidades, nomeadamente às Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia ou não (já para não falar na Protecção Civil), mas o que é verdade é que ontem andaram, durante toda a tarde, a cortar os ramos maiores e com maior perigo de cairem e causar danos, das árvores aqui na minha zona!
Coincidência ou não? Talvez!

Quanto à resposta do I.M. ao email enviado pelo colega aqui do fórum, bem, não creio que esta se trate de uma situação típica de Inverno, mas sim de algo mais severo e perigoso do que apenas um dia de mau tempo. No entanto acredito que ainda hoje reiteram a informação e que haverá comunicado oficial à população. Conter o pânico é o seu papel, e julgo estarem a tomar as atitudes certas.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
boas, decidi enviar um email ao IM ao qual responderam imediatamente...

eles dizem que são alheios à notícia divulgada pelo correio da manhã

"De facto, encontra-se em deslocamento para o território Nacional uma depressão ou sistema de baixa pressão, a qual se pode também denominar por ciclone (da mesma forma que uma alta pressão se denomina por anticiclone), trazendo chuva e vento conforme se pode observar, sendo uma situação típida de Inverno."

fonte. IM

Se isto se mantiver assim, creio que não vão considerar isto uma simples situação típica de Inverno! E espero mesmo que não, porque isso poderia levar a que nem sequer chegassem a avisar a população com alguma antecedência (caso isto se confirme na run das 12 ou das 18, acho que deveriam começar a preparar um aviso para esta noite). Mas eles é que são os profissionais, são eles que têm melhores conhecimentos e meios, por isso...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
boas, decidi enviar um email ao IM ao qual responderam imediatamente...

eles dizem que são alheios à notícia divulgada pelo correio da manhã

"De facto, encontra-se em deslocamento para o território Nacional uma depressão ou sistema de baixa pressão, a qual se pode também denominar por ciclone (da mesma forma que uma alta pressão se denomina por anticiclone), trazendo chuva e vento conforme se pode observar, sendo uma situação típida de Inverno."

fonte. IM

Não sei se será uma situação assim tão "típica de inverno"...todos sabemos que o normal das depressões de inverno à nossa latitude é virem de Oeste ou NW e não uma depressão de origem tropical com cavamento junto á nossa costa... e a vir de SW.. pode acontecer algumas vezes mas não é muito frequente , agora se os seus efeitos serão típicos de um dia de inverno isso só na altura se saberá... ....

mas claro eles são profissionais e saberão melhor que nós...
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
sendo uma situação típida de Inverno."

fonte. IM

Já fiquei mais descansado :confused:

Vamos ver, muitas vezes colocamos em causa os avisos lançados pelo IM e muitas vezes acertam, outras não.

Para mim ouve uma falha preocupante, a situação em Dezembro no Oeste. Existia aviso amarelo de vento para Lisboa e nenhum aviso para Santarém.

A questão que se coloca, o IM podia ter identificado aqueles ventos até 2 horas de atingirem a zona Oeste da forma que toda a gente viu.

Na Madeira se existisse radar, saberiam também um par de horas antes que a precipitação ía ser anormalmente elevada.

A questão, como fazer chegar esta informação ao grosso da população? Este é o principal problema e tão cedo não vamos ver solução. Porra, todo o Tuga tem pelo menos um telemóvel....

Sem querer parecer ser muito agressivo, eu e outros membros do fórum estamos danadinhos para desancar o I.M. se eles falham nos avisos para Sábado. Seria imperdoável.

No Sábado pela manhã vamos ver avisos Laranjas de vento para o litoral (tenho quase a certeza disso). Se aparecer amarelo, "ui", se aparece vermelho, "ai".