Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Toda a Verdade sobre a Face Oculta da Tempestade de Vento do Próximo Sábado?
Amanhã , já amanhã, sexta-feira, será conhecida e aqui revelada em 1ª mão
por quem sabe, depois da Pronúncia e do Parecer Final que será emitido pelo Senhor Procurador Geral dos Meteoros, hoje mesmo, quinta-feira.Esteja atento .


Sobre o Plano que Silenciou este Inverno o Anticiclone dos Açores perpetrado pela Depressão da Islândia e Anticiclones Rivais,
nada a acrescentar. Apenas que foi magistralmente gizado.
Então não é que depois de sábado passado, depois do sábado que aí vem, depois de tanto já passado, ainda não se vislumbra bonança?
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Nestas ultimas runs! Mais do mesmo!!! A depressão aproximar se bastante da costa e entrar pela a galicia a dentro! Onde é que isto irá parar!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
10022700_2500.gif
10022700_2500.gif


Tenho receio destes RUN normalmente o CMC é um modelo 4D, isto é, o valor orografia também é calculado.
Cartas para Sabado às 00h
 

sunny

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
40
Local
Amadora
Não entendo, porque razão nesta altura, vendo a previsão de ventos muito fortes tornar-se cada vez mais uma certeza, não há avisos :surprise:ou alertas oficiais? será normal? ou só de véspera? ou ainda há muita incerteza?
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Não entendo, porque razão nesta altura, vendo a previsão de ventos muito fortes tornar-se cada vez mais uma certeza, não há avisos :surprise:ou alertas oficiais? será normal? ou só de véspera? ou ainda há muita incerteza?

Por muito intensa que seja a tempestade ainda é cedo para colocar avisos.

Olhando para os modelos no território do continente, as regiões que poderão ser mais afectadas serão as dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, Isto a nível de precipitação e vento...
Mas em todo o Litoral norte e centro até Sines, o vento e a agitação marítima serão os principais problemas.
Estou impressionado com o vento médio mostrado pelos modelos que no Litoral e terras altas estará entre os 40 e os 70 Km/hora.:eek::surprise: As rajadas poderão chegar aos 120 Km/h no litoral e 130-140 Km/h nas terras altas.
Em relação à pressão vamos ter valores na ordem dos 970 a 975 mb na região do Alto Minho enquanto que em Lisboa a isobara de influencia será a dos 990-995 mb.

O Algarve e o Baixo Alentejo serão as regiões menos afectadas.

Em relação a Madeira... espero que passe de raspão!
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
bom dia,

a percipitação não irá passar ao largo da Madeira, no mar?

É isso que os modelos mostram, e ainda bem. Mas na realidade ainda não se está a salvo que essa mancha de forte precipitação não altere a sua trajectória e passe pela Madeira. Como já foi dito, por vezes os modelos erram e a precipitação é um dos parâmetros mais complicados. É preciso ter em conta também a orografia da ilha.

Isto não é para alarmar ninguém, é só para avisar que não se pode ficar descansado e deve-se continuar a acompanhar. Volto a notar, que NÃO está prevista precipitação muito forte na Madeira, e na minha opinião, é muito difícil voltar a acontecer um fenómeno com proporções semelhantes ao da semana passada! :thumbsup:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Por muito intensa que seja a tempestade ainda é cedo para colocar avisos.

Olhando para os modelos no território do continente, as regiões que poderão ser mais afectadas serão as dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, Isto a nível de precipitação e vento...
Mas em todo o Litoral norte e centro até Sines, o vento e a agitação marítima serão os principais problemas.
Estou impressionado com o vento médio mostrado pelos modelos que no Litoral e terras altas estará entre os 40 e os 70 Km/hora.:eek::surprise: As rajadas poderão chegar aos 120 Km/h no litoral e 130-140 Km/h nas terras altas.
Em relação à pressão vamos ter valores na ordem dos 970 a 975 mb na região do Alto Minho enquanto que em Lisboa a isobara de influencia será a dos 990-995 mb.

O Algarve e o Baixo Alentejo serão as regiões menos afectadas.

Em relação a Madeira... espero que passe de raspão!

Concordo com tudo, menos quando dizes que o Algarve vai ser a região menos afectada. Neste momento, o GFS é muito severo para o Algarve, tanto como para o litoral centro, e é preciso lembrar que o Algarve tem uma costa que ultimamente tem vindo a dar bastantes problemas de avanços no mar... A única coisa que o GFS mostra que o Algarve terá a menos que o Norte é chuva...
 

Rachel_87

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Queluz
Olá bom dia a todos,
(Um obrigado desde já pela recepção ;) )

Queria só dizer-vos que ao acompanhar a vossa dedicação ao fenómeno que irá passar aqui pelo nosso continente, resta-me corroborar aquilo que já foi dito.

Para já, nada oficial, alertas laranjas e amarelos, duas ocorrências activas em Santarém - neve e na Guarda - cheia, sendo que foi activado o plano especial de cheias na bacia do Tejo.

Infelizmente os alertas com mais de 24h acarretam uma responsabilidade bastante acrescida. Como tal, e por aqui mantem-se a costa em alerta laranja sem alarmismos porque somos um povo de mar e marés vivas são comuns.
Claro que se juntar o vento que hoje se faz sentir, temos as barras fechadas.

Eu com os meus 50kgs :rolleyes: posso dizer que andei a "dançar" a caminho da estação do comboio.(quem é da zona de queluz, conhece a rua do Super80). Sente-se um ar abafado e nada frio e isso deixa-me de pé atrás. O céu cinzento e bem escuro em algumas zonas adivinham a chuva. Foi uma noite muito ventosa pelos meus lados.

Bom, esperemos que tudo saia a tempo e que as informações sejam correctas.

Cumps a todos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bom, parece que esta RUN já tira novamente um pouco a severidade da depressão mas parece um pouco mais chegada ao continente....

Pois eu acho que piorou, mas deixa sair os diagramas meteopt para verificar isso.
A depressão faz landfall na região do Douro, e isso pode ser chato. Não estão previstos ventos nos modelos a menor escala, mas a acontecer alguma surpresa desagradável é aí.
Mesmo assim, acho que foi uma run dissidente, se houver landfall deverá ser na Galiza.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Por muito intensa que seja a tempestade ainda é cedo para colocar avisos.

Olhando para os modelos no território do continente, as regiões que poderão ser mais afectadas serão as dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, Isto a nível de precipitação e vento...
Mas em todo o Litoral norte e centro até Sines, o vento e a agitação marítima serão os principais problemas.
Estou impressionado com o vento médio mostrado pelos modelos que no Litoral e terras altas estará entre os 40 e os 70 Km/hora.:eek::surprise: As rajadas poderão chegar aos 120 Km/h no litoral e 130-140 Km/h nas terras altas.
Em relação à pressão vamos ter valores na ordem dos 970 a 975 mb na região do Alto Minho enquanto que em Lisboa a isobara de influencia será a dos 990-995 mb.

O Algarve e o Baixo Alentejo serão as regiões menos afectadas.

Em relação a Madeira... espero que passe de raspão!

Tens de rever melhor essa previsão!! O GFS está cada vez a colocar o centro mais perto de Lisboa e a entrar em terra até mesmo no Norte nesse caso as zonas mais afectadas pelo vento ciclónico serão as do Litoral Centro e Sul..uma palavra para o IM vergonha!!!!!!! na véspera é muito tarde!! só pedia ao IM não tenham papas na língua por causa do que aconteceu na Madeira ainda estar fresco na memoria de todos os Portugueses a situação é grave e tem de ser lidada como tal!! Vir hoje para a TV falar que o vento vai ser muito forte Sábado é o mesmo que estarem calados :disgust: ventos de 100km/h no Litoral??ha ha não brinquem comigo no mínimo 120km/h no Litoral Centro e SUL!! mas acredito que seja mais
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Nesta run, a depressão aparece menos cavada, mas entra em terra na zona do Douro. É uma tendência preocupante esta de a colocar cada vez mais junto de terra... vou esperar pelo output de texto desta saída para tentar compreender melhor as diferenças em relação à run anterior, se as condições serão mais ou menos severas. Creio que a aproximação de terra compensou o descavamento e o valores do vento serão próximos ás runs anteriores.

 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Também penso que o landfall deverá ser a Oeste da Galiza...se for aqui na zona do Douro Litoral como mostra esta última run GFS podemos ter problemas relacionados com fenómenos severos locais e chuvas muito fortes..segundo este modelo o centro da depressão continua muito chegado à nossa costa...