1. Devido ao upgrade do modelo GFS para o v16 e resultantes mudanças de parametrização, as cartas estão temporariamente indisponíveis. Meteogramas já disponíveis!
    Seguimento Meteorológico: Litoral Norte | Interior Norte e Centro | Litoral Centro | Sul | Açores e Madeira | Livre
    Previsões: Curto prazo: até 3 dias | Médio prazo: até 2 semanas | Longo prazo: mensal e sazonal    (Regras e links úteis nos 1ºs posts)
     Twitter |  Facebook | Avisos IPMA/Alertas ANPC

Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por ACalado 30 Dez 2008 às 19:24.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Pela minha experiência tivemos já uns 3 eventos recentemente onde a ondulação costeira tem ficado abaixo da previsão do NOAA WW3, há muita gente que partilha essa opinião. Ondas ao nível do que mostra o modelo só tem aparecido em boias.
     
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    O critério para alerta laranja na precipitação é de 20-40 mm numa hora ou 40-60mm em 6 horas. Alguém me pode indicar um modelo que mostre esta precipitação ? Assim ficaria mais fácil discutir os alertas em relação a isso. Pelo que vejo num ou noutro local talvez chegue aos 40mm em 6 horas, estará na fronteira entre um e outro.

    Quanto ao vento, acho que o laranja estaria mais certo, ao nível do mar a maioria dos modelos indica 70km/h e rajadas superiores, o que está na fronteira entre um e outro. Eu poria laranja sem hesitações porque em pontos mais elevados (mesmo a 500 metros por exemplo) o critério será certamente alcançado com facilidade.
     
  3. Nuno

    Nuno
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    2 Dez 2006
    Mensagens:
    1,140
    Local:
    Setúbal
    Eu partilho da mesma opinião que tu, lembro me perfeitamente á umas semanas darem vagas de 5 metros, no entanto não havia vento, o que me fazia ainda mais espécie, agarrei em mim fui ver, fui ate á serra, e ao cabo, e estava um lindo dia de sol com o mar chão com uma vaga morta de 1 m a 2.. E por causa disso não pus o barco dentro de agua para ir apanhar umas Douradas ao cabo :D
     
  4. trepkos

    trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    10 Out 2008
    Mensagens:
    1,561
    Local:
    Eborae
    Évora não devia estar em alerta, talvez laranja, devido à chuva e vento forte? Porque não está? Penso que em Portugal estes alertas/avisos ainda não funcionam como deve ser.
     
  5. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,451
    Local:
    Olhão (24 m)
    Mas mais vale prenevir do que remediar, ou não será assim, depois amanhã se confirmarem as previsões, vamos ver no telejornal, Albufeira entrou a água nos estabelecimentos comerciais e tal, como temos visto ultimamente e ninguém avisa, enquanto o Aemet já tem a província de Huelva em alerta laranja, é aí que eu quero chegar, será que alguém já avisou os comerciantes da baixa de Albufeira de que a próxima madrugada pode ter inundações, penso que não, coitados é aqueles que têm os estabelecimentos lá, os responsáveis esses nunca são encontrados como Protecção Civil, IM e outros. Uma situação que tem acontecido aqui no Algarve, tanto a 25 de Agosto de 2007 como noutras datas é os alertas do IM serem emitidos perto do acontecimento ou mesmo depois do acontecimento e o caso mais absurdo foi do dia 25 de Agosto de 2007 em que lançaram o alerta laranja depois das inundações que ocorreram, é isso que irrita-me, na vida mais vale prevenir do que remediar. Só acho que devia estar alerta laranja no Algarve para ondulação amanhã, o resto estão bem emitidos, não é muito usual e mesmo raro termos esta ondulação 5 a 6 metros na costa Algarvia, não é a Costa Ocidental é a Algarvia, onde esta ondulação é mesmo rara acontecer.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. kikofra

    kikofra
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    7 Abr 2008
    Mensagens:
    1,337
    Local:
    Leiria (115m)/Lourosa/Porto
    havendo previsao de trovoada sera que nao devia haver alerta amarelo para a trovoada?
     
  7. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga

    O IM errou com o alerta laranja de neve, errou, já foi dito por muitos, não vale a pena bater mais no ceguinho. Podemos talvez acabar por aqui em relação às criticas o IM sobre esse assunto, o fórum já tem dezenas de mensagens sobre isso.

    O IM provavelmente estará a errar com os alertas apenas amarelos para a Érica, provavelmente sim, estará a errar, mais vale pecar por excesso (mas foi isso que pelos vistos fez na neve e alvo de tanta critica), mas só saberemos se sim ou não depois do evento, se esteve ou não dentro dos critérios por eles estabelecidos. Se errarem muito, abram depois então mais uma sessão de porrada.

    Quanto aos avisos específicos a zonas vulneráveis, isso nem sequer é função do IM, é da protecção civil nacional e local como já muitas vezes foi referido por aqui, o IM apenas faz avisos meteorológicos em função dos critérios deles. Cabe depois à protecção civil ver se por exemplo x mm de precipitação ou ondulação de y metros causam problemas no local A ou B em função do conhecimento do terreno que a protecção civil tem.
     
  8. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,900
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    algarvio1980, repara que eu não disse o contrário. ;)
    Estou apenas a dizer que é cedo para reclamar por algo que ainda não aconteceu. Uma coisa seria sugerir, e explicar esse ponto de vista. Outro é partir para a reclamação.
    Ontem o IM também se preveniu quanto às cotas de neve, e olha no que deu...

    E quanto ao vento, a previsão do IM para ontem era esta:

    "Céu geralmente muito nublado.
    Períodos de chuva passando gradualmente a regime de aguaceiros,
    temporariamente fortes a partir da tarde nas regiões Norte e
    Centro.
    Queda de neve acima dos 1200/1400 metros, baixando gradualmente a
    cota para 600/800 metros a partir da tarde.
    Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas a partir da tarde.
    Vento moderado (25 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando forte
    (35 a 45 km/h) no litoral
    e forte a muito forte (40 a 60 km/h)
    com rajadas da ordem dos 90 km/h nas terras altas, rodando
    gradualmente para noroeste a partir da tarde e diminuindo de
    intensidade.
    Descida de temperatura a partir da tarde."


    Em Lisboa, nem a estação da G.Coutinho, nem o Geofísico, chegaram sequer aos 30km/h de velocidade média de vento. E os modelos previam ventos médios na casa dos 40-50km/h. Basta verem as animações das previsões em páginas anteriores.;)

    [​IMG]

    Há dois dias muitos poderiam dizer que era necessário no mínimo um alerta amarelo por causa do vento, que se justificava pela previsão dos modelos.
    No entanto e pelas observações, verifica-se que o vento foi muito menos que o previsto.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Nonnu

    Nonnu
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    11 Jan 2009
    Mensagens:
    85
    Local:
    Barreiro

    Ola Nuno, olha eu como surfista estou sempre atento ás ondulacoes, pois dizem-me respeito e entao vou tentar te elucidar de alguns promenores...

    O facto de ter dado previsao de ondas na ordem dos 5 metros, e tu teres ido verificar ao cabo e so veres ondas de 1 a 2 metros, nao quer dizer que realmente o swell nao estivesse efectivaente de 5 metros.

    O que acontece e muita gente nao sabe, é que muito mais que o tamanho do sweel, o que mais conta é a direccao do mesmo...

    Vou dar um exemplo para tentar explicar melhor...

    Se for dado uma previsao de ondas de 5 metros para a costa portuguesa (mais propriamente zona centro entre peniche e cabo espichel) e se essa mesma previsao for de ondas de 5 metros mas de swell de noroeste, entao por exmeplo irá dar na praia grande ondas de 3,5 metros e no espichel ondas de 1,5 metros

    Mas se o alerta for dado com o mesmo tamanho de onda, 5 metros mas o swell for de Oeste, a coisa muda completamente de figura, e entao veras ondas no espichel com cerca de 4 metros e na praia grande ondas com 2,5 metros.

    Conclusao...

    A altura de mar conta, mas muito importante, a direccao do swell, pois nao podemos esquecer que a costa portuguesa esta voltada a Oeste/Noroeste e é ai que o swell incide directo.

    Só mais um exmplo, em carcavelos de verao na dá ondas... PK ? Simples, porque os swell's de verao sao em 99% dos casos de N/NO e entao como a praia de carcavelos esta voltada a O/SO e ainda por cima protegido pelo cabo raso e da roca, faz com que a onda nao entre em carcavelos.

    Esqueci-me de referir de que não é necessario termos ventos fortes nem tempestades em portugal para termos por exemplo ondas de 4 metros, basta para isso que haja uma grande tempestade no mar do norte, que passado uns 2 a 3 dias iremos ver as ondas dessa tempestade a chegar a costa portuguesa, ou ate mesmo em periodo de verao um furacao traçar uma trajectoria procima dos açores, como foi o caso do gordon, que deu ondas passado 2 dias em portugal de 3 metros em pleno setempro com um lindo dia de sol e com 36 graus...

    Espero ter ajudado, abraço
     
  10. Nuno

    Nuno
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    2 Dez 2006
    Mensagens:
    1,140
    Local:
    Setúbal
    Ena pá, ja aprendi uma coisa que sempre eu nunca percebi, claro tu conheces muito bem essas zonas, eu aqui é mais de Sines ao cabo! Obrigada pela explicação:)
     
  11. meteo

    meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    15 Fev 2008
    Mensagens:
    1,959
    Local:
    Oeiras
    Quando o IM fala de neve a cima dos 800 metros e ocorre a baixo,critica-se..Quando vai pelo seguro e até se dizia que era preferível prevenir, critica-se outra vez...Então ,mas...O IM só está bem quando acerta em cheio ?
    É que todos sabemos que a meteorologia não é uma ciencia certa e as previsões são apenas isso..não garantem nada...
    Mas para o IM parece ser diferente...
     
  12. Nonnu

    Nonnu
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    11 Jan 2009
    Mensagens:
    85
    Local:
    Barreiro
    Entao como sabes a zona de Sines (Norte) ate Troia, forma uma baia bem visivel com 65 km de praia.

    Essa zona é caracteristica por ter variadissimos tamanhos de onda, por exmplo a comporta esta ainda demasiado protegida geograficamente pelo cabo espichel, fazendo com que os swell's de noroeste se façam sentir muto pouco, mas os mesmo swell's ja se fazem sentir e bem na zona de melides ate Sines.

    Para dar onda forte na comporta, é necessario swell de Oeste ou Oeste/Noroeste, ou claro... Sudoeste ou Sudoeste /Oeste

    E outra coisa a ter em atençao no mar, e nas ondas...
    Tenpestades como esta de hoje (Erika) fazem com que o nivel do mar suba devido a sua forte intencidade e presao atmosferica, se a isto juntarmos praia mar, chuva intensa, e swell de Oeste... (e mais nao digo...)
     
  13. RUiMoReIrA

    RUiMoReIrA
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    26 Jan 2009
    Mensagens:
    56
    Local:
    Porto - Gondomar - Fanzêres Lat:41.16 Long: -8.53
    está um sol radiante aqui em Fanzêres até parece que não vem ai nada...acho que a montanha vai parir um rato...
     
  14. Nuno

    Nuno
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    2 Dez 2006
    Mensagens:
    1,140
    Local:
    Setúbal

    Tens toda a razão no que acabaste de dizer, é exactamente como disseste, aqui é uma zona protegida de ventos de N, mas quando ele sopre moderado ou forte de NW começa a haver uma vaga de O , enfim tínhamos aqui conversa para a tarde toda;)
     
  15. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga

Partilhar esta Página