Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
As cotas pevistas não são baixas - deverão ser as correctas. Por aqui a 300 mts de altitude, a 30 km do atlântico, estão 4,5ºC de temperatura e tem vindo a baixar muito lentamente pelo que acredito que em zonas mais interiores a cota dos 500 mts seja bem possível. Aguardemos pelos relatos de colegas nossos por esse interior para saber mais.
Boa noite

Até agora não se confirma, nem de perto, queda de neve a 500m. Na melhor das hipóteses conhecidas, neva a 900m, nesta altura.

Pior que as cotas apontadas, foi o desfasamento temporal.
Mas... errar é humano.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Até agora não se confirma, nem de perto, queda de neve a 500m. Na melhor das hipóteses conhecidas, neva a 900m, nesta altura.

Pior que as cotas apontadas, foi o desfasamento temporal.
Mas... errar é humano.

Penso que o desfasamento por vezes é natural, pode levar horas até ao ponto previsto. Neste caso penso que lá para meio-final da madrugada poderá nevar a 500-600 mts no interior. A temperatura tem vindo a baixar rápido, por exemplo em Bragança.
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Penso que o desfasamento por vezes é natural, pode levar horas até ao ponto previsto. Neste caso penso que lá para meio-final da madrugada poderá nevar a 500-600 mts no interior. A temperatura tem vindo a baixar rápido, por exemplo em Bragança.

Não disse, de todo, que o desfasamento não era natural.

No entanto, os alertas lançados pelo IM condicionaram (obviamente) agitação nos Media que, naturalmente e como é hábito, dramatizam o mais que podem.

Como já foi aqui relatado no forum, a rotina de várias pessoas para este fim de semana foi alterada, em virtude de quase terem anunciado o "nevão deste inverno", tal a quantidade de distritos que se viram pintados de laranja (!!), cor esta nunca antes usada para alertas referentes à neve, nesta jornada de Inverno 08/09.
Estes alertas abrangiam um período que começava a meio do dia de 6ª f (!)

Neste ponto de vista, o desfasamento temporal é de lamentar.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

Ontem fiquei francamente desiludido com este fórum,no qual sou novo.
Postei uma previsão da accuweather na qual prevêm uma nova vaga de frio daqui por 15 dias e removeram-me a mensagem!!!!! Não consigo entender porque. Afinal a mensagem era no âmbito do fórum não era? Era meteorologia não era? Ou será que estou errado?

O nimboestrato falava ontem que só faltava um AA potente na gronelândia e éisso que parece que os modelos da accuweather prevêm.
Ou consideram isto especulação?

Então parece-me que há pessoas neste fórum que gostam da censura e não são humildes em relação a modelos diferentes.
Um abraço e esperemos então pela nova entrada de frio polar daqui a umas 2-3 semanas.


venha ele...

nós estamos aqui para recebe-lo de peito aberto :D:D:D


cumps
Nashville
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Peço as minhas desculpas! Errei!
Reparei agora que o meu post tinha sido transferido para uma nova entrada entitulada os modelos de Fevereiro!
Lol, um abraço e as minhas grandes desculpas aos moderadores,


Ontem fiquei francamente desiludido com este fórum,no qual sou novo.
Postei uma previsão da accuweather na qual prevêm uma nova vaga de frio daqui por 15 dias e removeram-me a mensagem. Não consigo entender porque. Afinal foi da mesma fonte que previram a vaga de frio de 9-10 de Janeiro em Portugal com cerca de 3 semanas de antecedência. Será que consideram especulação é?
Isto só prova que parece que há pessoas neste fórum que gostam da censura e não são humildes.
Um abraço e gostei do tempo aqui passado. Com sorte até vão remover esta minha mensagem não é? Se sim, eu continuarei a postá-la. Um abraço e esperem então pela nova de frio em meados e finais de Fevereiro. Tenho dito.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Boas

De todos os modelos o GME é o que mostra o temporal mais forte para esta noite madrugada de domingo :)




Não posso é deixar de referir que mais uma vez não concordo com o IM as rajadas de 120km/h tanto podem ser nas terras altas como nalguns pontos do Litoral.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não disse, de todo, que o desfasamento não era natural.

No entanto, os alertas lançados pelo IM condicionaram (obviamente) agitação nos Media que, naturalmente e como é hábito, dramatizam o mais que podem.

Como já foi aqui relatado no forum, a rotina de várias pessoas para este fim de semana foi alterada, em virtude de quase terem anunciado o "nevão deste inverno", tal a quantidade de distritos que se viram pintados de laranja (!!), cor esta nunca antes usada para alertas referentes à neve, nesta jornada de Inverno 08/09.
Estes alertas abrangiam um período que começava a meio do dia de 6ª f (!)

Neste ponto de vista, o desfasamento temporal é de lamentar.
Eu concordo em absoluto com o que disseste. Mas o desfasamento pode e é natural embora seja difícil de evitar em grande parte das vezes. Agora o alerta pode ter sido ou não eficaz, mas se não teem alertado ou então se alertam muito tarde, aí sim há problemas que podem ser graves.
Nós aqui no fórum, principalmente os mais entendidos, também erram mas, mesmo assim, continuo a lhes dar crédito.
Nem eles nem os profissionais do IM erram em consciência, todos dão o seu melhor que podem ou que deixam - esta é uma crítica para os governantes que não tem dado a devida atenção à ciência e nomeadamente à meteorologia (quanto cortaram no pessoal e nas verbas para manutenção das estações espalhadas pelo país seja do IM, seja do INAG?)
Agora por não ser uma ciência exacta, por me dar surpresas atrás de surpresas, é que eu gosto da meteorologia
P.S.: desculpem isto um bocado off-topic mas penso que se enquadra num certo sentimento que todos nós temos experimentado:thumbsup:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Não disse, de todo, que o desfasamento não era natural.

No entanto, os alertas lançados pelo IM condicionaram (obviamente) agitação nos Media que, naturalmente e como é hábito, dramatizam o mais que podem.

Como já foi aqui relatado no forum, a rotina de várias pessoas para este fim de semana foi alterada, em virtude de quase terem anunciado o "nevão deste inverno", tal a quantidade de distritos que se viram pintados de laranja (!!), cor esta nunca antes usada para alertas referentes à neve, nesta jornada de Inverno 08/09.
Estes alertas abrangiam um período que começava a meio do dia de 6ª f (!)

Neste ponto de vista, o desfasamento temporal é de lamentar.

Bons dias, concordo em absoluto!

Sempre pensei que a atitude do IM havia sido prudente e que no próprio dia levariam para cotas superiores (o que seria lógico...dado ser preferivel jogar pelo seguro!). Mas manter o erro foi burrice clara e uma situação que descredibiliza uma autoridade, neste caso a mais alta ao nível da meteorologia em Portugal. Num momento em que tanto neste fórum se tem medo da credibilidade que por vezes possamos por em causa, vir este exemplo de cima é claramente uma mostra de que até os profissionais podem errar, quanto mais nós, meros amadores! Mas errar é uma coisa e mantermo-nos no erro é outra. Aquilo que vem esta noite e que realmente deveria merecer outra atenção tem alerta amarelo nas zonas de maior impacto e ontem foi decretado o alerta LARANJA pela neve :confused: em todo o Norte!

Ao IM e para a sua credibilidade proponho que rectifiquem os alertas sob pena de criarem um monstro de um ursinho e um ursinho de um monstro! MUITA ATENÇÃO!

Cumprimentos.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bons dias, concordo em absoluto!

Sempre pensei que a atitude do IM havia sido prudente e que no próprio dia levariam para cotas superiores (o que seria lógico...dado ser preferivel jogar pelo seguro!). Mas manter o erro foi burrice clara e uma situação que descredibiliza uma autoridade, neste caso a mais alta ao nível da meteorologia em Portugal. Num momento em que tanto neste fórum se tem medo da credibilidade que por vezes possamos por em causa, vir este exemplo de cima é claramente uma mostra de que até os profissionais podem errar, quanto mais nós, meros amadores! Mas errar é uma coisa e mantermo-nos no erro é outra. Aquilo que vem esta noite e que realmente deveria merecer outra atenção tem alerta amarelo nas zonas de maior impacto e ontem foi decretado o alerta LARANJA pela neve :confused: em todo o Norte!

Ao IM e para a sua credibilidade proponho que rectifiquem os alertas sob pena de criarem um monstro de um ursinho e um ursinho de um monstro! MUITA ATENÇÃO!

Cumprimentos.

Meus amigos reclamem com o IM como eu já fiz...é inadmissível o que se passou...:disgust:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Bons dias, concordo em absoluto!

Sempre pensei que a atitude do IM havia sido prudente e que no próprio dia levariam para cotas superiores (o que seria lógico...dado ser preferivel jogar pelo seguro!). Mas manter o erro foi burrice clara e uma situação que descredibiliza uma autoridade, neste caso a mais alta ao nível da meteorologia em Portugal. Num momento em que tanto neste fórum se tem medo da credibilidade que por vezes possamos por em causa, vir este exemplo de cima é claramente uma mostra de que até os profissionais podem errar, quanto mais nós, meros amadores! Mas errar é uma coisa e mantermo-nos no erro é outra. Aquilo que vem esta noite e que realmente deveria merecer outra atenção tem alerta amarelo nas zonas de maior impacto e ontem foi decretado o alerta LARANJA pela neve :confused: em todo o Norte!

Ao IM e para a sua credibilidade proponho que rectifiquem os alertas sob pena de criarem um monstro de um ursinho e um ursinho de um monstro! MUITA ATENÇÃO!

Cumprimentos.

Completamente de acordo, o Distrito de Faro em alerta amarelo, devia estar em alerta laranja devido à precipitação, vento e muito estranho é a ondulação prevista e nem um alerta amarelo se encontra:confused::disgust:, enquanto os nossos vizinhos já colocaram em alerta laranja para amanhã:angry:.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Completamente de acordo, o Distrito de Faro em alerta amarelo, devia estar em alerta laranja devido à precipitação, vento e muito estranho é a ondulação prevista e nem um alerta amarelo se encontra:confused::disgust:, enquanto os nossos vizinhos já colocaram em alerta laranja para amanhã:angry:.

Só um pequeno parêntesis.

Não devemos reclamar por aquilo ainda não aconteceu.

Ainda ontem e nomeadamente para Lisboa, os modelos previam vento forte a muito forte de Sudoeste e com rajadas, e... Alguém o viu? Alguém o sentiu?
À hora de almoço andávamos todos "à toa" porque ninguém sabia o que tinha acontecido ao vento previsto.

:thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Só um pequeno parêntesis.

Não devemos reclamar por aquilo ainda não aconteceu.

Ainda ontem e nomeadamente para Lisboa, os modelos previam vento forte a muito forte de Sudoeste e com rajadas, e... Alguém o viu? Alguém o sentiu?
À hora de almoço andávamos todos "à toa" porque ninguém sabia o que tinha acontecido ao vento previsto.

:thumbsup:

O vento ontem foi antes da frente e ele ai soprou na casa dos 40 a 50km/h como previsto depois na altura da frente e depois da frente parou mas o modelo previa isso ;) penso que logo ira se justificar um alerta laranja em todo o sul tanto para o vento como chuva...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Completamente de acordo, o Distrito de Faro em alerta amarelo, devia estar em alerta laranja devido à precipitação, vento e muito estranho é a ondulação prevista e nem um alerta amarelo se encontra:confused::disgust:, enquanto os nossos vizinhos já colocaram em alerta laranja para amanhã:angry:.

Concordo plenamente Algarvio... é sempre tudo para a ultima da hora...

E estive tambem a ver o modelo do Swell e não corresponde aos 4 a 5m metros previstos pelo IM mas sim 6 a 7m na costa sul...:mad:

E com a mare cheia de madrugada la vai o mar entrar pelo rio dentro podendo causar complicações agravadas aqui em VRSA. e sempre que a mare esta cheia o sistema de dernagem do concelho para e depois ja se sabe!! Mte Gordo e V.R.S.A ás aranhas.:mad:

A não esquece que a Alt. Media de V.R.S.A e Mte Gordo são de apenas 4m!! Valha-nos as Dunas!!!:disgust:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
]ToRnAdO[;121491 disse:
E estive tambem a ver o modelo do Swell e não corresponde aos 4 a 5m metros previstos pelo IM mas sim 6 a 7m na costa sul...:mad:

O modelo NOAA Wave3 tem ondas de 6 metros mas só na noite de Domingo e manhã de 2ªfeira.

wave3ky7.png