Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por ACalado 30 Dez 2008 às 19:24.

1. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    Nesta configuração é impossivel:) onde eu moro(Estoril) o vento vem de sul pelas isóbaras representadas, é um importante detalhe:).

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Se com as cartas que temos agora meterem chuva e não tirarem o frio podem ter a certeza que a neve ia andar muito perto do Litoral :) tive a ver as temperaturas a 2m e a partir de quarta até sábado não vão alem dos 6 ou 7 ºC em Lisboa durante 4 dias seguidos e noites gélidas...o Interior Norte então nem me atrevo a dizer o frio que vão ter :w00t:

Isto se tudo se mantiver como está agora :thumbsup:

3. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Sinceramente, acredito que terça-feira poderá nevar em Bragança, pouca coisa, mas deverá nevar..

4. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    O pior ainda seria o gelo que durante dias iria acumulando :w00t: :cold: :cold: o vento é fraco ou nulo as geadas serão bastante fortes no Interior :cold:

5. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    A manter-se este cenário, a neve vai finalmente cair aqui no Alentejo, o IM dá -1 grau para Évora.

6. BARROSODIGITAL

BARROSODIGITAL
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    31 Jan 2008
    Local:
    MONTALEGRE (+-1000m)
    a temperatura vai baixar isso e mais que certo mas eu tenho duvidas qto a precipitação. vai ser muito escassa ou mesmo nula..

cumprimentos

7. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Sonhar é bom :rolleyes::rolleyes: acho que a partir de amanhã vão começar a retirar o frio todo, já se sabe como é, ou não ??

Mesmo que tenhamos frio já se sabe como é o vento...faz sempre o seu serviço de estragar as mínimas.

8. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja
    Penso que a entrada muito fria já ninguem a tira...

Esta run do GFS até ao momento parece mostrar um padrão de temperaturas a 850hPa que a run das 0z do modelo europeu já indicava, sobretudo para o final da próxima semana... Precipitação é que está difícil... Muito difícil mesmo. A acontecer traria surpresas certamente, uma vez que as cotas estariam muitissimo baixas.

9. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Não fossem aquelas baixas pressões modeladas tanto pelo GFS como ECM eu sentenciaria já esta entrada fria, a muito frio e zero de precipitação. Seria mais uma típica entrada siberiana que tanto beneficia o NE de Espanha e que apenas nos trás ar gélido aqui para Portugal.

Mas estando em jogo alguma instabilidade e bastante frio a 850hpa não vou sentenciar, mas antes aguardar. Estas modelações de depressões muitas vezes esfumam-se a menos de 24 de distância

De notar que o meteograma do GFS mostra agora mais consistência na previsão, coisa que não se passava nos últimos dias

Agora com mais frio ou menos frio, com mais precipitação ou menos precipitação, fico mais satisfeito de nos afastarmos de um dia como o 31 de Dezembro em que registei a máxima do mês com 16.2ºC :hehe:

10. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Já para não falar dessa parte da dita precipitação, se dão chuva tiram frio, se metem frio tiram chuva, se for um pouco dos dois é o ronhó nhó nhó do costume com 2ºC de amplitude térmica...resumindo clima Português :D:D mas tenhamos esperança meus amigos, esperança :lmao:

11. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    A entrada fria já ninguém a tira e vamos ter temperaturas que não as temos todos os anos já que não é todos os anos que temos uma boa entrada fria como esta! seja seca ou não já irá marcar o ano de 2009 :D

12. JoãoDias

JoãoDias
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Jun 2008
    Local:
    Avintes, Portogal
    Posso estar a ver mal mas não me parece ser uma situação muito extraordinária, estas entradas de leste gélidas mas secas não são propriamente uma raridade mesmo nos últimos anos. A perspectiva de precipitação é praticamente nula, à excepção de dia 5 e 6, quando o frio ainda se está a começar a instalar.

13. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Sim mas eu falo em termos de temperaturas no geral de Norte a Sul e na média diária mínimas e máximas muito baixas :cold: não tivéssemos nos em Janeiro :) mas mesmo assim acredito em temperaturas abaixo ou muito abaixo do normal mesmo para Janeiro.Amanha saberemos melhor :cold: actualmente mostra no Norte e Centro a 850hpa temperaturas entre os -4 e os -6 durante 48horas e entre os -2 a -4 no Centro e Sul durante 48horas mais ou menos, será assim tão frequente?? já tenho visto mas no máxima está essas temperaturas 12horas no máximo 24horas :P

14. Bgc

Bgc
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Nov 2007
    Local:
    Nogueira,Bragança(770m)/Porto
    Bem, quem gostar de frio que venha até Bragança passar a próxima semaninha :lol:

15. mr. phillip

mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Dez 2006
    Local:
    Quinta do Conde, Sesimbra (20m)
    Se eu pudesse, não duvides que aí voltaria para apanhar um ar fresquinho!!:D

Partilhar esta Página