Mas agora com uma pequena mudança, onde esta laranja era vermelho, e vermelho laranja, com esta saída o braço da depressão afecta claramente o centro e sul,mas ainda vai mudar muita coisa, ainda não se tem certezas de nada

Infelizmente é já praticamente impossível ela não vir...e penso que vai agravar ainda mais em algumas saídas![]()
Quais são os eventos extremos que ela pode trazer.
Tornados...
Ventos na ordem dos...com rajadas a....
agitação maritima...
100 km/h no mínimo no norte, não de rajada, mas constante, durante a passagem da frente não quero imaginar as rajada120/140 km/h...mais uma vez os Galegos levam com 160 km/h a 200 km/h.
Sim.Lembro-me perfeitamente. Eu tive a água a entrar-me dentro de casa e foi aflitivo. É por isso que fico sempre apreensivo quando surgem estas situações. Aliás, foi um dos factores que me fez começar a interessar mais pela meteorologia e a descobrir este forum. Espero que seja uma situação que não cause danos materiais e sobretudo pessoais se se confirmar.![]()
Carta sinóptica de 24/11/2006: para comparação com a prevista para 31/01/2009:
![]()
Lembro-me bem deste temporal que largou bastante chuva aqui no Porto e muito vento!
Quais são os eventos extremos que ela pode trazer.
Tornados...
Ventos na ordem dos...com rajadas a....
agitação maritima...
Uma depressão deste tipo tem sempre linhas de grande instabilidade a própria frente é muito activa e muito provavelmente terá no seu centro nuclios convectivos bastante activos suponho logo não é de descartar tornados trombas marinhas que basicamente é o mesmo fenómeno só que um é em terra outro no maros ventos nesta run são claramente acima dos 100km/h em rajada com o constante na ordem dos 60 a 80km/h mas isso dos ventos depende muito da disposição das isobaras. Rezem para que não cave mais, que é o que temo
![]()
Agora pergunto, tem alguma coisa a ver com este temporal que mostra nos modelos ? Penso que pouca ou nada tem a ver em termos de intensidade, mas calma quarta e quinta são dias decisivos!![]()