Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
nesse dia graças a essa depressão sai mais cedo da escola, foi uma 6ª feira,a protecção civil nesse dia também emitiu alerta vermelho,e era para sair as 5:30 no dia mais chato da semana, graças a isso sai 30m antes...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
airpressurevk6.png

Olha olha as semelhanças :lmao::lmao: eu não quero imaginar se isto se concretiza, é desta pessoal, é desta que o IM vai ser reequipado...IP IP URRA IP IP URRA, venha ela, só assim é que o pessoal aprende, mas mais cavada, ou então mais pra sul.

 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quais são os eventos extremos que ela pode trazer.
Tornados...
Ventos na ordem dos...com rajadas a....
agitação maritima...

100 km/h no mínimo no norte, não de rajada, mas constante, durante a passagem da frente não quero imaginar as rajadas:shocking: 120/140 km/h...mais uma vez os Galegos levam com 160 km/h a 200 km/h, nada de mais, os senhores do aquecimento acham isto normal :lmao: por isso não se preocupem, isto é do co2.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A última vez que vi algo assim deu nisto :lmao: :assobio:


Carta sinóptica de 24/11/2006: para comparação com a prevista para 31/01/2009:

bracka20061124ds1.gif



Lembro-me bem deste temporal que largou bastante chuva aqui no Porto e muito vento!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Sim.Lembro-me perfeitamente. Eu tive a água a entrar-me dentro de casa e foi aflitivo. É por isso que fico sempre apreensivo quando surgem estas situações. Aliás, foi um dos factores que me fez começar a interessar mais pela meteorologia e a descobrir este forum. Espero que seja uma situação que não cause danos materiais e sobretudo pessoais se se confirmar.:unsure:

sim também me lembro bem desse dia,quem não se lembra né?:p (nesse dia andava no PC a ver um "Tal" fórum chamado Meteopt.com ainda na condição de visitante :rolleyes:) Moro num 2º andar e lembro-me que lá em baixo nas escadas ficou tudo inundado, nunca tinha visto algo semelhante:shocking:

Em relação ao que aí vem, não sei...a ver vamos, mas espero que também não seja nada de grave:unsure:
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Carta sinóptica de 24/11/2006: para comparação com a prevista para 31/01/2009:

bracka20061124ds1.gif



Lembro-me bem deste temporal que largou bastante chuva aqui no Porto e muito vento!

Agora pergunto, tem alguma coisa a ver com este temporal que mostra nos modelos ? Penso que pouca ou nada tem a ver em termos de intensidade, mas calma quarta e quinta são dias decisivos!;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Quais são os eventos extremos que ela pode trazer.
Tornados...
Ventos na ordem dos...com rajadas a....
agitação maritima...

Uma depressão deste tipo tem sempre linhas de grande instabilidade a própria frente é muito activa e muito provavelmente terá no seu centro nuclios convectivos bastante activos suponho logo não é de descartar tornados trombas marinhas que basicamente é o mesmo fenómeno só que um é em terra outro no mar :) os ventos nesta run são claramente acima dos 100km/h em rajada com o constante na ordem dos 60 a 80km/h mas isso dos ventos depende muito da disposição das isobaras. Rezem para que não cave mais, que é o que temo :(
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Uma depressão deste tipo tem sempre linhas de grande instabilidade a própria frente é muito activa e muito provavelmente terá no seu centro nuclios convectivos bastante activos suponho logo não é de descartar tornados trombas marinhas que basicamente é o mesmo fenómeno só que um é em terra outro no mar :) os ventos nesta run são claramente acima dos 100km/h em rajada com o constante na ordem dos 60 a 80km/h mas isso dos ventos depende muito da disposição das isobaras. Rezem para que não cave mais, que é o que temo :(

De certeza que não cava mais. Portugal passa sempre ao lado de tudo. Pode ser que ainda sobre um bocadinho de chuva forte.

MAS, se cavar mais o negocio da madeira e dos pregos vai disparar.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Agora pergunto, tem alguma coisa a ver com este temporal que mostra nos modelos ? Penso que pouca ou nada tem a ver em termos de intensidade, mas calma quarta e quinta são dias decisivos!;)

O do modelo GFS é mais intenso a depressão parece muito activa o centro depressionário está mais perto de nós, a corrente de sul/sw é muito forte e a frente de chuva é muito activa! Tudo ingredientes para gerar um temporal forte!

Temos que aguardar por próximas saídas para confirmar !