Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
;)
boas

aqui fica um alerta do meteopt , para que todos tenham liberdade de expressão, e caso as pessoas fiquem preocupadas, já sabem onde ir buscar informações dadas por instituições governamentais.

Aviso MeteoPT.com
As análises, previsões ou alertas neste tópico são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.


Depressão «Dina» e Depressão «Érica»
Nomear depressões que nos afectam é uma iniciativa interna do fórum MeteoPT.com não sendo portanto uma lista oficial de nomes para tempestades.

este aviso encontra-se na primeira pagina de um evento especial, para que todos aqui possam dizer o que lhes parece que os modelos estão a indicar, por isso aqui e mais uma vez digo, são livres de expor as sua opinião, caso assuste ou não.

espero que da próxima vez tenhas isso em consideração.

abraços

:thumbsup:
Concordo inteiramente mas são os moderadores que dizem para termos cuidado com aquilo que dizemos. Claro que temos direito a dar a nossa opinião mas não temos que ficar irritados com a opinião dos outros.
Eu não faço mal a ninguém, não devias ter respondido da forma que respondeste e é verdade que ontem exagerei bastante e confesso que fui mal educado mas pedi desculpa prontamente ..
Eu sei quando erro e assumo :(

PS: Não eliminar pois não é ofensiva e apenas apela ao respeito mútuo. Aqui devemos alegrar-nos e não irritarmo-nos.
SE RESPONDEREM EU PROPRIO APAGO A MINHA MENSAGEM
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Boa tarde,

Ao que tudo tende em indicar o Inverno como era antigamente (se bem me recordo) está mais ou menos de volta.

Que seja bem vindo pois, afinal de contas estamos em Janeiro.

Já agora que a percipitação que poderá cair em alguns períodos com maior intensidade, não faça estragos, mas que sirva para encher barragens.
O vento que se sente mas não se vé, e que certamente também ele quererá "dar nas vistas", nos momentos em que terá maior furor não cause danos, nesta terra (sem culpa) que já por si anda ao sabor do vento!

Por aqui chove com 11.9ºC e pressão em queda 1014 hPa
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
;)

:thumbsup:
Concordo inteiramente mas são os moderadores que dizem para termos cuidado com aquilo que dizemos. Claro que temos direito a dar a nossa opinião mas não temos que ficar irritados com a opinião dos outros.
Eu não faço mal a ninguém, não devias ter respondido da forma que respondeste e é verdade que ontem exagerei bastante e confesso que fui mal educado mas pedi desculpa prontamente ..
Eu sei quando erro e assumo :(

PS: Não eliminar pois não é ofensiva e apenas apela ao respeito mútuo. Aqui devemos alegrar-nos e não irritarmo-nos.
SE RESPONDEREM EU PROPRIO APAGO A MINHA MENSAGEM

boas

já te disse o que tinha a dizer.

abraços
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas,

Este aviso é da 1ª depressão. Penso que para nós o mais importante será o próximo aviso até domingo às 6Z ;)

Pra já pra já, vejamos o que a abertura da festa nos trás :D

O Henrique tem razão. Apesar do futuro meteorológico ser promissor, ele é tão mais inconcreto quanto maior a distância temporal para o seu desenrolar.
E ainda faltam algumas horas para o fim-de-semana, e muitas mais para aqueles que ansiosamente esperam pelo frio de Fevereiro.

Por isso, e para já, que tal observarmos com atenção a Dina que vem a passos largos até nós, e que proporcionou hoje tão belas imagens nas ilhas Açorianas? ;)

Aí vem ela!:D

imageashx-16.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O Henrique tem razão. Apesar do futuro meteorológico ser promissor, ele é tão mais inconcreto quanto maior a distância temporal para o seu desenrolar.
E ainda faltam algumas horas para o fim-de-semana, e muitas mais para aqueles que ansiosamente esperam pelo frio de Fevereiro.

Por isso, e para já, que tal observarmos com atenção a Dina que vem a passos largos até nós, e que proporcionou hoje tão belas imagens nas ilhas Açorianas? ;)

Aí vem ela!:D

imageashx-16.gif

Fico por vezes "confundido" com as imagens de satélite , dá a sensação que a frente se desloca de sul para norte...e não de oeste para leste, e que a parte mais activa está a ir para norte paralelamente a Portugal.. será apenas "ilusão de óptica"?

Corrigam-me se estiver errado..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Fico por vezes "confundido" com as imagens de satélite , dá a sensação que a frente se desloca de sul para norte...e não de oeste para leste, e que a parte mais activa está a ir para norte paralelamente a Portugal.. será apenas "ilusão de óptica"?

Corrigam-me se estiver errado..

É uma ilusão óptica se assim quiseres chamar, mas é fácil de entender, umas coisas andam realmente para norte , as nuvens geradas pela frente (daí a "ilusão"), mas a frente em sim desloca-se para leste. Repara nas direcções distintas do vento atrás e à frente da superfície frontal.

ventorw2.gif


De qualquer forma a frente além do movimento oeste-leste também tem uma componente norte sul gradual devido à subida da depressão..
Se por acaso não tivesses acesso a estes modernos modelos ou imagens de satélite que temos hoje e apenas tivesses observações de estações, seria pelas temperaturas e mudança de direcção do vento que localizarias as frentes para as desenhar numa carta por exemplo. Era assim que se fazia antigamente :hehe:
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Fico por vezes "confundido" com as imagens de satélite , dá a sensação que a frente se desloca de sul para norte...e não de oeste para leste, e que a parte mais activa está a ir para norte paralelamente a Portugal.. será apenas "ilusão de óptica"?

Corrigam-me se estiver errado..

Não, não, estás correctissimo.
Normalmente as superfícies frontais trazem ou consistem numa deslocação de ar (Vento) associada a outros aspectos como a pressão, niveis de humidade etc... Por isso é que existem outros métodos de observação metereologica, que em conjunto ajudam a perceber a previsão. O satélite é apenas mais uma ajuda nas observações, por isso deves ter mais em conta a camada de nuvens baixas pois elas são as que melhor representam realmente ou parcialmente a direção da frente. O vento pode actuar em diversas direcções dependendo do nível/altitude e da parte em que se encontra se atrás se na frente. A sensação de Sul -> Norte, neste caso, é devido à formação de nuvens altas ou de uma simples convecção que nas camadas mais altas é empurrada por ventos mais fortes.
Peço desculpa pela resposta confusa :p, mas foi a mais facil que encontrei para explicar o porque a ilusão.