Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
O Henrique tem razão. Apesar do futuro meteorológico ser promissor, ele é tão mais inconcreto quanto maior a distância temporal para o seu desenrolar.
E ainda faltam algumas horas para o fim-de-semana, e muitas mais para aqueles que ansiosamente esperam pelo frio de Fevereiro.

Por isso, e para já, que tal observarmos com atenção a Dina que vem a passos largos até nós, e que proporcionou hoje tão belas imagens nas ilhas Açorianas? ;)

Aí vem ela!:D

Concordo contigo mas também não deixo de dizer que não devemos ser mais papistas que o papa :) Apesar da distância ainda ser grande :rolleyes: (se 2 dias e meio é muito :confused:) a depressão que virá no sábado será aquela que mais atenção nos deverá merecer, se bem que amanhã também é uma situação a acompanhar...aliás eu chamo-lhe a entrada perfeita para uma refeição farta! Só espero é que não traga muitas indigestões...
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Em termos concretos de prevenção possivelmente é bem jogado junto da Protecção Civil. Agora em termos de realidade meteorológica concreta não me parece de todo que essas cotas do IM se concretizem. Mas não me importava nada ;)
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Eu não sei se foi engano do IM mas acabei de consultar os avisos e Bragança está em alerta Laranja para neve apartir dos 500m!!!:surprise:

:surprise: :surprise: :surprise:

Acho que algo nos está a escapar com os dados actuais apenas vejo, segundo os modelos, cotas inicialmente de 1450/1500 descendo ao longo do dia e madrugada do dia 31 para cotas na ordem dos 1150/1200m...
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
:surprise: :surprise: :surprise:

Acho que algo nos está a escapar com os dados actuais apenas vejo, segundo os modelos, cotas inicialmente de 1450/1500 descendo ao longo do dia e madrugada do dia 31 para cotas na ordem dos 1150 e 1200m...
Não é só Bragança.
Coimbra, Viseu, Viana, Aveiro, Porto, todo o Norte...
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
:surprise: :surprise: :surprise:

Acho que algo nos está a escapar com os dados actuais apenas vejo, segundo os modelos, cotas inicialmente de 1450/1500 descendo ao longo do dia e madrugada do dia 31 para cotas na ordem dos 1150 e 1200m...

Pode ser isso, mas parece-me um desfasamento demasiado grande. Na previsão significativa até colocam neve em Viseu e Vila Real, para além dos sítios mais habituais :huh:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
:surprise: :surprise: :surprise:

Acho que algo nos está a escapar com os dados actuais apenas vejo, segundo os modelos, cotas inicialmente de 1450/1500 descendo ao longo do dia e madrugada do dia 31 para cotas na ordem dos 1150 e 1200m...

O IM está apenas a fazer um teste, para ver se estamos com atenção! :D
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Está-nos mesmo a escarpar alguma coisa...


Última actualização dos avisos do AEMET

Elaborado: jueves 29 de enero de 2009 a las 20:40:00
Validez: sábado 31 de enero de 2009 a las 00:00:00
Nivel de riesgo
Fenómeno Acumulación de nieve: 10 cm

Ámbito Geográfico Sanabria
Hora de comienzo 20:00 del 30/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 00:00 del 31/01/2009 hora oficial
© AEMET



Riesgo - ZamoraElaborado: jueves 29 de enero de 2009 a las 20:40:00
Validez: domingo 01 de febrero de 2009 a las 00:00:00
Nivel de riesgo


Fenómeno Acumulación de nieve: 14 cm
Ámbito Geográfico Sanabria
Hora de comienzo 00:00 del 31/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 08:00 del 31/01/2009 hora oficial
Nivel de riesgo


Fenómeno Acumulación de nieve: 3 cm
Ámbito Geográfico Meseta
Hora de comienzo 00:00 del 31/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 08:00 del 31/01/2009 hora oficial
Nivel de riesgo

Fenómeno Acumulación de nieve: 10 cm
Ámbito Geográfico Sanabria
Hora de comienzo 18:00 del 31/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 00:00 del 01/02/2009 hora oficial
Nivel de riesgo

Fenómeno Acumulación de nieve: 3 cm
Ámbito Geográfico Meseta
Hora de comienzo 19:00 del 31/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 00:00 del 01/02/2009 hora oficial
© AEMET
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
:surprise: :surprise: :surprise:

Acho que algo nos está a escapar com os dados actuais apenas vejo, segundo os modelos, cotas inicialmente de 1450/1500 descendo ao longo do dia e madrugada do dia 31 para cotas na ordem dos 1150 e 1200m...

Boas noites,

Estava a ouvir a radio nas noticias das 19 horas, quando uma senhora do IM disse que a neve irá começar a cair na cota dos 1200 metros e que depois vai caindo gradualmente até aos 500/600 metros, se é verdade se não, nós estamos cá para ver, mas isto foi um alerta do IM ! Na minha opinião, não vejo cotas de 500 metros:huh: porque se não muitas zonas, com a chuva que vai cair, se cair tanta chuva como neve não sei o que seria, enfim estamos cá para ver;)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas noites,

Estava a ouvir a radio nas noticias das 19 horas, quando uma senhora do IM disse que a neve irá começar a cair na cota dos 1200 metros e que depois vai caindo gradualmente até aos 500/600 metros, se é verdade se não, nós estamos cá para ver, mas isto foi um alerta do IM ! Na minha opinião, não vejo cotas de 500 metros:huh: porque se não muitas zonas, com a chuva que vai cair, se cair tanta chuva como neve não sei o que seria, enfim estamos cá para ver;)

Boas,

O IM está a jogar pelo seguro! Está a fazer ao contrário que era habitual. Antes, colocava por defeito e as coisas corriam mal...agora coloca claramente por excesso e amanhã deverá rectificar a cota...digo eu! Pessoalmente, sou defensor de que nunca é demais alertar e prevenir...mesmo que as coisas não corram como programado...ao invés de arcar com consequências negativas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Deixo também os mapas abertos hoje do ECMWF, neste caso o Extreme Forecast Index para o Vento aos 10m.

33561890kg8.gif


60196048pt5.gif


Uma nota sobre a interpretação deste mapa:
O mapa não mostra intensidade do vento, mostra um índice do evento em relação à climatologia local para data gerada por um modelo climático. Ou seja, as áreas a vermelho (+1) significam que todo o ensemble do ECMWF tem ventos ao nível dos extremos climáticos locais, um evento anómalo nesta data, o que de resto já sabíamos todos.
A explicação mais detalhada aqui: http://www.ecmwf.int/products/forecasts/guide/The_interpretation_of_the_EFI.html
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Boas,

O IM está a jogar pelo seguro! Está a fazer ao contrário que era habitual. Antes, colocava por defeito e as coisas corriam mal...agora coloca claramente por excesso e amanhã deverá rectificar a cota...digo eu! Pessoalmente, sou defensor de que nunca é demais alertar e prevenir...mesmo que as coisas não corram como programado...ao invés de arcar com consequências negativas.

Concordo, mas também há que usar esta estratégica com precaução, caso contrário poderá começar a acontecer algo do género da história do Pedro e do lobo :unsure:
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Boas,

O IM está a jogar pelo seguro! Está a fazer ao contrário que era habitual. Antes, colocava por defeito e as coisas corriam mal...agora coloca claramente por excesso e amanhã deverá rectificar a cota...digo eu! Pessoalmente, sou defensor de que nunca é demais alertar e prevenir...mesmo que as coisas não corram como programado...ao invés de arcar com consequências negativas.

Concordo Plenamente contigo ;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

Talvez esta minha questão seja ligeiramente off-tópic mas gostaria de saber se alguem tem modelos de previsão para Portugal Continental onde se entre com a orografia, nem que seja com areas de 50Km2? Ou seja, utilizar os outputs de modelos estabelecidos e aplicar-lhes uma matriz básica de orografia tendo em conta os elementos mais significativos do continente.
Desde já agradeço a resposta a quem souber.
Abraç
TP

Que eu conheça não, pelo menos que sejam de acesso ao público. ;)