Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Em Março de 2005 houve vento no dia 1, mas no dia 2 o vento parou e a mínima foi ainda mais baixa, pelo menos por aqui.

Mas é bem verdade que, por vezes, basta uma brisa fraca para impedir a inversão térmica.

Correcto, mas por exemplo eu vivo num zona abrigada do vento N, por vezes existe uma brisa N que eu aqui não sinto, não será isso a causadora de minimas baixas em certos dias..Nunca tive bem a resposta para este acontecimento;)
 


Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Nuno, lê este tópico:

Diferença de temperatura (In)explicável

Vê como o vento a 7,5km/h é capaz de fazer disparar a temperatura. :thumbsup:


Eu sei que sim, é verdade que faz disparar as temperaturas, vejo algumas vezes na estação do nosso amigo Hotspot por vezes a temperatura vai lançada e começa a subir ou estagna, não pus isso em causa, mas á lugares abrigados onde não sentem por vezes essa aragem;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Mas agora eu pergunto!! Com o frio que vamos ter em altura será que essa brisa vai ter o mesmo efeito que temos nos outros dias em que não temos tal frio em altura?? :huh:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas agora eu pergunto!! Com o frio que vamos ter em altura será que essa brisa vai ter o mesmo efeito que temos nos outros dias em que não temos tal frio em altura?? :huh:

Com certeza não deverão haver inversões na ordem dos 12ºC como já se verificou na Praia da Rainha, e se verificam nos lugares abrigados.

Mas penso que é o suficiente para fazer dos -2ºC previstos pelo IM para a cidade de Lisboa, uns 3ºC.
O que não significa que não seja frio. 3ºC aliado ao vento é muito frio.
Mas se não fosse o vento, talvez Lisboa descesse mesmo aos -2ºC. Penso que esse valor seria uma temperatura record na capital.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Mas agora eu pergunto!! Com o frio que vamos ter em altura será que essa brisa vai ter o mesmo efeito que temos nos outros dias em que não temos tal frio em altura?? :huh:

O efeito pode ser o mesmo, mas os valores de temperatura serão mais baixos do que nos dias em que não há tanto frio em altura.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
O efeito pode ser o mesmo, mas os valores de temperatura serão mais baixos do que nos dias em que não há tanto frio em altura.

Pois era ai onde queria chegar :D :hehe: penso que Lisboa poderia ser dos poucos locais de Portugal sem temperaturas negativas mas poderia andar no fio da navalha...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
É certo que ainda está longe (daqui a 8 dias exactamente), mas podemos sonhar um pouco penso eu.:D:cold::rain:


 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O frio na próxima semana é anunciado por todos os modelos e isso ninguem o tira e o GFS aponta-nos com uma forte depressão que se vai instalar na Madeira causando forte precipitação entre Quinta/Sexta até Segunda-Feira enquanto o litoral da região Sul poderá ver uns chuviscos causados pela injecção de nebulosidade dessa depressão !!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Afinal, secura total e muito frio é o que nos espera.




Esperemos que regressem os Noroestes, se regressarem!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Como sabe bem sonhar, será isto uma miragem, será um sonho ou será um desejo que pediram para 2009 e vamos ver realizado:D:lmao::shocking::rolleyes::unsure:



Afinal, os nossos amigos espanhóis têm um mapa muito mais jeitoso para sul do que para o norte.:lmao:
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Como sabe bem sonhar, será isto uma miragem, será um sonho ou será um desejo que pediram para 2009 e vamos ver realizado:D:lmao::shocking::rolleyes::unsure:



Afinal, os nossos amigos espanhóis têm um mapa muito mais jeitoso para sul do que para o norte.:lmao:

:surprise::surprise::surprise::surprise:Se Ayamonte que é no litoral sul de Epanha colado ao Algarve(outrora de Portugal) pode vir a nevar imagino as regiões do centro e Norte de Portugal e as Serras Algarvias.:rolleyes::rolleyes::rolleyes: