Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Boas

Pelo o que mostram os modelos e por uma breve pesquisa nalguns sites, parece ser o evento do ano ate agora, mas ainda agora o ano começou, acho que vamos ser brindados desta vês:) Pessoal do norte e centro, cuidado nas estradas, e contamos com vocês, companheiros deste fórum, para enchermos este fórum de fotos e vídeos sobre o nosso Portugal e a neve .

Abraço
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
A queda de temperatura vai ser brutal o estar ameno no dia anterior não vai ser impedimento para terça nevar em grande parte do Norte e Centro e até é possível no Interior do Alentejo.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
O episodio de neve na terça-feira promete bastante, pena que será muito curto e nem dará para "gozar" muito o evento. Eu, porém, começo a olhar mais para a precipitação (em especial no extremo norte) que, a confiar nos modelos, poderá ser bastante interessante. Imaginem no próximo sábado ter um acumulado do dia de mais de 80mm com toda a chuva já debitada ao longo da semana, num total calculado de mais de 200mm.

Poderá ser um evento marcante, a ver vamos...
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
A queda de temperatura vai ser brutal o estar ameno no dia anterior não vai ser impedimento para terça nevar em grande parte do Norte e Centro e até é possível no Interior do Alentejo.

É como eu disse, apenas questiono... O que me define aqui é o gosto pela meteorologia e o interesse de querer saber mais e partilhar experiências/informações, mas ainda tou muito verdinho.:lol:
E aqui o fórum é um espetáculo, porque o espírito é a entreajuda. E desde ja agradeço a tua opinião.:thumbsup:

E espero que tenhas razão. Mas lembras-te se ja aconteceu alguma vez esta situação? Eu lembro-me de andar na escola e preverem uma descida acentuada da temperatura tambem durante a tarde e que eu tambem nao estava muito crente e ela aconteceu. Mas não sei se era com estas condiçoes. Penso que o ceu estava limpo.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
os meios existem é preciso é saber mobiliza-los na altura certa e para o local certo ;)


lindo de se ver :D

brack0.gif

Aqui no Norte temos quatro limpa-neves para 800 Km de estrada, (sem contar com as municipais), achas suficiente?
Posso-te dizar que na Gudinha (Espanha- Ourense) têm 16 para 200 Km!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
É como eu disse, apenas questiono... O que me define aqui é o gosto pela meteorologia e o interesse de querer saber mais e partilhar experiências/informações, mas ainda tou muito verdinho.:lol:
E aqui o fórum é um espetáculo, porque o espírito é a entreajuda. E desde ja agradeço a tua opinião.:thumbsup:

E espero que tenhas razão. Mas lembras-te se ja aconteceu alguma vez esta situação? Eu lembro-me de andar na escola e preverem uma descida acentuada da temperatura tambem durante a tarde e que eu tambem nao estava muito crente e ela aconteceu. Mas não sei se era com estas condiçoes. Penso que o ceu estava limpo.

É uma entrada potente disso penso que não temos duvidas! Certamente já aconteceu mas não são muito frequentes e esta tem esta particularidade de ser muito repentina virmos de tempo ameno na véspera e entrarmos em ar polar no dia seguinte. Penso ser raro termos -35 e a -5 ao mesmo tempo isso costuma dar neve a cotas que vai dos 0 aos 100m :D mas como é uma entrada tão repentina e com um percorrido marítimo e ainda mais com vento forte não se deve chegar a essas cotas, mas acima dos 300m a acumular acredito piamente, e pode acumular muito... é potente mas ao mesmo tempo rápida essas cotas baixas são vão durar muito tempo.
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Concordo que deverá ser o tão esperado nevão deste Outono-Inverno!:D

Agora que estava a ver umas cartas de situações passadas reparei que é uma situação bastante semelhante à de 4 de Fevereiro de 1994, em que nevou muito forte a partir dos 400m salvo erro. Embora esta situação da próxima terça-feira ainda me pareça ter um pouquinho mais de frio, pelo menos cá para o Norte :thumbsup:
 

ogalo

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
147
Local
barcelos
olhando para a temperatura que esta hoje ,e o que se prevê para terça ,custa mesmo a acreditar ....mas a mãe natureza e fértil nestas coisas ...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Uma certeza que temos é a de que, qualquer que seja a quantidade de neve que caia, ela irá derreter rapidamente nos dias a seguir, isto é, se ela conseguir acumular nos solos molhados dos dias de chuva anteriores. Amanhã por esta hora as cotas começam a descer em flecha, sabe-se lá até que ponto.

Poderá ser um bom evento no litoral se com o pouco tempo que esta entrada nos afectar conseguir "varrer" este ar ameno instalado, mas nas terras médias e altas do interior, especialmente no contexto deste inverno, não será nada demais excepto nas terras altas mais próximas do litoral onde poderão ter boas acumulações. Aqui em Bragança não é esperada muita precipitação, esta virá mais em força assim que o ar frio se for embora, como é da praxe. Acho que ainda não será desta que teremos "O Nevão de 2009".
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Creio que uma das questões que muitos de nós estarão a colocar, é a de saber, se, com esta entrada que aí vem, será possível nevar a cota 0, tal como aconteu na semana passada, e se existe alguma real hipótese de neve na zona da Grande Lisboa, tal como em 2006, que nos apanhou relativamente desprevenidos...