Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
A ver mas é se esta run volta a meter a depressão do próximo fim de semana pois estava muito bem como a tinham posto nos ultimos dias :p

Nem pensem que me contento com 15 dias de chuva, depois de 11 meses de seca :hehe:

não, eu gostava de ver risquinhos até ao meio de Portugal assim fica só no note com a festa e aqui o centro a ver agua neve ou mesmo chuva:sad:
isto não pode acontecer:disgust:.

Não liguem aos "risquinhos". Esse display do meteociel não significa quase nada na prática. Também não se foquem na precipitação de 4ª feira quanto às esperanças de neve a cotas baixas. Essa precipitação de certa forma é causadora de algum atrasar na entrada fria. O que acontece é que o frio em força entra na noite de 4ªf para 5ªf. Pela análise a 500hPa não vejo diferenças significativas. A 850hPa também está frio suficiente. Mais uma vez o principal problema é a ausência de precipitação na 5ª feira. No meu entender esta run das 12z não veio alterar o cenário previsto... continua incerto.

Não liguem aos "risquinhos". Esse display do meteociel não significa quase nada na prática. Também não se foquem na precipitação de 4ª feira quanto às esperanças de neve a cotas baixas. Essa precipitação de certa forma é causadora de algum atrasar na entrada fria. O que acontece é que o frio em força entra na noite de 4ªf para 5ªf. Pela análise a 500hPa não vejo diferenças significativas. A 850hPa também está frio suficiente. Mais uma vez o principal problema é a ausência de precipitação na 5ª feira. No meu entender esta run das 12z não veio alterar o cenário previsto... continua incerto.

Concordo contigo, a principal diferença relativa à run das 6z é a saída do
frio a 850hpa..que permanece por cá durante mais algum tempo.

data_069.gif

olhem o fresquinho que ai vem ai que bom para animar a malta :D

No proximo fim de semana ... avizinha-se uma feroz batalha entre uma possivel depressão atlântica e uma corrente fria de Nordeste !!
O GFS mantém o mesmo padrão que ás 00h, dizendo que esta entra, mas passando a sul de Portugal !!
o ECM na proxima run deve seguir o mesmo padrão que o GFS !!
Frio - 1 Depressão - 0 (em relação ao proximo fim de semana)

A 500hPa a iso 528 atinge aqui a zona entre as 6h de 5ª e as 6h de 6ª, depois "vai-se embora" rapidamente.
A t850 desce a cerca de -3º ou menos exactamente durante esse período (apesar de depois disso aumentar pouco e manter durante algum tempo).
Presumo que em média estas condições dariam ALGUMAS probabilidades de neve a cotas baixas SE houvesse precipitação - mas durante todo o período que referi nem vê-la... apenas uma faixa de alguma precipitação ao largo da costa. Portanto é para esquecer - ou alguém justifica o contrário?
Ou se houvesse alguma precipitação nesse período seria alguma entrada localizada de NO, com subida de temperatura, como naquela noite de desilusão de 9/1/09...

Essa depressão parece que vai para outras paragens (pelo Mediterrâneo a dentro).

Pois infelizmente parece que sim ... e agora vou ter que me aguentar com o tempo frio e seco que eu detesto e que apenas serve para constipações e cada run que passa do GFS é pior que a anterior !!
Parece então que vamos ter um resto de Janeiro (em principio frio e seco), com a tendencia do NAO para neutro, previsão de temperatura abaixo da média .... Enfim !!

é impressão minha ou o nosso AAmigo aparece no 2º painel do GFS em grande??:shocking:

Estado
Fechado para novas mensagens.