Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quanto ao depois deste episódio de frio, há uma grande divergencia entre os dois principais modelos, e nesta "guerra" vamos ver quem vai ganhar. Enquanto que o GFS já modela uma dorsal africana, o ECMWF mantem no depois, uma corrente pertubada de oeste(continuação da chuva).

Alguem aceita apostas de quem irá ser o vencedor?

Sim é verdade .... os modelos depois de Sábado não tem nada a ver, mas parece que o ECM mostra a depressão demasiado acelerada para que tem que enfrentar um anticiclone em crista, e ventos contrários ultrapassando rapidamente a peninsula em 24 horas ... hum não me cheira !!
Quanto ao GFS mostra uma dura batalha contra a corrente de Nordeste conseguindo passar onde essa é mais fraca junto á costa de África !!
O pior é que me parece que o destino da semana seguinte depende da capacidade de penetração desta depressão !!!
Decididas estão somente os proximos 120 horas !!

Pessoal do Norte e Centro querem neve???
Então abram a boca na proxima Quarta ao final do dia :surprise::surprise::surprise:
 


Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sim é verdade .... os modelos depois de Sábado não tem nada a ver, mas parece que o ECM mostra a depressão demasiado acelerada para que tem que enfrentar um anticiclone em crista, e ventos contrários ultrapassando rapidamente a peninsula em 24 horas ... hum não me cheira !!
Quanto ao GFS mostra uma dura batalha contra a corrente de Nordeste conseguindo passar onde essa é mais fraca junto á costa de África !!
O pior é que me parece que o destino da semana seguinte depende da capacidade de penetração desta depressão !!!
Decididas estão somente os proximos 120 horas !!

Pessoal do Norte e Centro querem neve???
Então abram a boca na proxima Quarta ao final do dia :surprise::surprise::surprise:

Essa depressão seria a cereja em cima do bolo!:D
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
pessoal nao tem nada que enganar norte cota 200/300 centro 400 sul 500..
agora e preciso :rain:

isto pa dia 6 e 7

Complectamente de acordo, apesar de achar que as cotas no Norte poderão chegar aos 100/150m, na noite e madrugada de 7 para 8 de Janeiro.

Em relação à precipitação, é aguardar que o vento esteja de N a NE, para vir chuva(neve) da Cantábria, pois fica tudo lá retido, se o vento forte for de W a SW.É esperar estar como hoje aqui em Viseu, forte de N a NE.:D

Em relação a uma 2ª entrada fria este mês, é modelada modestamente, aguardamos para análise mais cautelosa e segura dos dados...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Complectamente de acordo, apesar de achar que as cotas no Norte poderão chegar aos 100/150m, na noite e madrugada de 7 para 8 de Janeiro.

Em relação à precipitação, é aguardar que o vento esteja de N a NE, para vir chuva(neve) da Cantábria, pois fica tudo lá retido, se o vento forte for de W a SW.É esperar estar como hoje aqui em Viseu, forte de N a NE.:D

Em relação a uma 2ª entrada fria este mês, é modelada modestamente, aguardamos para análise mais cautelosa e segura dos dados...

Pedro de N ou de NE acredita que pecipitação nem vê-la...vento de W a SW não me parece possível acontecer neste evento...por isso com um bocadinho NO poderemos ter alguma sorte...pelo menos esta é a minha análise.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Ao que tudo indica tudo não vai passar de um frio tipicamente banal...
a probabilidade de nevar a cotas baixas é muito escassa...
no norte devemos de ter neve a cotas abaixo dos 300 metros em 20-30 % das possibilidades enquanto que no centro norte é 5-10 % já no centro-sul e sul é zero...
É apenas a minha analise através do que observo das previsões...
mas aguardemos:thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Pedro de N ou de NE acredita que pecipitação nem vê-la...vento de W a SW não me parece possível acontecer neste evento...por isso com um bocadinho NO poderemos ter alguma sorte...pelo menos esta é a minha análise.

Quiçá...
É acompanhar com atenção, só faltam 48h...;)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Ao que tudo indica tudo não vai passar de um frio tipicamente banal...
a probabilidade de nevar a cotas baixas é muito escassa...
no norte devemos de ter neve a cotas abaixo dos 300 metros em 20-30 % das possibilidades enquanto que no centro norte é 5-10 % já no centro-sul e sul é zero...
É apenas a minha analise através do que observo das previsões...
mas aguardemos:thumbsup:

A 528 dam em cima do Algarve não é todos os dias que vê no entanto se achas isso tipicamente banal....
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Na RTPN falaram agora de um mini tornado em Vila Viçosa que destruiu o telhado de uma escola...
Retirado do site da RTP
País
"Vento forte faz estragos em Vila Viçosa
O vento forte que se registou esta tarde em Vila Viçosa fez estragos. Nesta localidade do Alentejo registou-se uma espécie de mini-tornado que arrancou árvores e danificou algumas janelas e telhados, como conta o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Francisco Chagas.
2010-01-04 19:33:05"
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Na RTPN falaram agora de um mini tornado em Vila Viçosa que destruiu o telhado de uma escola...
Retirado do site da RTP
País
"Vento forte faz estragos em Vila Viçosa
O vento forte que se registou esta tarde em Vila Viçosa fez estragos. Nesta localidade do Alentejo registou-se uma espécie de mini-tornado que arrancou árvores e danificou algumas janelas e telhados, como conta o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Francisco Chagas.
2010-01-04 19:33:05"

desculpem o off-topic mas a comunicação social não aprende hein!? Mini-Tornado :disgust:
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Ao que tudo indica tudo não vai passar de um frio tipicamente banal...
a probabilidade de nevar a cotas baixas é muito escassa...

Banal? situações com tanto frio como esta não acontecem todos os anos...
e a probabilidade de nevar a cotas baixas é bem mais elevada do que, por
exemplo, em 09/01/09..
 
Estado
Fechado para novas mensagens.