Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Vocês estão a colocar os mapas sem ver as isobaras, mas vejam novamente se pode haver precipitação com a isobara colocada no sentido NE, SE como é mostrado no mapa das 72 horas?
Como alguem escreveu é das (18)! Está tudo dito!

A run é das 18, mas não faz os anticiclones girarem ao contrário. Vê-se claramente uma curvatura ciclónica no sul do país, quando houver modelos de mesoescala ela ver-se-á melhor:

gfs084.png


Quanto à precipitação vejam como seria frustrante acontecesse o que o sempre exagerado modelo japonês prevê:

j72594.gif


Amanhã algum dos grandes modelos vai "ao fundo" e já irá tarde. As diferenças são escandalosas entre GFS e ECM e já abaixo das 100h!
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vem para aí o general Inverno :surprise: :lmao: nas restantes horas o frio chega a Marrocos e Argélia que dose...venha de lá isso de que forma for, pessoal no interior preparem-se que aí a coisa vai ser feia muito cano vai estoirar.

dose.png
 

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
Com todo o respeito, só espero que não tenhas razão...1º em relação à possível depressão do próximo fim-de-semana que seja o ECMWF a ter razão.
Em 2º acho que alimentar esperanças baseadas naquilo que os modelos mostram, com o devido respeito, a palavra sonhar não será certamente o melhor termo a aplicar nesta situação, para terminar a tua intervenção parece-me como sempre pessimista e não fundamentada.
x2:thumbsup:

vamos com calma e deixemos o povo sonhar... o pior que pode acontecer é não acontecer nada... batemos o dente e fechamo-nos em casa agarrados ao pc a escrever aqui que podia ter caido uma neve se não sei quê se aliásse a não que mais:D:D
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
No que ao meu caso diz respeito ... a chuva ... pois o resto nem vale a pena sonhar:D, a depressão do proximo fim de semana, no GFS já nem sequer existe e este modelo parece que não quer recuar de jeito nenhum.....
E sinceramente parece mais provável o ECM juntar-se ao GFS do que o caso contrário !!
Parece uma situação muito identica aquilo que já aconteceu este ano e o mais provável é passar rocando Portugal a sul e depois então formar-se a junção do AA com o AP !!

Quanto áquilo que entusiasma o pessoal do Norte parece-me a mim que a possibilidade de nevar a cotas a baixas será maior na Quinta e Sexta que é quando não deverá haver precipitação apesar de quem esteja no litoral Norte poder ter uma chance acima dos 400 metros.

Centro e Sul nem sonhem ....

PS: É a minha opinião e por isso deve ser respeitada ...

Caro amigo,

Com todo o respeito e sem sonhos, permita-me humildemente que lhe diga que com a iso -35 a 500 hPa sobre este território bem como isos muito baixas e por vários dias a 850 hPa ninguém pode dizer "nem em sonhos"

Mais, repare que esta entrada deverá divergir no que aos ventos respeita, sendo de difícil modelação :)
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Eheh!Perderam-no!Quanto ao que eu tinha dito a bocado acerca das novidades, foi simplesmente relativamente à saída da run 18z!Tava ocupado e por isso não dava para comentar, logo fiz aquele breve reparo!Continuo a dizer para...Chillaarrr....!:hehe::pray:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Isto é o que diz o ECMWF, interpretado pelo I.M...falta é o símbolo da neve nos dias de precipitação...

Normalmente eles nunca colocam esse símbolo na previsão numérica:thumbsup:

Iso de -4 sobre Lisboa.... esta bonita esta:lmao:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
e no dia 12??:eek: a minha zona cheia de "riscas" na precipitação...será que se está a cozinhar algo para esse dia?:huh:

de qualquer das formas esta RUN não foi má de todo, mas vamos ver as próximas:)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.