Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Saída após saída tenho mais esperança de que vamos ser brindados com surpresas muito agradáveis!

Pessoal do Norte e Centro Litorais... :thumbsup:

gfs-2-72-3h_oeo5.png


Fonte: Meteociel
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Embora esteja na Áustria, estou cada vez mais confiante que vocês aí em Portugal vão ter a cotas baixas do tipo 200 metros.

Aquela entrada de norte, vinda do UK, leva alguma humidade e muito frio. E pelo evoluir da situação, creio que vai haver precipitação. Provavelmente mais no norte e no litoral. Quem sabe ainda irá ser mais que um dia!!!!! E quem sabe vai nevar já amanhã aos 300-400 metros (tipo Braga).

Não se fixem em mínimas para ver se neva!

Mínimas estão ligadas às inversões junto ao solo, nada a ver com o que se passa lá em cima necessáriamente!

Podia numa situação limite estar -3º em Sintra, e começar a chover! Aliás vimos episódios de "freezing rain" recentemente em Portugal, e pessoal a refilar por chover com 0º!

Fiava-me mais numa máxima baixa num dia de chuva para isso, embora longe de certo, agora pela mínima não vale a pena..

E se realmente estiver uma situação em que é para nevar, com a atmosfera realmente gélida, e com precipitação suficientemente forte para afundar o frio.. Este vem, e neva, não é pela máxima ou mínima prevista pelo modelo..

29 janeiro de 2006, antes da neve, a temperatura estava acima dos 6/7º, e desceu aos 0º, a mínima foi nesse pico rápido, no suposto "pico do calor", e uns graus abaixo da mínima registada de noite, e prevista pelos modelos!

Estes picos frios convectivos estão fora do ciclo diurno da temperatura pela radiação/insolação, não se guiem por isso.

Aliás, por algum motivo as cotas de neve têm num determinado local sempre pouca margem, de 200/300metros, e não "neve entre os 500 e 1500 metros" que seria se fossemos atrás do ciclo da temperatura à superfície...

;)
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Mas nessa situação a iso -5 estava confinada ao extremo Norte pelo que as cotas não seriam assim tão baixas. Possibilidade de neve pelos 100-200 metros acho que só mesmo do Porto para cima.

Mas ainda faltam alguns dias pelo que não vale a pena estar a especular muito. O mais importante a reter de todas estas saídas é que a entrada não é totalmente seca e a precipitação anda a rondar, e provavelmente vai acabar por cair alguma coisa. Vamos é a ver se em períodos em que as temperaturas em altitude permitem cotas mais baixas.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vocês estão a colocar os mapas sem ver as isobaras, mas vejam novamente se pode haver precipitação com a isobara colocada no sentido NE, SE como é mostrado no mapa das 72 horas?
Como alguem escreveu é das (18)! Está tudo dito!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
No que ao meu caso diz respeito ... a chuva ... pois o resto nem vale a pena sonhar:D, a depressão do proximo fim de semana, no GFS já nem sequer existe e este modelo parece que não quer recuar de jeito nenhum.....
E sinceramente parece mais provável o ECM juntar-se ao GFS do que o caso contrário !!
Parece uma situação muito identica aquilo que já aconteceu este ano e o mais provável é passar rocando Portugal a sul e depois então formar-se a junção do AA com o AP !!

Quanto áquilo que entusiasma o pessoal do Norte parece-me a mim que a possibilidade de nevar a cotas a baixas será maior na Quinta e Sexta que é quando não deverá haver precipitação apesar de quem esteja no litoral Norte poder ter uma chance acima dos 400 metros.

Centro e Sul nem sonhem ....

PS: É a minha opinião e por isso deve ser respeitada ...
 

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
A previsão do IM para amanhã (quarta) é muito animadora para o interior centro! "Região Centro e Sul:
Céu geralmente muito nublado.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), temporariamente moderado
(15 a 30 km/h) de quadrante norte no litoral.
Aguaceiros, que podem ser fortes durante a tarde.
Possibilidade de neve acima de 800 m de altitude.
Descida de temperatura, em especial da mínima.":thumbsup:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Mas nessa situação a iso -5 estava confinada ao extremo Norte pelo que as cotas não seriam assim tão baixas. Possibilidade de neve pelos 100-200 metros acho que só mesmo do Porto para cima.

Mas ainda faltam alguns dias pelo que não vale a pena estar a especular muito. O mais importante a reter de todas estas saídas é que a entrada não é totalmente seca e a precipitação anda a rondar, e provavelmente vai acabar por cair alguma coisa. Vamos é a ver se em períodos em que as temperaturas em altitude permitem cotas mais baixas.

Aqui penso que contaria bastante o frio instalado à superfície. Mas atenção, concordo que o Litoral Norte perante estas condições poderá ver de novo neve, já mais para baixo creio ser mais dificil devido ao "aquecimento" do micro-núcleo depressionário em contacto com as águas da costa portuguesa antes de atingir o Litoral Centro. Ainda assim que sabe?
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Oi amigos da meteorologia.

Sigo com atenção e sou um utilizador assíduo aqui para ver as vossas previsões do estado do tempo.

Gostava de saber, ou caso alguém me pode-se informar se poderá nevar, por estes dias que ai vem, para uma aldeia chamada Fornelos, situada no concelho de Cinfães do douro, distrito de viseu. A aldeia terá em media 550 a 600 metros de altitude e tbm podera nevar a cotas mais baixas??!!

Grandes saudações... e continuem assim. :thumbsup:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
No que ao meu caso diz respeito ... a chuva ... pois o resto nem vale a pena sonhar:D, a depressão do proximo fim de semana, no GFS já nem sequer existe e este modelo parece que não quer recuar de jeito nenhum.....
E sinceramente parece mais provável o ECM juntar-se ao GFS do que o caso contrário !!
Parece uma situação muito identica aquilo que já aconteceu este ano e o mais provável é passar rocando Portugal a sul e depois então formar-se a junção do AA com o AP !!

Quanto áquilo que entusiasma o pessoal do Norte parece-me a mim que a possibilidade de nevar a cotas a baixas será maior na Quinta e Sexta que é quando não deverá haver precipitação apesar de quem esteja no litoral Norte poder ter uma chance acima dos 400 metros.

Centro e Sul nem sonhem ....

PS: É a minha opinião e por isso deve ser respeitada ...

Com todo o respeito, só espero que não tenhas razão...1º em relação à possível depressão do próximo fim-de-semana que seja o ECMWF a ter razão.
Em 2º acho que alimentar esperanças baseadas naquilo que os modelos mostram, com o devido respeito, a palavra sonhar não será certamente o melhor termo a aplicar nesta situação, para terminar a tua intervenção parece-me como sempre pessimista e não fundamentada.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vocês estão a colocar os mapas sem ver as isobaras, mas vejam novamente se pode haver precipitação com a isobara colocada no sentido NE, SE como é mostrado no mapa das 72 horas?
Como alguem escreveu é das (18)! Está tudo dito!

Psm, na run das 12 apareceu algo de novo e interessante precisamente nas isobaras, das 18z ainda não vi porque ainda não se gerou este mapa ainda. Nota-se ali uma pequena perturbação.

gfspiv10m078.png



E em relação à saída das 18z, deixa-me que te diga que tenho pensado bastante nela ultimamente. Vou explicar porquê.

Aqui há uns tempos escrevi aqui, em forma de interrogação, porque é que a saída das 18z inventava de forma regular uma depressão cavada nas proximidades da latitude de Lisboa durante o mês de Dezembro, aconteceu umas 3 ou 4 vezes, sem nunca se verificar na prática, na altura disse que era uma saída que tendia a traçar cenários mais improváveis/imaginativos, enquanto a das 00z e 12z já sabemos que são mais comportadinhas e por norma mais fiáveis porque são inicializadas com observações reais. Mas na atmosfera por vezes, muito raramente, o que salta cá para fora não é o mais provável e acontece uma surpresa.

Ora nem o GFS nem nenhum modelo nas saídas operacionais acabou por prever na véspera o que se passou na madrugada de 23 de Dezembro, mas curiosamente, a saída das 18z andou semanas a inventar uma ciclogenese explosiva naquelas zonas, e aquilo não era propriamente normal no modelo, uma vez ou outra tudo bem, mas fez aquilo umas quantas vezes, e não era a 300 horas mas a 100 ou 120. E isto é uma coisa que me tem feito pensar bastante face ao que se passou depois a 23 de Dezembro, porque eu pessoalmente até dei na cabeça de muita gente amiga por ligarem a isso.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.