Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 30 Dez 2009 às 21:56.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. RMira

RMira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
    Saída após saída tenho mais esperança de que vamos ser brindados com surpresas muito agradáveis!

Pessoal do Norte e Centro Litorais... :thumbsup:

Fonte: Meteociel

2. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Novidades?

3. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Inverness, Escocia
    Embora esteja na Áustria, estou cada vez mais confiante que vocês aí em Portugal vão ter a cotas baixas do tipo 200 metros.

Aquela entrada de norte, vinda do UK, leva alguma humidade e muito frio. E pelo evoluir da situação, creio que vai haver precipitação. Provavelmente mais no norte e no litoral. Quem sabe ainda irá ser mais que um dia!!!!! E quem sabe vai nevar já amanhã aos 300-400 metros (tipo Braga).

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Isso é um verdadeiro sonho:). Mas ainda estamos a 3 dias do evento e muito pode mudar:angry:...

5. cardu

cardu
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2008
    Local:
    Tomar e Arganil
    sim.... em bragança ja viram neve 4 vezes.....

o pessoal do litoral também gosta de a ver ao vivo

6. JoãoDias

JoãoDias
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Jun 2008
    Local:
    Avintes, Portogal
    Mas nessa situação a iso -5 estava confinada ao extremo Norte pelo que as cotas não seriam assim tão baixas. Possibilidade de neve pelos 100-200 metros acho que só mesmo do Porto para cima.

Mas ainda faltam alguns dias pelo que não vale a pena estar a especular muito. O mais importante a reter de todas estas saídas é que a entrada não é totalmente seca e a precipitação anda a rondar, e provavelmente vai acabar por cair alguma coisa. Vamos é a ver se em períodos em que as temperaturas em altitude permitem cotas mais baixas.

7. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    Vocês estão a colocar os mapas sem ver as isobaras, mas vejam novamente se pode haver precipitação com a isobara colocada no sentido NE, SE como é mostrado no mapa das 72 horas?
    Como alguem escreveu é das (18)! Está tudo dito!

Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Ficarei igualmente contente se nevar no litoral. :thumbsup:

9. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    No que ao meu caso diz respeito ... a chuva ... pois o resto nem vale a pena sonhar:D, a depressão do proximo fim de semana, no GFS já nem sequer existe e este modelo parece que não quer recuar de jeito nenhum.....
    E sinceramente parece mais provável o ECM juntar-se ao GFS do que o caso contrário !!
    Parece uma situação muito identica aquilo que já aconteceu este ano e o mais provável é passar rocando Portugal a sul e depois então formar-se a junção do AA com o AP !!

Quanto áquilo que entusiasma o pessoal do Norte parece-me a mim que a possibilidade de nevar a cotas a baixas será maior na Quinta e Sexta que é quando não deverá haver precipitação apesar de quem esteja no litoral Norte poder ter uma chance acima dos 400 metros.

Centro e Sul nem sonhem ....

PS: É a minha opinião e por isso deve ser respeitada ...

10. salgado

salgado
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Dez 2007
    Local:
    Sabugal (800m)
    A previsão do IM para amanhã (quarta) é muito animadora para o interior centro! "Região Centro e Sul:
    Céu geralmente muito nublado.
    Vento fraco (inferior a 15 km/h), temporariamente moderado
    (15 a 30 km/h) de quadrante norte no litoral.
    Aguaceiros, que podem ser fortes durante a tarde.
    Possibilidade de neve acima de 800 m de altitude.
    Descida de temperatura, em especial da mínima.":thumbsup:

11. RMira

RMira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
    Aqui penso que contaria bastante o frio instalado à superfície. Mas atenção, concordo que o Litoral Norte perante estas condições poderá ver de novo neve, já mais para baixo creio ser mais dificil devido ao "aquecimento" do micro-núcleo depressionário em contacto com as águas da costa portuguesa antes de atingir o Litoral Centro. Ainda assim que sabe?

12. cactus

cactus
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Jan 2009
    Local:
    setubal (40 m)
    Não é que eu acredite em "grandes " surpresas lá para o final da semana,mas dá a impressao que alguns membros do forum querem a neve só para eles :D

13. white_wolf

white_wolf
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Jan 2010
    Local:
    Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
    Oi amigos da meteorologia.

Sigo com atenção e sou um utilizador assíduo aqui para ver as vossas previsões do estado do tempo.

Gostava de saber, ou caso alguém me pode-se informar se poderá nevar, por estes dias que ai vem, para uma aldeia chamada Fornelos, situada no concelho de Cinfães do douro, distrito de viseu. A aldeia terá em media 550 a 600 metros de altitude e tbm podera nevar a cotas mais baixas??!!

Grandes saudações... e continuem assim. :thumbsup:

14. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Com todo o respeito, só espero que não tenhas razão...1º em relação à possível depressão do próximo fim-de-semana que seja o ECMWF a ter razão.
    Em 2º acho que alimentar esperanças baseadas naquilo que os modelos mostram, com o devido respeito, a palavra sonhar não será certamente o melhor termo a aplicar nesta situação, para terminar a tua intervenção parece-me como sempre pessimista e não fundamentada.

15. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Psm, na run das 12 apareceu algo de novo e interessante precisamente nas isobaras, das 18z ainda não vi porque ainda não se gerou este mapa ainda. Nota-se ali uma pequena perturbação.

E em relação à saída das 18z, deixa-me que te diga que tenho pensado bastante nela ultimamente. Vou explicar porquê.

Aqui há uns tempos escrevi aqui, em forma de interrogação, porque é que a saída das 18z inventava de forma regular uma depressão cavada nas proximidades da latitude de Lisboa durante o mês de Dezembro, aconteceu umas 3 ou 4 vezes, sem nunca se verificar na prática, na altura disse que era uma saída que tendia a traçar cenários mais improváveis/imaginativos, enquanto a das 00z e 12z já sabemos que são mais comportadinhas e por norma mais fiáveis porque são inicializadas com observações reais. Mas na atmosfera por vezes, muito raramente, o que salta cá para fora não é o mais provável e acontece uma surpresa.

Ora nem o GFS nem nenhum modelo nas saídas operacionais acabou por prever na véspera o que se passou na madrugada de 23 de Dezembro, mas curiosamente, a saída das 18z andou semanas a inventar uma ciclogenese explosiva naquelas zonas, e aquilo não era propriamente normal no modelo, uma vez ou outra tudo bem, mas fez aquilo umas quantas vezes, e não era a 300 horas mas a 100 ou 120. E isto é uma coisa que me tem feito pensar bastante face ao que se passou depois a 23 de Dezembro, porque eu pessoalmente até dei na cabeça de muita gente amiga por ligarem a isso.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página