Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Bem, parece que com esta última saída vamos ter mais precipitação no norte e centro, o que poderá causar alguns nevões, mas só a cotas médias altas (em virtude do frio que foi retirado) :thumbsup:
Quanto ao Sul e aqui a zona de Lisboa parece-me que não vamos passar da chuva :sad:
 


squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Bem, parece que com esta última saída vamos ter mais precipitação no norte e centro, o que poderá causar alguns nevões, mas só a cotas médias altas (em virtude do frio que foi retirado) :thumbsup:
Quanto ao Sul e aqui a zona de Lisboa parece-me que não vamos passar da chuva :sad:

É caso para dizer que aguardo ansiosamente pela RUN das 18h, é que esta foi tão mázinha....que nem tenho palavras:lol:
Embora já estivesse preparado para que isto acontecesse, mas por outro fiquei um pouco surpreedido, porque desde as RUN's de ontem que se vinha a desenhar +/- um padrão de "surpresas" para os dias 10/11 ou 12...subitamente esta RUN destruiu TUDO. Por isso venha de lá a RUN das 18h.:D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Nas runs da manhã OO E 06 do GFS , eram as regiões mais a sul e mais para o fim de semana,que se enquandravam os cenários mais propícios para aquilo que todos queremos ver : a neve.
Agora, na das 12, volta a ser o Norte e curiosamente o Minho e o Douro Litoral e antes ainda do fim de semana a ser a região apontada mais propícia para vermos o tão desejado elemento branco.
Aliás , esta saída é uma aproximação clara ao ECM (algum teria que ceder).
Mas mais logo, na próxima run ,quem nos garante que o modelo Europeu não baralha e torna a dar e apontará cenários agora abandonados pelo GFS?
A dança dos modelos é coisa antiga.Existiu desde sempre.Tem a sua idade
Muito mais numa situação de difícil modelação como esta que agora vamos viver.
Expectante? Ainda?
Sim .Claro. Não será em todos os Invernos que tanto frio em todos os níveis,
está acompanhado na previsão por algumas precipitações.
Para ver ( alguma) neve em locais pouco habituais a porta até sábado, continua entreaberta.Veremos quantas mais danças os modelos vão executar
e que surpresas estarão guardadas ...
E mesmo que nada ocorra aqui para o meu burgo,
só esta expectativa é apaixonantemente excitante...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Esta saida desiludiu-me a respeito da neve:(, épa estava já todo contente que ia ver neve como aconteceu em 2006, mas se calhar acabo por não ver nada:sad:.
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Nas runs da manhã OO E 06 do GFS , eram as regiões mais a sul e mais para o fim de semana,que se enquandravam os cenários mais propícios para aquilo que todos queremos ver : a neve.
Agora, na das 12, volta a ser o Norte e curiosamente o Minho e o Douro Litoral e antes ainda do fim de semana a ser a região apontada mais propícia para vermos o tão desejado elemento branco.
Aliás , esta saída é uma aproximação clara ao ECM (algum teria que ceder).
Mas mais logo, na próxima run ,quem nos garante que o modelo Europeu não baralha e torna a dar e apontará cenários agora abandonados pelo GFS?
A dança dos modelos é coisa antiga.Existiu desde sempre.Tem a sua idade
Muito mais numa situação de difícil modelação como esta que agora vamos viver.
Expectante? Ainda?
Sim .Claro. Não será em todos os Invernos que tanto frio em todos os níveis,
está acompanhado na previsão por algumas precipitações.
Para ver ( alguma) neve em locais pouco habituais a porta até sábado, continua entreaberta.Veremos quantas mais danças os modelos vão executar
e que surpresas estarão guardadas ...
E mesmo que nada ocorra aqui para o meu burgo,
só esta expectativa é apaixonantemente excitante...

Melhor, não poderia ser dito e escrito :thumbsup:

Agora é que é a fase mais engraçada, que é o seguimento do radar, satélite, e ver por onde "pende"

Por estas latitudes tudo o que vier e caso venha será recebido de "portas abertas".

Até ao lavar dos cestos é e sempre será vindima :)
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Boas!
Parece que esta Run das 12h do GFS "desiludiu" muita gente, mas na verdade foi só a confirmação da previsão do ECMWF. Mas também não está garantido.
A esta distância ainda tudo pode mudar.
Na verdade quando "tento" analisar as tendências verifico o GFS/ECMWF/Nogaps, e quando estão divergentes tento "medir" pelo meio. Como se costuma dizer no meio é que está a virtude. Não sei se estou certo, mas é assim que que tento fazer.
No entanto continuo a dizer que a haver algo parecido com neve, será no final de 6ª madrugada de sábado, para os locais menos óbvios do litoral norte e centro, pois os "suspeitos" do costume vão levá-la toda (Interior Norte e centro)...
O fascínio na Metereologia é que não conseguimos controlar e prever com garantias.:thumbsup:
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Mesmo para o litoral Norte a coisa complicou, já que apesar de aumentar a precipitação para a tarde da sexta há alguma entrada de ar marítimo, e a iso a 850hPa ronda os -3ºC, o que só deve dar para neve a partir dos 300, 400 metros.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Informação Institucional MeteoPT.com


----------------------------------------------------------------------------------------------
Vai decorrer nas Penhas da Saúde o 4º Encontro do MeteoPT.com, no último fim de semana deste mês, de 29 a 31 de Janeiro.

encontro.gif


Os interessados devem contactar por mensagem privada para mais detalhes, até à meia noite da próxima 6ªfeira.

As inscrições são limitadas ou dependentes de lotes de inscritos a partir de um certo número devido à disponibilidade ou não de alojamentos extra que nesta altura do ano pode não ser fácil de se conseguir.

Quem é da região ou optar por não ficar hospedado é convidado a juntar-se ao grupo no Sábado ou Domingo se assim desejarem.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Conclusão! As apostas foram feitas, e quem apostou no ECMWF ganhou!

Vamos voltar ao tempo da chuva a temperaturas amenas(corrente de oeste), e se houver uma melhoria é lá para daqui a 8 dias eee.....

Deve-se ter atenção ao dia 14 se tal acontecer, mas ainda são muitos dias até lá!
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Não há mesmo modo de ver neve na Póvoa de Lanhoso. So de 10 em 10 anos :angry:
Valha-nos ao menos a proximidade da Serra do Gêres e da Serra da Cabreira ;)
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
E de repente tudo muda onde havia frio agora não há, onde havia sol agora há chuva onde havia neve agora não há nada,:sad: isto está tudo trocado tudo marado do processador:lol::maluco:.
A ver vamos mas o frio que era para durar até terça já só vai até domingo e a temperatura que ia ao -6:cold: agora fica nos -2:ill:
Só uma coisa onde é o tópico dos desanimados estou a pressisar de desabafar mais um pouco:sad:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.