Proponho a análise da seguinte informação, no entanto preciso de saber o que é a Altura Camada Limite - é de Neve? Estes gráficos estão no site do IST. http://meteo.ist.utl.pt Significa que haverá precipitação sob forma de neve, estando a 400 metros? Tão feliz que estou, cheguei à minha mensagem 100!!
Vamos a um pouco rigor aqui neste topico, escrevo isto devido ao que aqui foi escrito ao pós frontal! Este pós frontal é quente, e vai haver um mudança no tipo de ar que vai ser mais quente, e quem escreveu que vai nevar no depois comete um erro, e nesta ciencia tem que se ver tudo! Vou colocar o link dos vapor de água aos 4200 metros do EUMESAT, e onde se pode ver a mudança de ar em altitude. http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/IMAGERY/WV062/BW/WESTERNEUROPE/index.htm Quanto à questão da neve.As hipoteses de nevar será nas regiões do interior norte e centro, acho muito arrojado a previsão do IM para algumas partes de Portugal, e mesmo em Lisboa para os montes vulcanicos(Lexim funchal,etc...) que estão acima dos 400 metros, serra de sintra, é muito arrojado pois a frente já está a entrar nesta zona.
Esta run do gfs das 18z mantém a chegada da precipitação apenas para as 6h..mas realmente parece que esta vai chegar mais cedo.. Relativamente à run anterior nada de relevante parece mudar, isto para o dia de amanha.
Hoje encontrei mais uns quantos sites de previsão meteorológica para Viseu, e a primeira impressão deste(meteogroup.com) é bastante boa:
quanto a mim esta RUN das 18 veio por tudo com estava na das 6, pois o frio que a RUN das 12 tinha aumentado esta voltou a tirar e fica tudo mais limitado no tempo o que podia ser neve até segunda-feira agora pode mudar para chuva logo domingo de noite, mas de qualquer forma é uma boa saida que mantem tudo +-com estava previsto.
São ecos do radar. Ainda se conseguem distinguir as estrelas no meio da camada densa de cirrus. Não há ainda chuva à vista!
Boa Noite a todos, alguem da zona de Sintra está ligado? Pela imagem do radar do site do IM parece que já chove na zona de Sintra e Peniche. quanto á run, penso que continuamos na incerteza da queda de neve a cotas baixas. Penso que dentro de poucas horas iremos ter a resposta.
E esta longa noite está quase a começar. Aposto em cotas de cotas 400m, mas se foram uns 400m mais baixas não me importo. De qualquer maneira acho que irão existir algumas surpresas.