Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Este mapa parece-me claramente exagerado, mas acho que confirmam que as eventuais surpresas, a acontecerem, ocorrerão mais ou menos na faixa costeira da Figueira da Foz para cima...

10011018_0912.gif
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O IM uma vez mais não distingue cotas entre regiões e coloca os 400 m tanto para Lisboa (-1ºC 850 hPa) como para o Norte (-7ºC 850 hPa). :rolleyes:

Amanhã será um grande dia para fazer seguimento meteorológico. :D

existe alguma possiblidade de nevar em santarem????????????gostava muito que falassem desta zona:thumbsup:

Santarém é uma cidade muito baixa, quase ao nível do mar. Creio que não existe qualquer possibilidade.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
A precipitação não vem perto demais? Só se obstáculos orográficos as pararem, mas não me parece que trave ou seja obrigada a isso...

Não, não vem perto de mais, nuvens não significam obrigatoriamente precipitação.
Ela irá entrar pelo início da manhão no litoral ( o que é óptimo para possíveis surpresas de curta duração) e depois continuará a pintar o País de branco tal com o previsto!
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Só uma pergunta. Porque é que dizem que a precipitação vai chegar mais cedo? Qual a previsão? Não me parece que chegue antes da meia-noite. Talvez ao Algarve e uma parte do Alentejo isso seja possivel. Mas no resto do país não me parece.
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
O IM acho que desta vez está a proceder correctamente...ao colocar cotas acima dos 400m no distrito de Lisboa...sendo que grande parte do mesmo está abaixo disso...podendo mesmo nevar tal como o freemeteo indica com temperatura a 2/3ºC...temperatura que vai existir em muitos locais do distrito com menos de 300m de altitude....de qualquer das formas...sempre ouvi dizer que "vale mais a mais do que a menos"...ou "vale mais prevenir que remediar"...portanto não há muito que se queixar....

Cumps
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Só uma pergunta. Porque é que dizem que a precipitação vai chegar mais cedo? Qual a previsão? Não me parece que chegue antes da meia-noite. Talvez ao Algarve e uma parte do Alentejo isso seja possivel. Mas no resto do país não me parece.

Em lado nenhum chegará antes da meia noite... na melhor das hipóteses lá para as 6 da manhã!
Voçês não têm os modelos para consultar...estão a inventar para quê? A esta distância temporal podemos afirmar que os modelos são fiáveis...se não mal deles!

 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ok, desculpa a minha imprecisão, a chuva encontra-se a sensivelmente 200Km da costa o que a uma média de 30km/h dará 6,67 horas. Poderá contar-se con precipitação NA COSTA cerca das 2H da manha


Ou seja, está dentro do que é previsto pelos modelos. Que a precipitação chegue à costa por volta das 3h. Embora seja precipitação fraca.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.