Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Situação interessante pelo ECMWF que poderá acontecer entre terça feira e quarta feira, a ver vamos se os valores do vento de vão concretizar, e que são anuciados pelo IM.
Para alem desses dias é uma sucessão de dias calmos alternando com dias de chuva, somente de destacar que no proximo fim de semana, e se as previsões se confirmarem será estragado por chuva(mais um).
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A situação para Terça-feira parece estar totalmente definida, mas mesmo assim nas próximas run's vamos ter as últimas certezas da localização e intensidade da precipitação que a frente nos vai trazer.

Muito vento também à mistura. Se a frente for tão poderosa como mostram os modelos, então no Norte e Centro do País poderão haver complicações no que toda a inundações.

E o degelo que deverá ocorrer nesse dia poderá aumentar os efeitos dessas eventuais inundações, principalmente as causadas pelos grandes rios que ainda recuperam das recentes cheias.
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Pelos vistos as temperatura vão continuar baixas....o IM voltou a prolongar o alerta amarelo...todos os distritos do Centro e Sul do país...à excepção de Lisboa e Santarém...e também o distrito de Évora em alerta amarelo com queda de neve acima dos 200m...para além de terem prolongado o alerta...reduziram a cota de neve dos 300 para os 200m...penso que poderá durante a madrugada haver ainda mais surpresas do que houve no dia de hoje...e...como amanhã é um dia de trabalho...pode originar vários constrangimentos a bastantes pessoas.......mas esperemos que tudo corra pelo melhor!...

Cumps
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boas Noites.

Atão desejada neve, que todos queríamos veio em força, ;) e um pouco por todo pais. Resumindo um pouco aquilo que foi o fim de semana por, Fornelos - 550 mts, Cinfães do Douro. Na 6 feira deparei me com temperaturas a rondar: -1.5º c, no sábado a temperatura foi um pouco mais dura, -3º. :surprise: Hoje de manha por volta as 9h da manha já neva-va intensamente com uns -2º. :cold: Não parou de nevar até as 3h da tarde. Alguma acumulação não passando os 2 cm. Neste momento as estrada municipal que liga cinfães - castro d aire, ainda se encontra cortada, povoações como Gralheira, Bustelo, Alhões, Vilar de Arca, ferreiros estão isoladas pela neve. :eek: A previsão que o IM colocou é de continuar a nevar a cima dos 200 mtos. Encontro-me neste momento no Porto e desde la fui sempre acompanhado pelos flocos brancos, :lol: agora ainda caem alguns na cidade do porto 2ºc.:p
vejo pelas minhas cartas que isto não será sol de muita dura, pois ja sente em algumas zonas o ar quente ke vem do mar... :angry: o que ira estragar o cenario branco, mas pode ser que este mês ou os próximos venha mais.:pray:

Fiquem bem. :thumbsup:
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
!?!?!? Évora cota 200? Ou sabem de algum dado que nos escapa ou passaram-se.

Pois...parece-me crer...e pelo que estou a observar de os ventos continuarem de Este...e muitas localidades (a maior parte do país) estar ainda com temperaturas relativamente baixas...que ainda não ficamos por aqui e que muito provavelmente os modelos não acertaram a 100%..nem poucos mais ou menos para este dia e amanhã...só de reparar que durante o final da tarde eu deveria estar a registar uns bons 7/8ºC...e não passei dos 5.8ºC.........


Cumps
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Será que vamos ter uma entrada fria de Oeste?
aquela mancha escura tem-se vindo a aproximar de run para run..

gfs1168.png


era a loucura total :D
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Pois...parece-me crer...e pelo que estou a observar de os ventos continuarem de Este...e muitas localidades (a maior parte do país) estar ainda com temperaturas relativamente baixas...que ainda não ficamos por aqui e que muito provavelmente os modelos não acertaram a 100%..nem poucos mais ou menos para este dia e amanhã...só de reparar que durante o final da tarde eu deveria estar a registar uns bons 7/8ºC...e não passei dos 5.8ºC.........


Cumps

sera mesmo impossivel nevar em santarem????????esta este momento 2graus!
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
!?!?!? Évora cota 200? Ou sabem de algum dado que nos escapa ou passaram-se.

Eu na minha opinião não acredito mas sou bombeiro em montemor o novo e recebemos agora um fax vindo do cdos de évora onde afima queda de neve entre as 22 e a 4 da manha, resta esperar e ter esperança, actualmentei está 2.5º, aqui estão a cair alguns choviscos
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Boa noite tenho uma duvida porque e que os distritos de lisboa,santarem,setubal e beja estao ainda com alerta de hoje dia 10 e o resto do pais ja estao com alerta para amanha dia 11.
Estão a espera das proximas horas se calhar não para activar os alertas ja não digo e nada isto hoje para mim foi estafante tanta neve junta:lol:

Abraço
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
E o degelo que deverá ocorrer nesse dia poderá aumentar os efeitos dessas eventuais inundações, principalmente as causadas pelos grandes rios que ainda recuperam das recentes cheias.

David, porque dizes que nesse dia poderá ocorrer o degelo?

O GFS prevê a subida gradual das temperaturas, por causa da chegada da superfície frontal, mas será que tanta chuva que vai ser misturada com a neve que entretanto ainda se aguentar intacta (sem derreter) até à data do evento irá causar assim tantos problemas?

É que ainda por cima a precipitação mais forte e intensa vai ser no Norte e Centro, exactamente onde caiu mais neve. :unsure:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
se as previsoes com a entrada da frente quente era de subida de temperatura ao longo do dia porque a temperatura estar a descer tanto?

Atenção: o que atravessou o território de Portugal Continental durante o dia foi uma frente oclusa e não uma frente quente; talvez daí a confusão por uma eventual subida de temperatura.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
É impressionante esta carta de superfície. As depressões estendem-se desde a costa da Terra Nova até ao Médio Oriente!!! O AA nem se vê!!! (parece que está refugiado no interior do Norte de África :lol:)

 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Não acredito, apesar de estarmos com 0,6º. Um aguaceiro mais forte pode fazer a diferença...mas desde que o vento mudou, já não acredito!!! E podemos dar-nos como satisfeitos. Deu para "matar" saudades...aqui !!!

Pelos dados do IM, às 21h00, o vento só era do quadrante oeste na faixa costeira a sul de Sines; no resto do continente continua a ser do quadrante leste (com uma ou outra excepção). Daí o contraste das temperaturas...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.