Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 30 Dez 2009 às 21:56.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    Situação interessante pelo ECMWF que poderá acontecer entre terça feira e quarta feira, a ver vamos se os valores do vento de vão concretizar, e que são anuciados pelo IM.
    Para alem desses dias é uma sucessão de dias calmos alternando com dias de chuva, somente de destacar que no proximo fim de semana, e se as previsões se confirmarem será estragado por chuva(mais um).

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    E o degelo que deverá ocorrer nesse dia poderá aumentar os efeitos dessas eventuais inundações, principalmente as causadas pelos grandes rios que ainda recuperam das recentes cheias.

3. Du_Ga

Du_Ga
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Jan 2009
    Local:
    Massamá, Sintra
    Pelos vistos as temperatura vão continuar baixas....o IM voltou a prolongar o alerta amarelo...todos os distritos do Centro e Sul do país...à excepção de Lisboa e Santarém...e também o distrito de Évora em alerta amarelo com queda de neve acima dos 200m...para além de terem prolongado o alerta...reduziram a cota de neve dos 300 para os 200m...penso que poderá durante a madrugada haver ainda mais surpresas do que houve no dia de hoje...e...como amanhã é um dia de trabalho...pode originar vários constrangimentos a bastantes pessoas.......mas esperemos que tudo corra pelo melhor!...

Cumps

4. white_wolf

white_wolf
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Jan 2010
    Local:
    Vila Nova de Gaia e tambem Fornelos Cinfaes (600mt
    Boas Noites.

Atão desejada neve, que todos queríamos veio em força, ;) e um pouco por todo pais. Resumindo um pouco aquilo que foi o fim de semana por, Fornelos - 550 mts, Cinfães do Douro. Na 6 feira deparei me com temperaturas a rondar: -1.5º c, no sábado a temperatura foi um pouco mais dura, -3º. :surprise: Hoje de manha por volta as 9h da manha já neva-va intensamente com uns -2º. :cold: Não parou de nevar até as 3h da tarde. Alguma acumulação não passando os 2 cm. Neste momento as estrada municipal que liga cinfães - castro d aire, ainda se encontra cortada, povoações como Gralheira, Bustelo, Alhões, Vilar de Arca, ferreiros estão isoladas pela neve. :eek: A previsão que o IM colocou é de continuar a nevar a cima dos 200 mtos. Encontro-me neste momento no Porto e desde la fui sempre acompanhado pelos flocos brancos, :lol: agora ainda caem alguns na cidade do porto 2ºc.:p
    vejo pelas minhas cartas que isto não será sol de muita dura, pois ja sente em algumas zonas o ar quente ke vem do mar... :angry: o que ira estragar o cenario branco, mas pode ser que este mês ou os próximos venha mais.:pray:

Fiquem bem. :thumbsup:

5. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    Nao sei em que zona tas, mas por aqui não cai nada desde manhã...

6. Du_Ga

Du_Ga
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Jan 2009
    Local:
    Massamá, Sintra
    Pois...parece-me crer...e pelo que estou a observar de os ventos continuarem de Este...e muitas localidades (a maior parte do país) estar ainda com temperaturas relativamente baixas...que ainda não ficamos por aqui e que muito provavelmente os modelos não acertaram a 100%..nem poucos mais ou menos para este dia e amanhã...só de reparar que durante o final da tarde eu deveria estar a registar uns bons 7/8ºC...e não passei dos 5.8ºC.........

Cumps

7. vinc7e

vinc7e
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    30 Nov 2008
    Local:
    Vila Verde
    Será que vamos ter uma entrada fria de Oeste?
    aquela mancha escura tem-se vindo a aproximar de run para run..

era a loucura total :D

8. joao henriques

joao henriques
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Jan 2010
    Local:
    santarem-s.martinho do porto-nazare
    sera mesmo impossivel nevar em santarem????????esta este momento 2graus!

9. vagas

vagas
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Set 2009
    Local:
    Évora / Montemor-o-Novo
    Eu na minha opinião não acredito mas sou bombeiro em montemor o novo e recebemos agora um fax vindo do cdos de évora onde afima queda de neve entre as 22 e a 4 da manha, resta esperar e ter esperança, actualmentei está 2.5º, aqui estão a cair alguns choviscos

10. lismen

lismen
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Abr 2008
    Local:
    Lisboa
    Boa noite tenho uma duvida porque e que os distritos de lisboa,santarem,setubal e beja estao ainda com alerta de hoje dia 10 e o resto do pais ja estao com alerta para amanha dia 11.
    Estão a espera das proximas horas se calhar não para activar os alertas ja não digo e nada isto hoje para mim foi estafante tanta neve junta:lol:

Abraço

11. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    TÓPICO Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Mensagens que não tenham a haver com o assunto do tópico serão transferidas para o tópico mais correcto.

12. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    David, porque dizes que nesse dia poderá ocorrer o degelo?

O GFS prevê a subida gradual das temperaturas, por causa da chegada da superfície frontal, mas será que tanta chuva que vai ser misturada com a neve que entretanto ainda se aguentar intacta (sem derreter) até à data do evento irá causar assim tantos problemas?

É que ainda por cima a precipitação mais forte e intensa vai ser no Norte e Centro, exactamente onde caiu mais neve. :unsure:

13. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Atenção: o que atravessou o território de Portugal Continental durante o dia foi uma frente oclusa e não uma frente quente; talvez daí a confusão por uma eventual subida de temperatura.

14. rbsmr

rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Ago 2007
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    É impressionante esta carta de superfície. As depressões estendem-se desde a costa da Terra Nova até ao Médio Oriente!!! O AA nem se vê!!! (parece que está refugiado no interior do Norte de África :lol:)

15. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Pelos dados do IM, às 21h00, o vento só era do quadrante oeste na faixa costeira a sul de Sines; no resto do continente continua a ser do quadrante leste (com uma ou outra excepção). Daí o contraste das temperaturas...

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página