Também acho que será lógico que o GFS vá retirando precipitação nas próximas runs. Mas é sem dúvida uma situação muito interessante a acompanhar atentamente. Ainda é cedo para um prognóstico definitivo.
Algo de diferente?
O que dizer do ciclone de Torres Vedras que não é todos os anos que acontece uma ciclogenese explosiva?
Pois, e volto a insistir uma saida das (18)!
Assino o que o Belem escreveu!
bem realamente parece que esse " Joe" do accuweather tem alguma razão...é que esse cenário se confirmar vai ser algo de extremo a nível de temperaturas no nosso País...um cenário até algo preocupante uma vez que atingiria as grandes cidades do litoral onde existe muita gente a dormir na rua...só espero que as autoridades estejam atentas...e façam algo atempado para salvaguardar a vida dessas pessoas...
Vendo estas ultimas saidas dos principais modelos(GFS,ECMWF) a probalidade de nevar a cotas baixas e de haver precipitação em Portugal continental é na melhor das hipoteses na proxima sexta feira, quanto ao frio, ele é bem garantido a partir de terça feira, mas o problema da neve é a direção do vento e onde ambos os modelos colocam sua direção do vento de norteaté à sexta feira.
Mesmo sendo de norte talvez aqui na zona oeste talvez assista à queda de granizo, e quiçá ao que vi nos anos 80 num breve aguaceiro...(foi a unica vez que a vi cair aqui onde vivo)
Previsão para 2ª Feira, 4 de Janeiro de 2010
Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo.
Queda de neve acima dos 700 metros nas regiões do interior Norte e
Centro.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando forte
(35 a 55 km/h) na Região Sul e nas terras altas, com rajadas
da ordem dos 90 km/h.
Descida de temperatura.
Actualizado a 2 de Janeiro de 2010 às 4:2 UTC
O METEOROLOGISTA: Pedro Reis Vieira
Fonte: I.M
Depois não é de admirar que ande toda a gente na rua a dizer que na segunda vai nevar...o que é que este senhor teria visto à hora da actualização...???
Eu não sou pessimesta mas sim realista e já são muitas situações que tenho visto que se esfumam, e se reparar na previsão para terça feira do IM o vento norte já lá está escrito.
Previsão para 3ª Feira, 5 de Janeiro de 2010
Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros fracos que serão de neve nas terras altas do interior
Norte e Centro.
Vento moderado (15 a 35 km/h) do quadrante norte, soprando forte
(35 a 50 km/h) nas terras altas.
Pequena descida da temperatura mínima.
O METEOROLOGISTA: Pedro Reis Vieira
Actualizado a 2 de Janeiro de 2010 às 4:2 UTC
A realidade vai ser o frio e precipitação escassa...é sempre assim nas entradas de Norte...quem se irá rir serão os espanhois, mesmo os da costa litoral das Asturias, que deverão ver neve ao nível do mar!