Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Mais que as cotas que serão baixas, a influência marítima é decisiva. Os locais longe do mar poderão ter neve a qualquer cota, mas pontos altos no litoral, como as Serras de Sintra e Arrábida poderão não ter neve à cota 500. A ver vamos a próxima rodada dos modelos. O GFS viu na última run algo que pode ser decisivo para a entrada de mais ar frio em altitude, que é uma depressão secundária no Golfo da Biscaia, que embora efeméra, não duraria mais de meio dia, aumentaria o gradiente isobárico no oeste da península e injectaria mais ar frio. Esse ar frio, como já foi dito, seria decisivo para promover a instabilidade convectiva em Portugal.

isso aplica-se também à Serra do Montejunto certo?

ps-está a sair a RUN das 12h:thumbsup:

pelo que vejo nesta RUN, parece-me que pôs mais precipitação e retirou algum frio...ou seja, o costume :lol::lol:

Eu acho que o gfs nao alterou nada de significativo... Se houver neve tal como em jan 2006 so no proprio dia iremos saber e teremos q acompanhar atraves do radar

Eu acho que o gfs nao alterou nada de significativo... Se houver neve tal como em jan 2006 so no proprio dia iremos saber e teremos q acompanhar atraves do radar

Também concordo contigo no médio prazo, apesar de ter retirado um pouco o frio, o potencial continua lá, embora mais para o Minho e Douro Litoral!

Agora no longo prazo, melhorou para o pessoal das terras altas do interior centro (>500m) pois a precipitação de Sábado virá, e o frio a 850hPa esse manter-se-á ligeiramente abaixo de 0ºC durante pelo menos algumas horas, o que em conjunto com o frio à superfície poderá trazer bastantes surpresas.

Agora será necessário aguardar, pois pelo menos o GFS quer brincar um pouco ao ping-pong, se numa saída mantêm o frio para além das 180 horas, na seguinte vai retirando e a frente do atlântico chega ainda durante o próximo fim de semana...

Eu tb gostei desta saida ....
Volta a colocar precipitação para o proximo fim de semana !!!
E coloca tb a depressão estacionada á nossa porta !!

Foi bem boa ... pena que deva ser retirada :sad:

Mas o potencial da situação está lá !!

Boas pessoal!

Visto ser o meu 1 post este ano por ca Bom 2010 para todos! :)

Desculpem a minha ignorancia e o off-topic mas... onde voces consultam as gfs?

Obrigado!

Boas e um Bom ano a Todos!

É a primeira vez que aqui estou a intervir..confesso desde já que não sou nenhum experiente na matéria, apenas leio e vejo e gosto de meterorologia! Como já aqui foi referido, as probabilidades de nevar em Lisboa são reduzidas, havendo a tal probabilidade de haver algo estando a temperatura 500hPa a -30...-31, como já aconteceu, caso haja algum aguaceiro forte o que a meu ver pelos modelos do GFS, com sorte só la para a madrugada de sexta no Litoral...Entretanto esta imagem é uma hipotese bastante agradável mas duvidosa...aqui para a zona Oeste...:) ..aguardemos por mais saídas...ainda falta muito!

http://expert.weatheronline.co.uk/d...010/01/03/basis12/eses/weas/10010812_0312.gif

Cumps

Estado
Fechado para novas mensagens.