Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Realmente é algo pouco credível, mas... :rolleyes:

15035.gif


Nem que seja para mais tarde recordar... ;)
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
estou a ver na run gfs das 6h....

com uma iso -4 da para nevar lá a vontade penso eu....

É factor por si só insuficiente. Pode eventualmente nevar lá mas a temperatura a 850hPa não é de todo critério fundamental. Pode chover perfeitamente também com a iso -4 a 850hPa. Nunca se esqueçam que a cota de neve tem muitos critérios que já foram aqui referidos ;)
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Situação muito interessante a que acabou de modelar o GFS, porém, como tem acontecido em todo este evento, o mais certo é que o GFS baralhe e volte a dar.
A situação é dos dias 10, 11 e 12, reparem que uma pequena depressão a entrar a sul de portugal a dirigir-se para o interior Espanhol e a ter de recuar um pouco para o interior Português, isto causado pelo AA no norte de Marrocos, e entretanto uma pequena bolsa fria a surgir do lado Atlantico, em frente à Galiza e Minho. Tudo isto associado ao frio instalado a 850hpa daria festa em grande parte do interior norte, e centro e talvez sul Português. Seria já mais dificil chegar ao litoral.

Acho que esta situação modelada é pouco comum, pois finalmente vinham bons ventos de Espanha :D

Antes desta situação referida espero ver qualquer coisa assinalável no,litoral norte. Apostaria no dia 8 ao final da tarde (mas não faço all-in)

Atenção que apenas o frio a 850hpa não significa neve (por exemplo o geopotencial é muito importante), ainda por cima nas nossas latitudes.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A entrada propriamente dita será no dia de Sexta de feira que é quando as temperaturas mais baixas !!
Infelizmente tb é nessa altura que se preve tempo mais seco !!
Mas acho que o litoral Norte ainda tem boas chances de ter o elemento branco !!

Do mesmo modo que se hoje ao final do dia houver precipitação no interior centro nas zonas mais altas (não arrisco cotas) tb poderá nevar.
Para quem queria o tempo frio e polar a todo custo ... ao contrário do tempo de chuva (eu sei que no Norte e Centro estão fartos por estarem com 3 meses de chuva), pois bem, parece-me a mim que será no Sábado no litoral Norte e Centro e Domingo (interior total) que podem ver mais neve !!

Já agora o GFS colou-se quase por completo ao ECM !!
Felizmente que o ECM continua a ser o mais certeiro no curto prazo :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Situação muito interessante a que acabou de modelar o GFS, porém, como tem acontecido em todo este evento, o mais certo é que o GFS baralhe e volte a dar.
A situação é dos dias 10, 11 e 12, reparem que uma pequena depressão a entrar a sul de portugal a dirigir-se para o interior Espanhol e a ter de recuar um pouco para o interior Português, isto causado pelo AA no norte de Marrocos, e entretanto uma pequena bolsa fria a surgir do lado Atlantico, em frente à Galiza e Minho. Tudo isto associado ao frio instalado a 850hpa daria festa em grande parte do interior norte, e centro e talvez sul Português. Seria já mais dificil chegar ao litoral.

Acho que esta situação modelada é pouco comum, pois finalmente vinham bons ventos de Espanha :D

Antes desta situação referida espero ver qualquer coisa assinalável no,litoral norte. Apostaria no dia 8 ao final da tarde (mas não faço all-in)

Atenção que apenas o frio a 850hpa não significa neve (por exemplo o geopotencial é muito importante), ainda por cima nas nossas latitudes.


Ia escrever sobre isso, é um pormenor bastante interessante, com uma baixa em altura a NW e uma à superfície a SE. Mas fica a imagem a ilustrar o que disseste. O GFS anda muito criativo, dava um bom vendedor de bíblias. Vamos lá ver como isto evolui.

17405659.gif
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
só quero que me respondam o seguinte:

Esta entrada polar que vai afectar Portugal Continental não é uma entrada seca típica pois não???

Já foi falado pelo Vince:

Apesar de eu estar céptico em surpresas, também tenho esperanças. A entrada é brutal em altitude e não é uma entrada seca clássica, é mista, tem boa componente marítima, Inglaterra encheu-se de neve hoje, é quanto a mim também um pouco leviano afirmar-se que é impossível neste cenário.

;)

O ECM não mete a depressão assim tão a Norte, quando em comparação com esta última saída das 6h do GFS:

510232010010600096.gif
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Bom dia,

Situação deveras interessante, vamos ver no que dá e onde.
Com um pouco de sorte até em alguns locais do Algarve poderá nevar, caso o baixo geopotencial se verificar e claro as baixas temperaturas nas camadas mais importantes para estas situações da atmosfera o permitirem.

Será engraçado verificarmos a sondagem das 12 ou mesmo da Corunha, pois creio que talvez as temperaturas tanto a 850hPa com a 500 hPa possam estar já mais baixas do que o que refletem os modelos...talvez!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
São estas coisas que nos deixam doentes e sem saber o que pensar e esperar.

Esta quanto muito fica para recordação, Previsão Wunderground para Lisboa:

temph.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.