Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
para já o cenário de domingo mantém-se na RUN0h :D:D

34231334.jpg

só é pena eu não acreditar nisto, mas que era um sonho era, olhem só 11cm era lindo:rolleyes:

O site em que o msn se baseia coloca neve Domingo em Alcoentre ( conselho da Azambuja, distrito de Lisboa) http://www.foreca.com/Portugal/Alcoentre?tenday

Já para o IM as cotas de neve não baixarão abaixo dos 400-600 metros...
enfim...

Já para o IM as cotas de neve não baixarão abaixo dos 400-600 metros...
enfim...

E se queres que te diga até estão a ser optimistas. As cotas de neve tabeladas para a zona de Lisboa (por exemplo) aquando da entrada da precipitação rondam os 1000m. Algum frio a 850hPa, pouco frio a 500hPa, algum frio à superfície. Contando com temperaturas ainda baixas nos níveis mais baixos é possível de facto que a cota desça. Mas também e por enquanto não acredito que baixe dos 500m.

Na minha opinião, a situação de Domingo é para ser seguida com atenção. Já só faltam cerca de 48 horas, a distância temporal já não pode ser um argumento contra e o GFS na última run colocou bastante precipitação para o Centro e Sul com muito frio ainda instalado! Ainda pode mudar? Sim, mas creio que se pode começar a acreditar que pode nevar em locais muito pouco habituais. Lisboa? Acho que não vai dar, as possibilidades são muito reduzidas, mas quem sabe? As surpresas acontecem...

Atenção a Monchique, Algarvios, começo a acreditar que o topo pode ficar branquinho! Já ficaria muito satisfeito se nevasse nas serras Algarvias!

Agora é seguir com calma, sabendo que as possibilidades são poucas, mas não é impossível. E esperar que o GFS não retire esta situação, pois basta alterar ligeiramente, e as hipóteses esfumam-se. Por esta run, apontaria cotas de 300/400 metros no Centro e 700 metros no Sul.

por acaso até gostei um pouco mais desta RUN6h :thumbsup:

atrasa a :rain: mas aguenta o frio a 850hPa por mais tempo, as coisas tão se a compor ;)

afinal ainda melhorou que lindo este mapa
gfs-2-54.png

vai se um dia para mais tarde recordar,começem a preparar as maquinas fotograficas e as camaras de filmar.:w00t:

de facto e como disse no meu post anterior, esta RUN está muito boa:thumbsup:
continuo a dizer, tenho um "feeling" que vai nevar este ano, só não sei é quando:D...talvez seja já ali no Domingo;)
e apesar de há dias atrás as coisas terem ficado feias, eu nunca atirei a toalha ao chão, sempre acreditei que os modelos ainda melhorassem o cenário e de facto melhorou e bem. Penso que a partir daqui os modelos já não devem alterar muita coisa, só acontecesse algo "catastrófico" e retirasse tudo o que está lá agora....o que não acredito muito, pois o "acontecimento" é já "depois de amanhã", mas também não quer dizer que isso não aconteça:thumbsup:

Bons dias,

de facto para domingo está prometedor o cenário mas sinceramente só acredito em neve nos sítios do costume ou seja Serra da Estrela e interior Norte e Centro, não creio que neve no litoral e muito menos no litoral centro... mas...aguardemos...:rolleyes:

Além das saídas voláteis e variáveis do GFS..
O ECMWF na das 00h, e já estamos muito perto, recuou um pouco, e meteu um cenário que nada esperava!
:eek:

Reparem que p.ex Lisboa fica entre os 2-4º, durante todo o dia com chuva..
Reparem que a chuva começa a parecer entrar em força a varrer o frio.. Mas.. Não, a depressão põe-se um pouco a jeito e a chuva recua chegando a vir de NE..

Está tudo no limite e muito pode mudar.. Mas começo a desconfiar que poderão localmente haver surpresas. Localmente pois situações destas dificilmente são generalizadas.. Uns podem ter sorte e outros não..
Mas começo também a ver chances de bastante neve a cotas médias não tão vulgares quanto isso..

Mas vamos aguardar e não entrar em euforias! Mas lá que ver esta saída foi uma agradável surpresa isso foi!

Estado
Fechado para novas mensagens.