Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Volto a relembrar:

Frio e neve em Portugal Continental
2010-01-08 (IM)

Portugal Continental está a ser influenciado por uma corrente de Nordeste que transporta ar polar.

Da entrada deste ar polar no território resulta uma diminuição das temperaturas do ar, com maior expressão no dia de hoje na temperatura mínima, prevendo-se que o mesmo se verifique também na temperatura máxima, amanhã, dia 9. Estas baixas temperaturas associadas à ocorrência de vento moderado reflectem-se numa sensação de desconforto térmico semelhante à sentida com temperaturas 3º a 4º C mais baixas.

A partir do final do dia 9 a aproximação de um sistema depressionário com um sistema frontal associado deverá dar origem à ocorrência de períodos de chuva,passando a regime de aguaceiros, que afectarão o território do Continente até à madrugada de dia 11, Segunda-Feira, que serão de neve acima dos 400 m, admitindo-se a possibilidade de ocorrência de queda de neve em cotas mais baixas, pouco usuais, incluindo junto ao litoral.O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua Página WEB


SE não acreditamos na instituição própria, entao em quem acreditar? não é certo, mas há essa possibilidade.
 

paricusa

Cirrus
Registo
11 Jan 2008
Mensagens
79
Local
Maia (Vilar de Luz)
boas noites,

Olhando para toda a informaçao disponivel (modelos,opinioes,comunicado do IM), eu diria que o que esta em questao é definir bem o que é "junto ao litoral" e onde começa e acaba o a "fronteira" entre interior vs litoral...
Partilho da opinião que apenas iremos ver neve onde é normal neste tipo de eventos, embora com o frio instalado poderemos ver neve por curtos espaços temporais em sitios menos comuns ou seja na tal fronteira entre o litoral e o interior... mas onde é exactamente? domingo veremos
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
(...)é definir bem o que é "junto ao litoral" e onde começa e acaba o a "fronteira" entre interior vs litoral...

Vale o que vale, mas de acordo com o publicado na wikipédia:


"Litoral é um termo que designa a faixa de terra junto à costa marítima que engloba cerca de 50 km para o interior, dependendo da legislação de cada país.

O termo é um adjetivo usado para referir aquilo que diz respeito à beira-mar, é utilizada ainda muitas vezes em contraponto à palavra interior."

in Wikipédia.

No Dicionário não especifica dimensões, mas acho que os 50km são um pouco exagerados, pois dependendo dos países assim depende o litoral...
No Brasil 100km para o interior parece razoável, já em Portugal de grosso modo teríamos a Serra da Estrela no Litoral :)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Portalegre é na Serra de S. Mamede.

Não. Portalegre fica no planalto.

Apenas uma parte da cidade sobe a serra, até ao Bairro do Atalaião, a 590 m.

A serra de São Mamede tem uma altitude máxima de 1080 m, salvo erro.
 

Marcos

Cirrus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
60
Local
Celorico da Beira-550 metros altitude
Eu cá já não acredito muito nas previsões do IM acerca da neve, senão vejamos já por 3 vezes deram neve para a beira interior acima dos 400 metros e aqui a 550 metros de altitude em Celorico da Beira ainda não nevou nada ...zerooooo
eles deviam ser mais explicitos e defenir isso do elemento branco por zonas como fazem os espanhóis....mas enfim espero que domingo ao menos acertem e aqui caia neve com alguma acumulação....veremos....:sad:esta imagem promete...
ib
 

Sissi

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
64
Local
Corroios
Não. Portalegre fica no planalto.

Apenas uma parte da cidade sobe a serra, até ao Bairro do Atalaião, a 590 m.

A serra de São Mamede tem uma altitude máxima de 1080 m, salvo erro.


Boa noite!

Apesar de estar registada no fórum há imenso tempo, e diariamente o consultar (várias vezes até!), raramente coloco algum post, mas só
para satisfazer a curiosidade, tens razão na parte em que o Bairro do Atalaião fica a 590 metros, mas a serra em si, tem 1025m, quanto a cidade e aproximadamente 490 metros.

Acham que por aqui vamos ter alguma surpresa no domingo? Vários sites, como o weather underground e o freemeteo, além do IM, prevêm neve para aqui!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
é impressão ou o "evento" tem vindo a ser antecipado? parece que nesta RUN a chuva entra mais cedo:huh:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boa noite!

Apesar de estar registada no fórum há imenso tempo, e diariamente o consultar (várias vezes até!), raramente coloco algum post, mas só
para satisfazer a curiosidade, tens razão na parte em que o Bairro do Atalaião fica a 590 metros, mas a serra em si, tem 1025m, quanto a cidade e aproximadamente 490 metros.

Acham que por aqui vamos ter alguma surpresa no domingo? Vários sites, como o weather underground e o freemeteo, além do IM, prevêm neve para aqui!

Ora nem mais 1025m:

altosmamedemedium.jpg


Foto tirada por mim no passado dia 20/01/2009

Pelo que vejo e do pouco que entendo do assunto (interpretação de modelos), a cidade de Portalegre estará garantida. Pode que a neve tenda um pouco para o húmido, mas o que importa é que neve e acumule em condições. Eu onde ela cair lá estarei, só uma desgraça me fará não estar no local para registar e se possível reportar em directo :D

Gostaria muito de ver nevar em condições e de dia, aqui pela cidade de Elvas, mas há 90% de probabilidade de não acontecer, como tal não conto com nada.

Aqui perto (cerca de 8 km) está o alto de Vila Boim que também supera o 400m chegando quase ao 500m, que também não é de descartar, mas por uma questão se de segurança (pois a Serra está mesmo ali ao lado) é preferivel Portalegre.

O que mais me preocupa é a possível escassa precipitação nos momentos mais favoráveis... Venha de lá uma madrugada gélida e um Sábado igualmente de bater o dente, para que o frio se instale a gosto e em boa quantidade. :cold::thumbsup:

Esta é a previsão do WeatherOnline para o Domingo às 18H, baseada na RUN das 06H:

100110180806.gif



E esta baseada na RUN das 12H

100110180812.gif
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não. Portalegre fica no planalto.

Apenas uma parte da cidade sobe a serra, até ao Bairro do Atalaião, a 590 m.

A serra de São Mamede tem uma altitude máxima de 1080 m, salvo erro.



Para aceder à cidade é preciso subir e bem, não entendo bem a que zonas te referes, mas é assim que conheço a zona.
Claro que parte da cidade de Portalegre atinge pontos mais altos, também Lisboa possue elevações em relação a pontos mais baixos, mas penso que o núcleo da cidade principal está inserido já no sector da Serra de S. Mamede... Já a parte mais alta é outra história, para isso é preciso ir em direcção a Espanha e continuar a subir. Nesta zona penso que a neve é mais provável.

http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/plains/portalegre/ptindex.html

Mas aqui diz que fica na zona de transição, por isso penso que também estás certo ( lol):

«O Patamar de Portalegre, que se situa a uma altitude de 400 a 500 m, forma uma espécie de degrau que sobressai da zona sul do parque. Constitui uma zona de transição entre a paisagem tradicional alentejana e a serra.

A serra propriamente dita, que se situa na sua maioria a norte e centro da área do parque, com altitudes superiores a 800 m, é uma zona marcada paisagisticamente pelo atravessamento de cristas quartzíticas e por relevos proeminentes.»

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_da_Serra_de_São_Mamede


Eu penso que a Serra em si, naturalmente deve começar muito antes dos 800 metros, pois é uma elevação em relação ao relevo em redor ( que não tem propriamente 800 metros), por isso podemos dizer, que parte de Portalegre possivelmente ainda é um planalto mas por outro lado também já é parte da Serra de S. Mamede.
 

Sissi

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
64
Local
Corroios
Ora nem mais 1025m:

altosmamedemedium.jpg


Foto tirada por mim no passado dia 20/01/2009

Pelo que vejo e do pouco que entendo do assunto (interpretação de modelos), a cidade de Portalegre estará garantida. Pode que a neve tenda um pouco para o húmido, mas o que importa é que neve e acumule em condições. Eu onde ela cair lá estarei, só uma desgraça me fará não estar no local para registar e se possível reportar em directo :D

Gostaria muito de ver nevar em condições e de dia, aqui pela cidade de Elvas, mas há 90% de probabilidade de não acontecer, como tal não conto com nada.

Aqui perto (cerca de 8 km) está o alto de Vila Boim que também supera o 400m chegando quase ao 500m, que também não é de descartar, mas por uma questão se de segurança (pois a Serra está mesmo ali ao lado) é preferivel Portalegre.

O que mais me preocupa é a possível escassa precipitação nos momentos mais favoráveis... Venha de lá uma madrugada gélida e um Sábado igualmente de bater o dente, para que o frio se instale a gosto e em boa quantidade. :cold::thumbsup:

Esta é a previsão do WeatherOnline para o Domingo às 18H, baseada na RUN das 06H:

100110180806.gif



E esta baseada na RUN das 12H

100110180812.gif


Foto gira!!! Parabéns!

Pois, a falta de precipitação é que me preocupa, normalmente quando aqui ta muito frio nunca chove...:(
Mas claro se chover, de certeza que em S.Mamede deve nevar, agora aqui na cidade, tenho as minhas duvidas!
Prefiro esperar e ver, isto porque, normalmente é sempre uma grande decepção estes eventos por estes lados de Portalegre!!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Gosto muito de ver esta autêntica "auto-estrada" do frio a entrar pela península Ibérica dentro (englobando a totalidade do território) proveniente das regiões mais setentrionais da Europa, da península escandinava. Um "must" raro de ver...:w00t: Uma massa de ar frio tão bem definida...

massasdear.jpg


Por outro lado gostaria de referir o meteograma com que Paços de Ferreira é presenteado: a meu ver poderá haver cotas mais baixas do que as previstas. O facto é que no Domingo a cota de neve anda pelos 700 mts, com temperatura à superfície inferior a 2,0ºC , e com iso`s ainda negativas a 850 hpa. Mas penso que serão mais baixas e na casa dos 400 mts (e possivelmente inferiores - a partir dos 250 mts sem acumulação no entanto).

meteogramapf10jan2010me.jpg


De qualquer maneira é interessante que as iso`s a 850 hpa se mantenham no negativo após algumas horas de probabilidade de precipitação. O que faz pensar que se começar a nevar durante o dia as temperaturas se mantenham favoráveis a queda de precipitação sob a forma de neve na noite seguinte, pelo menos a cotas ainda relativamente baixas (500 mts).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.