Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009

Boas malta...

Calor já ninguem nos tira, embora ontem o ensemble para esta zona chegava a uma espectacular ISO 30 A 850hpa ...

Hoje a GFS amainou a coisa mas não deixa de ser espectacular:

iso26.png

ISO 26 a 850hpa!!

*Digo espectacular porque É O FIM DA MALDITA NORTADA!!!:D;)

Boas ondas a caminho e agua quentinha tambem vem a caminho!!

Viva o Levante!

E venha de lá essas trovoadas secas... nem que sejam para a foto ;)

Estas situações servem também para lembrar que ás vezes é preciso ter um pouco de calma no que se afiança aqui... Já se falou de ondas de calor, até já veio 2003 ao barulho à laia de comparação...

Ás vezes é preciso pôr um bocadinho de "gelo" no impulso postador :p

O tópico é de seguimento de modelos, logo se um modelo credível, o GFS, num prazo credível, cerca de 120 h, pôs algo extraordinário, tal tem que ser referido. Acho que este tópico serve para se discutir o que os modelos dizem, e foi exactamente o que foi feito. Para situações praticamente confirmadas há o tópico de análise e alertas.

Esta última RUN do GFS (6 horas) coloca de facto uma mancha de precipitação (relativamente fraca) sobre o sul do País, vinda do mar, na madrugada e manhã de segunda-feira.

Nas próximas RUN's pode desaparecer ou aumentar, esperemos para ver. ;)

Já aqui foi dito N de vezes que saidas das 06 e 18 só servem para tendencias, e mais nada!!

Em termos de convecção na segunda-feira, as probabilidades, segundo os modelos, são razoáveis.

Os valores do CIN variam entre os -200 e os -800 j/kg no norte e no sul variam entre os -400 e os -1400 j/kg, sendo portanto o sul o local mais provável para existir convecção.

Já os valores do CAPE estão mais distribuídos de Norte a Sul, variando entre os 50 e os 750 j/kg, chegando mesmo em alguns (muito poucos) locais do Norte e Sul a atingir valores entre os 1500 e 2000 j/kg.

O Storm Motion também está razoável, o seu valor a 6000 metros é de cerca de 10 a 14 m/s.

Portanto a conclusão que tiro disto é a seguinte: ou de facto vai existir alguma convecção, apesar de não ser nada de especial (apenas mais um dia com nuvens altas e abafado) ou podemos mesmo ter em alguns locais do País boas formações devido a convecção.

Mas não esperem muito mais que isso, a não ser que os modelos se alterem. :thumbsup:

Sim, e em termos gerais para quem vem cá, e que perceba pouco de meteorologia, o que quer dizer toda a terminologia usada no post?

Mas de qualquer maneira aqui falam-se de tendências, análises e fazem-se estudos, não? :dry:

E sendo uma tendência tal como tu dizes, quem é que a impede de se tornar realidade?

Não nestas saidas nunca o foram, e nunca o serão as das 00 e das 12 é que são!!

Tendencia não é certeza têm um maior grau de erro estas saidas, têm haver como são feitas estas modelagens a estas horas, do que as mencionadas por mim atrás!

As sondagens ao nivel mundial para previsões numericas são lançadas 2 vezes por dia para extrapolação da atmosfera.

Fazendo um search no fórum, encontra-se o significado de CAPE, pois lembro-me de ver isso explicado cá.

O significado do CIN pode ser encontrado aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Convective_inhibition

:thumbsup:

Não me referi ao que é o significado do CIN mas sim aos valores apresentados no post. Para que as pessoas percebam a possivel inibição de haver convecção.

O CIN ou CINH, inibição convectiva, é o conceito contrario do CAPE e expressa-se em valores negativos, sendo um indicador usado para ver a força da Cap, uma camada de ar estável que impede a convecçao/ascençao do ar. Se os valores do CIN são superiores a 200 significa que essa camada (Cap) é muito dificil de romper como é o caso dos valores que puseste sendo quase impossível haver trovoadas a não ser que haja algo de excepcional para romper essa camada. O storm motion é o fluxo nos niveis médios que uma célula segue se tiver alguma dimensão e é irrelevante se não ocorrerem trovoadas como é o mais provável.

Aqui está para as pessoas que venham cá, uma explicação mais simples do que pôr um link era só isto que se pede!

Não nestas saidas nunca o foram, e nunca o serão as das 00 e das 12 é que são!!

Tendencia não é certeza têm um maior grau de erro estas saidas, têm haver como são feitas estas modelagens a estas horas, do que as mencionadas por mim atrás!

As sondagens ao nivel mundial para previsões numericas são lançadas 2 vezes por dia para extrapolação da atmosfera.

Sim, nisso dou-te toda a razão porque já todos nós vimos aqui muitas vezes que a RUN das 18 horas é a chamada "RUN dos exageros" :p :D

Se os valores do CIN são superiores a 200 significa que essa camada (Cap) é muito dificil de romper como é o caso dos valores que puseste sendo quase impossível haver trovoadas a não ser que haja algo de excepcional para romper essa camada.

Neste caso, superiores a -200.

Ou seja, quando os valores são superiores a -200 (por exemplo -100) a probabilidade de haver trovoadas mesmo que a camada seja rompida é menor e quando são inferiores a -200 (por exemplo -800) há mais probabilidade de haver trovoadas se a camada fôr rompida, certo?

Resumindo, quanto mais longe de zero melhor para a eventual formação de trovoadas, é isso? :)

Última edição:
Resumindo, quanto mais longe de zero melhor para a eventual formação de trovoadas, é isso? :)

Não. O CIN é um indicador relativo, como todos os outros, é preciso olhar para eles de forma integrada (CAPE, humidade, ascensos de ar, convergências, etc) e não olhar isoladamente.

Uma tabela normalizada para interpretar isto seria, mas isto tem muitos "se's" conforme podes ver no link em baixo:

0 - 50 Weak Cap
51 - 199 Moderate Cap
200+ Strong Cap
Tirada daqui: http://www.theweatherprediction.com/habyhints/306/

Se tens CIN a zero ou próximo (o positivo não faz sentido, é como CAPE negativo) a convecção costuma ser generalizada mas demasiado "fácil", é quando ocorrem cumulus por todo o lado (existindo algum CAPE e humidade claro), normalmente é convecção fraca.

Se tens muito CAPE, é bom haver algum CIN moderado pois assim rompe-se a camada estável apenas num ponto isolado, como se fosse a abertura de um buraco num balão cheio. Mas por outro lado, se tens o Cap muito alto é muito difícil de abrir esse "buraco", e em Portugal Cap muito altos são difíceis de romper. Cap's muito altos são indício de fortes inversões térmicas, que inibem completamente a convecção. De qualquer forma acho os valores que puseste do CIN muito altos, não costumo ver assim valores desses. De onde tiraste ?

De qualquer forma acho os valores que puseste do CIN muito altos, não costumo ver assim valores desses. De onde tiraste ?

Tirei de um tipo um modelo que costumo consultar todos os dias, o WRF, onde na minha opinião dá pa observar muito melhor as variáveis de previsão do tempo (temperatura, CAPE e isso tudo) pois é um modelo de alta resolução. :)

Tirei de um tipo um modelo que costumo consultar todos os dias, o WRF, onde na minha opinião dá pa observar muito melhor as variáveis de previsão do tempo (temperatura, CAPE e isso tudo) pois é um modelo de alta resolução. :)

Ok, mas podes então pôr um mapa desse modelo do CIN com esses valores (-1400 j/kg) ? pois fiquei curioso em perceber porquê.