Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Gerofil 1 Jul 2009 às 12:15.

1. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    E como eu já suspeitava, os modelos têm andado a tirar precipitação e CAPE/LI...

Mas, parece que é só o GFS a tirar precipitação e CAPE, porque os modelos WRF continuam com valores de CAPE/LI.

E quanto à precipitação acumulada mete quantidades bastante razoáveis até mesmo para algumas zonas já pertencentes ao Sul do País. Agora é esperar para ver qual estará certo, GFS ou WRF.

Geralmente o WRF é um modelo em que confio neste tipo de situações, pois é de alta resolução e desta forma por vezes pode "eliminar" eventuais erros do GFS ou de outros modelos. :)

Mas esta é que eu não estava à espera... :surprise:

Storm Forecast
    Valid: Fri 31 Jul 2009 06:00 to Sat 01 Aug 2009 06:00 UTC
    Issued: Thu 30 Jul 2009 12:45
    Forecaster: TUSCHY

SYNOPSIS and DISCUSSION

An isolated tornado event is possible over
    extreme NW-Spain and along the W-coast of Portugal during the morning hours (1st August) as LL shear increases, but thunderstorm coverage and marginal instability/shear overlap preclude a level area.

Fonte: estofex (www.estofex.org)

#256 Lightning, 31 Jul 2009 às 12:53
    Última edição: 31 Jul 2009 às 13:56
  2. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Pois a run das 06 retirou muito calor para a semana principalmente a 500hpa...já seria de esperar, pelo menos já esperava que retirasse, veremos as próximas saídas... mas para quem dizia que as runs's das 06 e das 18 são sempre extremas e que não se pode fiar nelas!! as saídas principais são as que estão a meter mais calor, pelo menos até ontem era assim! :p

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Agora é que reparei que afinal a run das 06 retirou calor a força toda tanto a 500hpa como a 850hpa...mas como é a run das 06 não vou acreditar :p :lol:

4. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    A run das 00 tinha ainda menos calor que a das 6. Onde ontem estava a iso 28 hoje está a 22. Mesmo o Europeu que estava a sair quente, se bem que não tanto como o GFS, também baixou para valores próximos da normal para Agosto.

5. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Aparententemente a chuva irá afectar amanhã a zona centro e norte do país:rain:.

6. DRC

DRC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Set 2008
    Local:
    Póvoa de Santa Iria
    Alguem me pode dizer mais ou menos como é que vai estar o tempo a partir do 5 de Agosto?

7. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Eu vi ao contrario mas ok...:) a run das 12 está um pouco mais quente que a das 06 mas muito menos quente que em dias anteriores! Nada que me espante...mesmo assim iremos estar bem dentro da ISO 20 como já tinha dito a dias e isso é muito calor a superfície!! isto claro se não continuar a tirar calor!! aquela cut-off que o gfs está a querer ver para o final da semana pode vir baralhar o jogo :)

8. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Vai estar calor, o vento vai ser fraco a moderado e o céu pouco nublado se bem que não vai ser de descartar a formação de nuvens durante a tarde com alguma trovoada em especial no interior...é o que eu penso que esteja com os dados que temos tido até hoje :thumbsup:

9. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    e no dia 5 de Agosto sabem? Gostaria de ter os meus anos ao ar livre, mas se tiver fresco vou ter de marcar num restaurante. Obrigado

10. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    A run das 00 tinha cerca de 1 grau a mais que a das 6, diferença absolutamente insignificante nesta altura do ano, para o período inicial da semana que vem. Depois, para daqui a uma semana a run das 6 meteu de novo a iso 28 por aqui, ao contrário do que aconteceu na run das 00, e agora na das 12. Ainda é distante, mas no Domingo 9, a run das 6 tinha 27 graus a 850 hpa, e as runs das 0 e das 12 muito menos. Quando eu referi menos calor, quis dizer que havia menos dias de calor na run das 0 que na seguinte.

11. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

Só se for para o Protel, porque para a costa ocidental não há calor extremo mas o normal, como tem estado este ultimos dias.

Partilhar esta Página