Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Entre hoje e terça-feira, as temperaturas deverão cair 12º em Lisboa, 15º em Faro, 17º em Beja, 16º em Castelo Branco e 2º no Porto.

Em que ficamos?
in: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=393634


O erro já foi corrigido. Actualmente, o cenário previsto para Terça-feira é o seguinte:

imprevisopara16062009.png



Esperemos que a nova previsão também seja divulgada.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Esperemos que a nova previsão também seja divulgada.

Dúvido..
Uma previsão semelhante à do dia anterior, sem fenómenos estranhos como a previsão errada que estava não faz furor nos media! :D:p

Realmente erros acontecem, nem percebi muito este, mas pronto acontece..
Mas estiveram um bocado a dormir, foram longas as horas até corrigir, e os abutres aproveitaram logo! A seguir vão dizer:
"qual quê? enganam-se sempre!dava frio e olha pra este calor!" :rolleyes:

Mas por acaso foram demasiadas horas até corrigirem um erro tão grave e visível.. Apesar de compreensível o erro.. Não é compreensível a demora diria eu, até porque é o próprio IM o prejudicado com a situação em termos de imagem e repercussão nos media e pessoas..
Pequenos tiros nos pés evitáveis!:hehe:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O erro do IM pode dever-se à não alteração do valor de Terça quando este passou para a previsão a três dias. A actualização automática é feita a partir do quarto dia, e a dos três primeiros é feita por um meteorologista, e deve ter sido a actualização feita pessoalmente que não entrou no site. Se formos ver os valores que estavam errados eram concordantes com a saída das 12 de Sexta do modelo europeu, a última a meter-nos a depressão do cima.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Também achei uma certa piada a essas temperaturas frescas para terça-feira mesmo depois de olhar aos modelos e não ver lá nada que o indicasse.

Depois desta vaga de calor, vai haver uma breve pausa mas a canícola vai regressar e à medida que nos aproximamos do fim do mês, começam a surgir no norte de áfrica as linhas dos 40ºC. :hehe::cool:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Previsão para Faro (segundo o WeatherBug)

Thursday
Scattered showers. There is a 20% chance of precipitation. Partly cloudy. Hot. Temperature of 34°C. Winds NNE 29km. Humidity will be 32% with a dewpoint of 14° and feels-like temperature of 33°C.
High: 34°C Low: 25°C

Friday
There is a 0% chance of precipitation. Sunny. Hot. Temperature of 35°C. Winds NNW 22km. Humidity will be 28% with a dewpoint of 14° and feels-like temperature of 34°C.
High: 35°C Low: 26°C

Saturday
There is a 0% chance of precipitation. Sunny. Hot. Temperature of 39°C. Winds NW 28km. Humidity will be 29% with a dewpoint of 14° and feels-like temperature of 41°C.
High: 39°C Low: 26°C

Sunday
There is a 0% chance of precipitation. Mostly sunny. Hot, Windy. Temperature of 44°C. Winds WNW 40km. Humidity will be 31% with a dewpoint of 18° and feels-like temperature of 48°C.
High: 44°C Low: 27°C

Ai minha nossa que este já ficou marado, bom isto ia ser um sufoco e acho que morria com este calor:shocking:, o mais curioso é o símbolo que eles colocam um sol com um cacto mesmo muita cool, vamos virar deserto:lmao::lol:.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão para Faro (segundo o WeatherBug)

Sunday
There is a 0% chance of precipitation. Mostly sunny. Hot, Windy. Temperature of 44°C. Winds WNW 40km. Humidity will be 31% with a dewpoint of 18° and feels-like temperature of 48°C.
High: 44°C Low: 27°C

Ai minha nossa que este já ficou marado, bom isto ia ser um sufoco e acho que morria com este calor:shocking:, o mais curioso é o símbolo que eles colocam um sol com um cacto mesmo muita cool, vamos virar deserto:lmao::lol:.


44 graus???:surprise::surprise:

deve ser um bug do weather bug só pode.....:lmao:

Onde é que estes sites vão buscar a informação? em que modelos se baseiam?:huh:

Já se sabe que há probabilidades de forte e persistente calor a partir da semana que vem, mas nem no interior do Alentejo acredito que se chegue aos 44 graus....:huh:
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
44 graus???:surprise::surprise:

deve ser um bug do weather bug só pode.....:lmao:

Onde é que estes sites vão buscar a informação? em que modelos se baseiam?:huh:

Já se sabe que há probabilidades de forte calor para a semana que vem mas nem no interior do Alentejo acredito que se chegue aos 44 graus....:huh:

:huh:

Nao acreditas? Eu acredito mais, mas em alguns locais basta ver a iso a 500 hpa e a 850 hpa e o vento fraco do quadrante de leste, mas o problema nao esta aqui, esta nos dias consecutivos de isos 20 22 24 dia após dia as temperaturas sobem a valores absurdos. Amareleja num único dia teve 40.2 ou 41 ja n me lembro bem, e so teve durante uma tarde a iso 24 e aqui em Setúbal tive 37 e nem a iso 24 tinha. Nao sei se me expliquei bem, mas eu por esta altura de fosse o IM ia alertando as pessoas, e nao vinha dizer que a temperatura ia descer acentuadamente isso é absurdo, mas enfim
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
:huh:

Nao acreditas? Eu acredito mais, mas em alguns locais basta ver a iso a 500 hpa e a 850 hpa e o vento fraco do quadrante de leste, mas o problema nao esta aqui, esta nos dias consecutivos de isos 20 22 24 dia após dia as temperaturas sobem a valores absurdos. Amareleja num único dia teve 40.2 ou 41 ja n me lembro bem, e so teve durante uma tarde a iso 24 e aqui em Setúbal tive 37 e nem a iso 24 tinha. Nao sei se me expliquei bem, mas eu por esta altura de fosse o IM ia alertando as pessoas, e nao vinha dizer que a temperatura ia descer acentuadamente isso é absurdo, mas enfim

Acredito em dias sucessivos de temperaturas de 40/42 graus em certos locais, mas 44 acho "demais"....( mas não é impossivel claro, isso só saberemos na altura)

Também acho que com o cenário que se vai desenhando o IM já deveria começar a alertar, mas devem estar atentos e provavelmente estarão à espera de consolidar mais as previsões digo eu...e os alertas surgirão naturalmente na próxima semana...

Se se mantiverem as previsões/tendências dos modelos então será uma vaga de calor persistente de levar muito a sério...
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Acredito em dias sucessivos de temperaturas de 40/42 graus em certos locais, mas 44 acho "demais"....( mas não é impossivel claro, isso só saberemos na altura)

Também acho que com o cenário que se vai desenhando o IM já deveria começar a alertar, mas devem estar atentos e provavelmente estarão à espera de consolidar mais as previsões digo eu...e os alertas surgirão naturalmente na próxima semana...

Se se mantiverem as previsões/tendências dos modelos então será uma vaga de calor persistente de levar muito a sério...

Sim espero que sim, com certeza que será de levar a serio;)

Edit: Esta run estar a ser mais quente;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Acredito em dias sucessivos de temperaturas de 40/42 graus em certos locais, mas 44 acho "demais"....( mas não é impossivel claro, isso só saberemos na altura)

Também acho que com o cenário que se vai desenhando o IM já deveria começar a alertar, mas devem estar atentos e provavelmente estarão à espera de consolidar mais as previsões digo eu...e os alertas surgirão naturalmente na próxima semana...

Se se mantiverem as previsões/tendências dos modelos então será uma vaga de calor persistente de levar muito a sério...

Impossível não será que tal aconteça e até por aqui já se chegou à casa dos 43 ºC em 2003 e ultrapassaram-se os 41 ºC em 2007 por 2 dias consecutivos.

Não me admiraria que zonas de grande potencial, principalmente no interior do Alentejo, que conheço muito bem, chegassem a valores até um pouco superiores.

Mas claro, seriam apenas alguns dias a ultrapassar os 40 ºC e não uma semana inteira. De recordar que mesmo em 2007, um Verão que terminou com uma ligeira anomalia negativa, a estação de Portel (Oriola) registou 44,0 ºC no final de Julho.

Mesmo para Moscavide, alguns modelos apontam para valores próximos dos 42 ºC, mas é claro que algum calor deverá ser retirado e venha a ter valores relativamente próximos dos 40 ºC se o panorama se mantiver.

Não terá de ser necessariamente uma vaga de calor, pois para tal acontecer a temperatura máxima do ar teria de ser pelo menos 5 ºC superior à média para o período de referência de uma normal climatológica numa determinada estação durante, pelo menos, 6 dias consecutivos.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Eu pessoalmente acho que o IM não deve lançar um alerta ou comunicado sobre isso até 3ª-feira..
Até lá vai estar calor mas nada anormal..
O calor "anormal" só será mais a partir de 5ª, e ainda faltam uns dias, e sabemos bem o que isso quer dizer, se o estamos a ver à distância em modelos.. Pode muito bem ser retirado..
E vai o IM agora dizer para as pessoas se prepararem para daqui a uma semana porque vem uma vaga de calor brutal sem se ter certeza já? Ainda há alguma margem de manobra e de ter mais certeza, e não fazer uma previsão alarmista sem certezas...
É só a minha opinião..

Seja como for, tanto ECMWF como GFS estão a colocar um cenário que sim, se se confirmar será algo "agressivo".. Já vi vários outputs do GFS a dar valores muito elevados, acima dos 40º sim..E normalmente modelos com malhas largas suavizam os extremos de temperatura....
Mas não se esqueçam que são apenas saídas de pontos das malhas dos modelos, e claro, no litoral, há muito mais em jogo, normalmente a puxar para baixo.. Os modelos globais não vão pôr as brisas mais fracas mas suficientes para arrefecer cidades como Lisboa e Faro..
Mesmo assim, se se confirmar a previsão actual (MUITO DISTANTE AINDA).. São cartas de superfície e de altitude que indiciam calor bastante extremo..

Nuno, mas o IM não alertou para descida brusca das temperaturas.. Isso foram os media! O IM cometeu foi o erro informático que demorou a corrigir, e levou a essas suposições naturais pelos meios de informação..
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
meus amigos, vamos assistir à repetição da onda de calor do verão de 2003, que durante quinze dias assolou Portugal Continental!!!

A protecção civil tem de estar alerta porque as coisas vão estar mesmo feias para os próximos dias e digo ja ninguèm dúvida!!!
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Eu pessoalmente acho que o IM não deve lançar um alerta ou comunicado sobre isso até 3ª-feira..
Até lá vai estar calor mas nada anormal..
O calor "anormal" só será mais a partir de 5ª, e ainda faltam uns dias, e sabemos bem o que isso quer dizer, se o estamos a ver à distância em modelos.. Pode muito bem ser retirado..
E vai o IM agora dizer para as pessoas se prepararem para daqui a uma semana porque vem uma vaga de calor brutal sem se ter certeza já? Ainda há alguma margem de manobra e de ter mais certeza, e não fazer uma previsão alarmista sem certezas...
É só a minha opinião..

Seja como for, tanto ECMWF como GFS estão a colocar um cenário que sim, se se confirmar será algo "agressivo".. Já vi vários outputs do GFS a dar valores muito elevados, acima dos 40º sim..E normalmente modelos com malhas largas suavizam os extremos de temperatura....
Mas não se esqueçam que são apenas saídas de pontos das malhas dos modelos, e claro, no litoral, há muito mais em jogo, normalmente a puxar para baixo.. Os modelos globais não vão pôr as brisas mais fracas mas suficientes para arrefecer cidades como Lisboa e Faro..
Mesmo assim, se se confirmar a previsão actual (MUITO DISTANTE AINDA).. São cartas de superfície e de altitude que indiciam calor bastante extremo..

Nuno, mas o IM não alertou para descida brusca das temperaturas.. Isso foram os media! O IM cometeu foi o erro informático que demorou a corrigir, e levou a essas suposições naturais pelos meios de informação..

Sim Sim, eu percebi o quiseste dizer. Epa eu espero que eles nem tenham a necessidade de lançar algum tipo de alerta:) Mas estou a ver isto muito feio mesmo, esta run impressiona;)