Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
meus amigos, vamos assistir à repetição da onda de calor do verão de 2003, que durante quinze dias assolou Portugal Continental!!!

A protecção civil tem de estar alerta porque as coisas vão estar mesmo feias para os próximos dias e digo ja ninguèm dúvida!!!

Eh calma! :D

Admito que a ver as cartas vi semelhanças assustadoras sim..
Mas atenção que era Agosto e as massas de ar estavam mais quentes..
Apesar das peças estarem muito parecidas, agora as temperaturas aos 850hPa estão um nada abaixo.. Não se vê a linha dos 30º, e se fores ver essa data estava lá quase na península.. Logo aí há alguma diferença..

E depois, quando se lembra 2003, não são uns dias, são IMENSOS dias anormalmente quentes numa área muito extensa..
Para já estamos a ver um padrão à distância, parecido é verdade, mas menos intenso.. E daí a se confirmar, e mais do que confirmar, ser tão duradouro e abrangente.. Calma lá..

Não entremos em alarmismos! :p
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O NNM12 para Faro só vai até aos 34 ou 35ºC no pico, ainda vai uma enorme distancia para 44ºc.... :rolleyes:

farof.gif




Nem o "tabloide" freemeteo se aventura em mais de 38ºC:

freemeteo.gif


E atendendo que até ao pico previsto ainda faltam uns quantos dias, logo ainda mudam, e os modelos estão ultimamente a passar imensas rasteiras, vamos ter calma. Parece que teremos uma onda de calor significativa para Junho, mas não ao nível atrás referido que a colocaria na zona dos registos históricos, por exemplo, para Faro 44,3ºC é o record histórico batido a 25 Julho de 2004, e sinceramente não me parece que estejamos nessas circunstâncias.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, e Faro então tem bastante dificuldade em chegar a esses valores..
Se não me engano esse recorde dos 44º pulverizou completamente o anterior em vários graus não foi? Foi mesmo uma situação muito particular e raríssima.. Em que vento de Norte a cortar a brisa ainda mais constante nessa região que o que se tem registado nos últimos dias, se aliou a uma massa de ar quentíssima..

O weatheronline que regra geral até é bastante equilibrado nas previsões (eu penso que devam aplicar à saída do modelo algum algoritmo que entra em conta com observações passadas) não dá mais do que 31º para já em Faro......
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Penso que essas temperaturas de 44ºC não se farão sentir no Algarve mas sim no interior do Alentejo sendo que no Algarve andará pelos 40ºC +/- assim como em todo o Sul...mas vamos ver se se confirma este cenário ou não, mas já estou admirado de não estar a tirar!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
mas já estou admirado de não estar a tirar!

Eu só estou a levar um pouco mais a sério porque desde há umas quantas semanas a tendência tem sido a de tirar frio enquanto o ano passado ficámos habituados a que tirasse calor. Veremos se continua nesta tendência.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Eu só estou a levar um pouco mais a sério porque desde há umas quantas semanas a tendência tem sido a de tirar frio enquanto o ano passado ficámos habituados a que tirasse calor. Veremos se continua nesta tendência.

Será que a tendência não é tirar frio ou calor, mas sim tirar extremos à medida que as datas se aproximam?
Fica a questão! :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Com a ajuda do Dan identificámos uma onda de calor significativa em Junho.
Foi em 1981. Nessa data Lisboa chegou a ultrapassar os 42ºC, mais quente que quase todo o país, mesmo o Alentejo.

Olhando para as cartas, apesar de alguns factores em comum, não estaríamos ao nível do que se passou nesses dias de 1981. Mas há algumas semelhanças destacando-se um bloqueio a norte muito mais perfeito em 81 que agora seria apenas em crista, de qualquer forma é sempre engraçado compararmos aqui a situação sinóptica, ressalvando que estamos a comparar com meras previsões, ainda por cima a 120 horas !

aaao.gif
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Por acaso o Vince e o Dan lembraram-se dessa vaga de calor de 81. Ao ler os posts anteriores ia mesmo falar dela.

Lembro-me de estar na escola primária e de sentir um calor abrasador nessa altura; falava-se de "calor brutal" para o mês em causa...
Foram efectivamente muitos dias de temperaturas altas e inclusive com noites tropicais; até hoje não me lembro de ter tantas noites com temperaturas tal que era impossível dormir sem as janelas escancaradas toda a noite - na vaga de calor de 2003 a noção que tenho é que foram menos as noites tropicais do que nessa vaga (pena não ter dados para a minha zona). Ficávamos na rua até por volta da 1 da manhã - todas as crianças da aldeia! - porque não podíamos dormir com o calor que se fazia sentir até essa hora dentro das casas.

Sinceramente não sei o que virá aí; se for uma vaga como a de 81 vai ser complicado em termos de saúde pública. As vagas prolongadas que aparecem quase do "nada" são as mais preocupantes...

Olhando para as cartas - concordo com o vince, pois aqui (embora sejam ainda previsões) o bloqueio a norte condiciona e de que maneira o fluxo de ar quente para o nosso país; se o AA se posicionar abaixo das ilhas Britânicas penso que haverão condições para termos então uma onda de calor marcada, senão teremos apenas uns dias bem quentes mas sem sair de uma relativa normalidade climatológica.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Com a ajuda do Dan identificámos uma onda de calor significativa em Junho.
Foi em 1981. Nessa data Lisboa chegou a ultrapassar os 42ºC, mais quente que quase todo o país, mesmo o Alentejo.

A onda de calor em Junho de 1981, recordo-me bem dela, foi o ano da minha formatura;), prolongou-se por 3 semanas, desde o início do mês até ao dia 22.

Pelo menos na região do Porto, foi caracterizada pela persistência do vento leste durante todos esses dias, o que fez a temperatura manter-se a níveis anormais, não descendo muito durante a noite.

Não tenho memória em Junho de mais nenhuma situação semelhante.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
a tendencia é de manter o calor e acentua-lo:w00t:[/QUOTE]

Sim, de facto parece que o calor está a caminho...infelizmente algo excessivo....este tipo de situações é sempre complicada pois poderá causar grandes problemas e até mortes em grupos de risco como as crianças, Idosos e pessoas com problemas cardíacos....:(além do risco/tendência elevados de os maníacos e criminosos atearem incêndios florestais...:disgust: sinceramente preferia temperaturas bem mais moderadas...

Vamos aguardar e esperar que os modelos estejam errados e o calor não seja assim tão pronunciado como parece....
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
O Weather Watcher, que tenho no meu pc, costuma ser bastante moderado nas suas previsões, e prevê, para Lisboa, e para 5ª, 6ª e Sábado, respectivemente, 35ºC, 36ºC e 37ºC...
Aqui pelo litoral a variável que é a brisa marítima vai influenciar decisivamente as temperaturas por esses dias, no interior é que parece que não há nada a fazer para escapar aos tórridos dias que se avizinham...
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
O Weather Watcher, que tenho no meu pc, costuma ser bastante moderado nas suas previsões, e prevê, para Lisboa, e para 5ª, 6ª e Sábado, respectivemente, 35ºC, 36ºC e 37ºC...
Aqui pelo litoral a variável que é a brisa marítima vai influenciar decisivamente as temperaturas por esses dias, no interior é que parece que não há nada a fazer para escapar aos tórridos dias que se avizinham...

Qual é?

Como se chama o distribuidor?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a tendencia é de manter o calor e acentua-lo:w00t:

Sim, de facto parece que o calor está a caminho...infelizmente algo excessivo....este tipo de situações é sempre complicada pois poderá causar grandes problemas e até mortes em grupos de risco como as crianças, Idosos e pessoas com problemas cardíacos....:(além do risco/tendência elevados de os maníacos e criminosos atearem incêndios florestais...:disgust: sinceramente preferia temperaturas bem mais moderadas...

Vamos aguardar e esperar que os modelos estejam errados e o calor não seja assim tão pronunciado como parece....

há sempre efeotos negativos em tudo:sad: